Por si só, a inauguração de loja é um evento importante para todo empreendedor. Afinal, trata-se de um dos primeiros passos que os consumidores, de fato, percebem – já que antes disso, foi preciso correr atrás da parte burocrática, não é mesmo? Pois então, vamos à algumas dicas de marketing fundamentais.
Vale dizer que todas as dicas abaixo são fundamentais de serem colocadas em prática antes do dia de inauguração. Tratam-se de estratégias simples, mas que servirão de base para que a sua marca construa um relacionamento sólido com os clientes.
Quando falamos em identidade visual, estamos falando do uso das cores, do logotipo, da decoração e de todos os detalhes referentes ao visual – é importante que essa identidade esteja alinhada à essência do seu negócio.
O objetivo é gerar uma identificação mais rápida da sua marca na mente do consumidor, além de transmitir profissionalismo.
Portanto, a primeira dica de marketing fundamental é esta: capriche na identidade visual externa (fachada da loja e materiais publicitários – o que inclui a padronização de postagens nas redes sociais de acordo com essa identidade) e a parte interna, referente à vitrine, à decoração, iluminação, disposição dos produtos, som ambiente, cheiro, etc.
Foque em construir um ambiente que gere uma experiência positiva na pessoa que entrar em sua loja.
Outra dica de marketing fundamental e que deve ser feita antes da inauguração de loja: as campanhas de lançamento offline, ou seja, na região em que você vai atuar.
Na divulgação local, considere utilizar:
Também não se esqueça das mídias digitais para a inauguração de loja, principalmente as redes sociais.
Dá para postar muito conteúdo antes mesmo da inauguração, gerando expectativa nos seguidores para o grande dia.
Por isso, algumas dicas:
Além das redes sociais, também não se esqueça de convidar as pessoas que você conhece para a inauguração de loja por outros canais digitais, como o e-mail, o Telegram e o WhatsApp.
O evento de inauguração de loja deve ter um objetivo claro: apresentar o seu negócio ao público.
Portanto, seja um coffee break, um coquetel, uma palestra ou outro evento específico, crie um ambiente no qual as pessoas consigam passear pela sua loja e ter acesso aos produtos de forma fácil.
Pense em todos os detalhes, tais como:
E por falar em ações promocionais, atenção à próxima dica!
Dicas de marketing para loja têm tudo a ver com ações promocionais. Por isso, já faça uma boa promoção e/ou ação para atrair a atenção do seu público, levando-o a consumir seus produtos.
Quer dicas de ações?
Confira mais dicas de ações promocionais neste post aqui.
Por fim, essa é uma das dicas de marketing mais importante e que ajudará no processo de construção de fidelização de clientes.
Além de treinar a equipe de atendimento para que ela conheça todos os produtos vendidos na loja e consiga orientar os clientes adequadamente, o pós-vendas também é essencial.
Para isso, é importante que desde o primeiro dia, você já abra um cadastro para os clientes que compraram na loja e/ou demonstraram interesse em voltar.
Aliás, essa é uma excelente oportunidade de você realizar uma pesquisa para entender os gostos, desejos e necessidades deles – para, então, conseguir direcionar melhor suas ações de marketing.
Um ponto importante: pegue autorização dos clientes cadastrados para você enviar novidades e promoções por e-mail e/ou WhatsApp. Eles precisam autorizar esse envio.
Os wind banners são excelentes ferramentas para a fachada da inauguração de loja, pois eles cumprem várias funções:
Totalmente personalizáveis, os wind banners podem ser confeccionados em diferentes tamanhos, inclusive de 2 metros de altura, o que é perfeito para causar um impacto logo na abertura da sua loja.
Além disso, eles podem ser reutilizados em diferentes estratégias promocionais, já que são fáceis de montar, desmontar e transportar.
Quer saber mais detalhes sobre o que os wind banners e conferir mais fotos deles na fachada de lojas? Então confira o nosso próximo post!