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Por si só, a inauguração de loja é um evento importante para todo empreendedor. Afinal, trata-se de um dos primeiros passos que os consumidores, de fato, percebem – já que antes disso, foi preciso correr atrás da parte burocrática, não é mesmo? Pois então, vamos à algumas dicas de marketing fundamentais.

Vale dizer que todas as dicas abaixo são fundamentais de serem colocadas em prática antes do dia de inauguração. Tratam-se de estratégias simples, mas que servirão de base para que a sua marca construa um relacionamento sólido com os clientes.

Dica 1: Prepare a identidade visual interna e externa da loja

Quando falamos em identidade visual, estamos falando do uso das cores, do logotipo, da decoração e de todos os detalhes referentes ao visual – é importante que essa identidade esteja alinhada à essência do seu negócio.

O objetivo é gerar uma identificação mais rápida da sua marca na mente do consumidor, além de transmitir profissionalismo. 

Portanto, a primeira dica de marketing fundamental é esta: capriche na identidade visual externa (fachada da loja e materiais publicitários – o que inclui a padronização de postagens nas redes sociais de acordo com essa identidade) e a parte interna, referente à vitrine, à decoração, iluminação, disposição dos produtos, som ambiente, cheiro, etc. 
Foque em construir um ambiente que gere uma experiência positiva na pessoa que entrar em sua loja.

Dica 2: Crie campanhas de marketing offline

Outra dica de marketing fundamental e que deve ser feita antes da inauguração de loja: as campanhas de lançamento offline, ou seja, na região em que você vai atuar. 

Na divulgação local, considere utilizar:

  • Wind banners na fachada da loja (falaremos melhor sobre eles na última dica);
  • Banners em pontos estratégicos (confira alguns modelos aqui);
  • Anúncios em mídias locais, como rádio, impresso, carro de som na rua, etc;
  • Envio de releases para a imprensa local, convidando para a inauguração e cobertura do evento.
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Dica 3: Invista em marketing digital antes da inauguração

Também não se esqueça das mídias digitais para a inauguração de loja, principalmente as redes sociais.

Dá para postar muito conteúdo antes mesmo da inauguração, gerando expectativa nos seguidores para o grande dia. 

Por isso, algumas dicas: 

  • Crie um perfil da loja nas redes sociais onde o seu público-alvo está. Antes da inauguração de loja, crie posts que gerem expectativa nas pessoas para o grande dia de abertura.
  • Se for possível, crie um evento de inauguração da loja no Facebook e convide as pessoas. Também vale impulsionar posts sobre o evento. 
  • Não se esqueça de já padronizar as postagens de acordo com a identidade visual da loja. 

Além das redes sociais, também não se esqueça de convidar as pessoas que você conhece para a inauguração de loja por outros canais digitais, como o e-mail, o Telegram e o WhatsApp. 

Dica 4: Prepare o evento de inauguração de loja

O evento de inauguração de loja deve ter um objetivo claro: apresentar o seu negócio ao público.

Portanto, seja um coffee break, um coquetel, uma palestra ou outro evento específico, crie um ambiente no qual as pessoas consigam passear pela sua loja e ter acesso aos produtos de forma fácil. 

Pense em todos os detalhes, tais como:

  • Lista de convidados;
  • Comidas e bebidas para servir;
  • Cobertura do evento para divulgação;
  • Música;
  • Fotos e vídeos para as redes sociais;
  • Treinamento da equipe de atendimento;
  • Criação de ações promocionais. 

E por falar em ações promocionais, atenção à próxima dica!

Dica 5: Organize ações promocionais específicas para inauguração de loja

Dicas de marketing para loja têm tudo a ver com ações promocionais. Por isso, já faça uma boa promoção e/ou ação para atrair a atenção do seu público, levando-o a consumir seus produtos.

Quer dicas de ações?

  • Distribuição de brindes: que sejam brindes que tenham utilidade para as pessoas, de modo que a sua marca fique um bom tempo na mente delas. A bag impermeável é um ótimo exemplo de brinde bom e útil.
  • Sorteios de cupons de desconto: com eles você já vai atraindo clientes para que futuramente haja a fidelização deles. 
  • Promoções de inauguração: ofertas especiais apenas no dia da inauguração da loja é uma boa oportunidade para usar o gatilho da escassez, atraindo mais interessados. Então capriche na oferta (e na divulgação)! 

Confira mais dicas de ações promocionais neste post aqui.

Dica 6: Construa um relacionamento com todos os seus clientes desde o primeiro dia de abertura da loja

Por fim, essa é uma das dicas de marketing mais importante e que ajudará no processo de construção de fidelização de clientes. 

Além de treinar a equipe de atendimento para que ela conheça todos os produtos vendidos na loja e consiga orientar os clientes adequadamente, o pós-vendas também é essencial.

Para isso, é importante que desde o primeiro dia, você já abra um cadastro para os clientes que compraram na loja e/ou demonstraram interesse em voltar. 

Aliás, essa é uma excelente oportunidade de você realizar uma pesquisa para entender os gostos, desejos e necessidades deles – para, então, conseguir direcionar melhor suas ações de marketing.
Um ponto importante: pegue autorização dos clientes cadastrados para você enviar novidades e promoções por e-mail e/ou WhatsApp. Eles precisam autorizar esse envio.

Dica 7: Invista em wind banners na fachada da loja

Os wind banners são excelentes ferramentas para a fachada da inauguração de loja, pois eles cumprem várias funções:

  • eles atraem a atenção das pessoas na rua;
  • eles reforçam a exposição da sua marca;
  • eles ajudam a sinalizar a sua loja.

Totalmente personalizáveis, os wind banners podem ser confeccionados em diferentes tamanhos, inclusive de 2 metros de altura, o que é perfeito para causar um impacto logo na abertura da sua loja.

Além disso, eles podem ser reutilizados em diferentes estratégias promocionais, já que são fáceis de montar, desmontar e transportar. 
Quer saber mais detalhes sobre o que os wind banners e conferir mais fotos deles na fachada de lojas? Então confira o nosso próximo post!

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Luis Silvestre
Luis Silvestre
Luis Silvestre é proprietário e fundador da RVB Balões e Infláveis empresa com 20 anos e líder de mercado na fabricação de infláveis promocionais. No Balonismo é tetracampeão brasileiro e presidente da Federação Paulista de Balonismo. Em 2017, com sua esposa Livia Silvestre e sócia Amanda Ferreira fundaram a GoBanners Comunicação Visual, empresa focada na produção de Wind Banners e Banners Roll Up.

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