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O tema deste artigo, marketing para estética, é voltado para todos os negócios que atuam nessa área – o que inclui clínicas e salões de beleza que reúnem uma série de serviços de beleza e saúde.

São negócios físicos que, portanto, precisam atrair clientes para seus estabelecimentos, mas sem deixar de lado o relacionamento com eles também nas mídias digitais. Afinal, o nicho da beleza é um dos que mais se destacam no mercado. 

E quando falamos em marketing para estética, isso significa a criação de um planejamento estratégico para atrair clientes, reforçar a marca e vender mais. 

Por isso, preparamos algumas dicas importantes para você começar a colocar o marketing em prática em seu negócio de estética!

1. Defina o seu público-alvo e a sua persona

A base de toda estratégia de marketing para estética é a definição do perfil de clientes que você tem e quer continuar atraindo.

Enquanto público-alvo reúne aquelas informações mais gerais – como, por exemplo, mulheres entre 25 a 55 anos, moradoras da cidade tal, integrantes das classes A e B, a persona precisa ser mais trabalhada.

Persona é a representação fictícia do seu cliente ideal, cujas informações você levanta por meio de pesquisas entre os seus clientes ou pesquisas que você faz de outras maneiras, caso ainda não tenha clientes.

Nessa pesquisa, você passa a conhecer melhor quem são eles, suas reais necessidades e como o seu negócio pode ajudá-los a resolver certas demandas.

Essas informações valem ouro, pois a partir daí você consegue direcionar melhor as suas estratégias e a falar mais a linguagem dessas pessoas, gerando identificação.

Confira mais dicas sobre criação da persona e demais etapas do planejamento de marketing neste post aqui

2. Construa uma base com os dados dos seus clientes e potenciais clientes

Uma boa dica para começar a investir em marketing para estética é otimizar o cadastro de clientes em um só lugar.

Nesse caso, um software de CRM pode ajudar, pois nesse sistema você consegue cadastrar todas as informações importantes sobre seus clientes, sobre estoque de produtos, metas de serviços e produtos vendidos, etc. 

Outra vantagem de ter uma lista de clientes é que você consegue segmentá-los de acordo com interesses de serviços que eles gostam de fazer em seu estabelecimento.

Assim, sempre que tiver promoções, bônus, novidades e dicas relacionadas a esse serviço, você envia diretamente para os clientes que têm esse perfil – aliás, dá para criar lista segmentada de clientes até por WhatsApp Business

3. Cadastre sua empresa no Google Meu Negócio

O Google Meu Negócio é um serviço gratuito do Google voltado para negócios físicos, sendo uma ótima forma de marketing para estética.

Afinal, as pessoas fazem diariamente pesquisas pelo Google, o que inclui a procura por endereços e contatos de clínicas de estética e salões de beleza.

Quando você está lá, ao digitar o nome do seu negócio ou alguma palavra-chave referente a ele, o seu estabelecimento aparece nos resultados em forma de um card contendo fotos, o endereço no Maps, horário de atendimento, telefone, avaliações de clientes, dúvidas de clientes (que você deve responder), promoções, etc. 

4. Publique conteúdo de valor nas redes sociais

O investimento em marketing para estética também passa pela publicação de conteúdo. O objetivo é criar um relacionamento com seus clientes e potenciais clientes, fortalecendo a sua marca e aumentando as vendas.

Na prática, não é publicar apenas promoções e os serviços que você oferece. É também postar dicas, falar sobre cuidados com a saúde e a beleza, sobre cuidados com a aparência, sobre a importância de melhorar a autoestima. É se conectar de verdade com as dores e desejos dos seus clientes.

Por isso, mãos à obra! Crie perfis do seu negócio nas redes em que seus clientes estão (principalmente o Instagram) e comece a postar conteúdo com consistência. Abra caixinhas de perguntas, tire dúvidas, poste depoimentos e reflexões, estimulando a participação das pessoas. 

Dica Extra: Hoje em dia um ponto a ser abordado é que estética não é somente sobre rejuvenescimento, é muito além disso, estamos falando também sobre prevenção. Por isso, é importante criar conteúdo evidenciando ainda mais que não há idade para procurar um esteticista. Esse tipo de autocuidado pode e deve ser feito o quanto antes, desde a juventude, por exemplo.


Ajude no crescimento de alguém.
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5. Realize ações promocionais dentro do estabelecimento

Também não podemos nos esquecer de investir em marketing para estética no próprio estabelecimento. 

E nada melhor do que ações promocionais especiais para atrair a sua persona. Algumas dicas são:

  • distribuição de brindes (por exemplo: kits de cuidados com a pele no verão para as clientes que realizarem procedimentos nessa época ou um kit boas-vindas para novos clientes);
  • pequenos eventos de demonstração de produtos e procedimentos;
  • ações de fidelização, como um programa de pontos que se acumulam e os clientes trocam por outros serviços ou produtos;
  • dias especiais de beleza próximo a datas comemorativas (como Dia das Mães, Dia dos Namorados, Aniversário de clientes, Casamento, etc.);
  • ações solidárias de beleza na comunidade;
  • cupons de desconto.

São muitas ações que podem ser feitas! Basta se planejar com antecedência, e, claro, investir em divulgação.

Nesse caso de ações promocionais realizadas no próprio estabelecimento, vale a pena investir em ferramentas de mídia que podem ser colocadas na entrada para atrair a atenção das pessoas.
E um produto que apresenta um ótimo custo-benefício é o banner roll up. Saiba mais detalhes sobre ele no próximo post!

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Luis Silvestre
Luis Silvestre
Luis Silvestre é proprietário e fundador da RVB Balões e Infláveis empresa com 20 anos e líder de mercado na fabricação de infláveis promocionais. No Balonismo é tetracampeão brasileiro e presidente da Federação Paulista de Balonismo. Em 2017, com sua esposa Livia Silvestre e sócia Amanda Ferreira fundaram a GoBanners Comunicação Visual, empresa focada na produção de Wind Banners e Banners Roll Up.

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