Marketing-para-Estética
Marketing para estética: por que é importante e como começar?
29 de setembro de 2020
5 dicas de marketing fundamentais para inauguração de loja
7 dicas de marketing fundamentais para inauguração de loja
6 de outubro de 2020

Aprender como divulgar um evento esportivo é crucial para o sucesso dele. Afinal de contas, se o seu público não sabe que você está criando um, ele não vai se inscrever para participar, além de também ficar difícil conseguir as tão necessárias cotas de patrocínio, não é mesmo?

Bom, então se você pretende realizar um evento esportivo, a seguir separamos algumas dicas importantes de ferramentas, processos e mídias para você conseguir divulgá-lo da maneira correta. Vamos lá?

1. Divulgue o evento nas redes sociais

Mais do que isso, divulgue o seu evento esportivo de modo atraente e condizente com cada rede social.

Isso se traduz em criar uma identidade visual desse evento e utilizá-la como padrão para divulgação em todas as mídias — pois assim o público passa a se familiarizar com a marca do evento e rapidamente o reconhece no emaranhado de postagens.

Além da identidade visual, coloque nas postagens de maneira objetiva as principais informações sobre o evento e informe sempre no final que se alguém tiver alguma dúvida, pode deixá-la nos comentários, inbox ou até entrando em contato com a organização do evento.

E diversifique os conteúdos: faça vídeos curtos sobre o evento, gifs animados, fotos com os kits de inscrição, postagens respondendo às dúvidas que surgirem e tudo o que possa despertar o interesse em seu público.

Outra dica: assim que você conseguir os patrocinadores, divulgue-os como tais e marque seus perfis, incentivando que eles também compartilhem as postagens do evento nas redes sociais deles — aumentando, assim, o engajamento espontâneo (ah, e também patrocine algumas postagens para aumentar o alcance, certo?).

Para não ficar muito corrido, separe um ou dois dias para pensar nos conteúdos, criar as postagens e programar suas publicações.


2. Envie e-mails marketing ao público-alvo

Se você tem o e-mail dos seus clientes, então uma ótima dica de como divulgar um evento esportivo é criando uma estratégia de e-mail marketing.

Envie uma sequência de e-mail com informações importantes sobre o evento, incentivando as pessoas a participarem — aliás, quando se trata de evento esportivo, temas como saúde e bem-estar podem ser amplamente divulgados nesses e-mails!

E depois do evento, também vale enviar um e-mail para os participantes contendo uma pesquisa de satisfação para você avaliar o que foi bom e o que precisa ser melhorado nas próximas edições.

3. Envie um release à imprensa local

A imprensa local continua sendo muito importante para divulgar notícias sobre a região. Então, aproveite e pegue o contato dos jornalistas que trabalham nos veículos (jornais, revistas, emissoras de televisão, portais de notícias e na rádio) e envie releases sobre o evento esportivo para conseguir uma divulgação espontânea (gratuita).

De um modo geral, podem ser enviados três releases:

  • O primeiro release deve ser enviado assim que as inscrições para o evento estiverem abertas. Coloque todas as informações sobre ele, o objetivo, quais pessoas podem participar, como se inscrever e o contato da sua empresa.
  • O segundo release deve ser enviado um pouco antes da realização do evento esportivo (cerca de uma semana), com o objetivo de lembrar sobre ele (bem no estilo “Evento X será neste sábado em São Paulo”).
  • Já o terceiro release deve ser enviado após a realização do evento, contendo fotos e o relato de como foi (aliás, você pode até conseguir uma cobertura da imprensa no dia do evento), incentivando e preparando o público para a próxima edição.

4. Crie promoções e sorteios para divulgar o evento

Outra boa dica de como divulgar um evento esportivo é estimular a interação do público antes dele.

Aproveite e crie promoções e sorteios nas redes sociais, que podem ser brindes, prêmios diversos e até inscrições gratuitas — você também pode criar parcerias com os patrocinadores, que podem disponibilizar brindes e premiações.

Em contrapartida, peça para os participantes curtirem e compartilharem a postagem, marcando amigos. Isso também vale para o pós-evento, que você pode sortear brindes que, porventura, sobraram.

O importante é fazer com que as pessoas se interessem e interajam com o evento esportivo e o ajudem a divulgar de forma espontânea.

Como divulgar um evento esportivo - fly banner

5. Conte com patrocinadores para o seu evento

Por fim, os patrocinadores são verdadeiros aliados na hora de divulgar um evento esportivo. Além da verba financeira para exporem suas marcas, eles também podem criar suas próprias estratégias de divulgação, já que também têm interesse publicitário no evento para atrair mais clientes.

Então, capriche na contrapartida que você oferecerá a eles. Antes do evento, insira seus logotipos nos materiais de divulgação, faça postagens sobre eles nas redes sociais e prepare ações estratégicas durante o evento esportivo — aliás, nessa hora, o wind banner pode ser essencial para gerar retorno a eles.

Nesse caso, saiba mais detalhes sobre como os patrocinadores podem ser divulgados em seus eventos esportivos com a ajuda de wind banners. Até a próxima e sucesso!

cta comprar wind banner
Luis Silvestre
Luis Silvestre
Luis Silvestre é proprietário e fundador da RVB Balões e Infláveis empresa com 20 anos e líder de mercado na fabricação de infláveis promocionais. No Balonismo é tetracampeão brasileiro e presidente da Federação Paulista de Balonismo. Em 2017, com sua esposa Livia Silvestre e sócia Amanda Ferreira fundaram a GoBanners Comunicação Visual, empresa focada na produção de Wind Banners e Banners Roll Up.

1 Comment

  1. […] que organizar eventos é uma tarefa difícil e requer atenção aos mínimos detalhes. Mas, mesmo por um descuido, não […]

Deixe uma resposta

    Ajude no crescimento de alguém.
    Compartilhe este texto por WhatsApp.