Já somos mais de 146 milhões de eleitores brasileiros, de acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Então, se você é um candidato nas eleições 2018, é melhor se preparar e começar agora mesmo a estruturar o seu marketing político.
Mas o que exatamente significa marketing político? Como colocá-lo em prática e ser bem-sucedido, principalmente na era digital de forte concorrência e da onda de fake news?
É o que você vai descobrir no post de hoje, seja você um candidato a deputado estadual/distrital, deputado federal, senador, governador ou a presidente da República.
O marketing político nada mais é do que o uso de técnicas de publicidade e propaganda para estreitar e manter uma ligação entre um político e seu eleitorado. Enquanto no período eleitoral adota-se o marketing eleitoral (para atrair eleitores), durante o mandato entram as estratégias de marketing político (para mantê-los).
Podemos comparar esse tipo de marketing à sua forma mais tradicional, no qual o eleitor é o “consumidor” e o político é a “empresa/produto”.
Com a força da internet, os candidatos estão tendo mais espaço para divulgarem suas propostas e ações e não é à toa que os que mais se destacam são os que contam com uma boa equipe de marketing.
Afinal, um verdadeiro planejamento estratégico é traçado e os resultados mensurados em tempo real, enquanto o candidato também realiza sua campanha nas ruas.
O marketing político é fundamental por alguns motivos:
Durante a campanha eleitoral, é preciso estar presente de forma local e também nas redes sociais para que o candidato se destaque de seus oponentes. Algumas dicas importantes:
Monte uma equipe de marketing
Toda sua equipe deve estar preparada e atualizada sobre as questões que envolvem a campanha e também a rotina de um mandato.
Uma boa equipe de marketing é composta por profissionais criativos, técnicos e que consigam montar uma estratégia com visão e foco em resultados.
Esteja presente na Internet
A internet tem sido a porta de entrada para os políticos, e não é para menos: segundo o último relatório divulgado em 2017 pela Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD), 120 milhões de brasileiros acessam a internet, o 4º país no ranking mundial.
Nesse caso, providencie:
Detalhes como a frequência de postagem, o formato de conteúdo (como vídeos e textos, por exemplo) e a melhor forma de relacionamento e comunicação entre o público é a estratégia de marketing que definirá o sucesso de todo esse planejamento.
Invista no corpo a corpo com a população – e de forma criativa
Se a internet vem crescendo como uma boa estratégia de marketing político, a tradicional campanha corpo a corpo se mantém forte.
Através da caminhada pelas ruas, dos comícios e das visitas às comunidades, o candidato/político mantém um vínculo com a população e entende melhor as demandas da sociedade que representa.
Nesse sentido, a criatividade também deve estar presente para atrair a atenção das pessoas – e é aí que entra um cuidado especial: em vez de espalhar milhares de cartazes e outdoors pelas ruas durante a passagem do candidato, uma forma inteligente e que também consegue chamar atenção é o uso de wind banner, também conhecidos como “banner bandeira”.
Os wind banners são produtos que se destacam pela praticidade, impressão em alta qualidade e pelo efeito giratório que possuem.
Mas atenção: não deixe de aliar todas essas dicas de estratégias de marketing político com as melhores propostas e ações para a melhoria de vida da população. Dessa forma, os resultados serão positivos e duradouros.
Gostou da ideia de usar wind banners? Então entre em contato com a GoBanners e agende uma conversa com um de nossos consultores de vendas.
O Wind Banner da GoBanners é composto por: Uma bandeira personalizada confeccionada em tecido flag 100% poliéster, com impressão digital em alta resolução, em uma ou duas faces; Uma haste giratória em fibra de carbono e alumínio de alta resistência. Possibilita fazer o giro em 360 graus de acordo com a direção do vento; Temos duas opções de base de apoio, estaca de aço para ficar no solo, é a melhor opção para uso externo, e base em X com pés articulados em aço com uma boia de água para auxiliar na fixação; Uma maleta personalizada para transporte e armazenamento.