Wind Flag Banner para propaganda: tudo o que você precisa saber
Wind Flag Banner para propaganda: tudo o que você precisa saber
24 de maio de 2022
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Banner para eleições: como incluir banner promocional na estratégia de Marketing Político
31 de maio de 2022

Já somos mais de 146 milhões de eleitores brasileiros, de acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Então, se você é um candidato nas eleições 2022, ou pretende trabalhar no marketing dos candidatos, é melhor se preparar e começar agora mesmo a estruturar o seu marketing político.

Se tem uma ferramenta que ajuda muito a fortalecer a campanha política é o banner para propaganda. Neste artigo, daremos ideias de como utilizá-lo na prática!

Mas o que exatamente significa marketing político? Como colocá-lo em prática e ser bem-sucedido, principalmente na era digital de forte concorrência e da onda de fake news?

Continue a leitura para entender!

O que é Marketing Político?

O marketing político nada mais é do que o uso de técnicas de publicidade e propaganda para estreitar e manter uma ligação entre um político e seu eleitorado. Enquanto no período eleitoral adota-se o marketing eleitoral (para atrair eleitores), durante o mandato entram as estratégias de marketing político (para mantê-los).

Podemos comparar esse tipo de marketing à sua forma mais tradicional, no qual o eleitor é o “consumidor” e o político é a “empresa/produto”.

Com a força da internet, os candidatos estão tendo mais espaço para divulgarem suas propostas e ações e não é à toa que os que mais se destacam são os que contam com uma boa equipe de marketing.

Afinal, um verdadeiro planejamento estratégico é traçado e os resultados mensurados em tempo real, enquanto o candidato também realiza sua campanha nas ruas.

Por que o marketing político é importante?

O marketing político é fundamental por alguns motivos:

  • ajuda a construir uma imagem positiva do candidato/político;
  • ajuda a manter a comunicação e a boa relação com seu público;
  • mantém as pessoas bem informadas sobre as ações do político;
  • contribui para que ele se destaque dos seus concorrentes por meio de uma boa taxa de engajamento, principalmente nas redes sociais;
  • o político e sua equipe conseguem dar uma rápida resposta às dúvidas da comunidade e, dessa forma, prevenir e contornar crises de imagem;
  • o marketing político ajuda a encantar os eleitores sem perder a transparência e a veracidade das informações. Mesmo no meio de uma crise, o político / candidato consegue esclarecer acontecimentos sem perder o equilíbrio da estratégia.

Dicas para se destacar nas eleições de 2022

Durante a campanha eleitoral, é preciso estar presente de forma local e também nas redes sociais para que o candidato se destaque de seus oponentes. Algumas dicas importantes:

Monte uma equipe de marketing

Toda sua equipe deve estar preparada e atualizada sobre as questões que envolvem a campanha e também a rotina de um mandato.

Uma boa equipe de marketing é composta por profissionais criativos, técnicos e que consigam montar uma estratégia com visão e foco em resultados. E, de preferência, escolha uma equipe que tenha expertise em marketing político, já que é preciso seguir as diretrizes para as campanhas. 

Esteja presente na Internet

A internet tem sido a porta de entrada para os políticos, e não é para menos: segundo pesquisa feita em 2020 e divulgada em 2021  pelo Comitê Gestor da Internet do Brasil, 152 milhões de brasileiros acessam a internet – mais especificamente 81% da população acima dos 10 anos de idade. 

Nesse caso, providencie:

  • a criação de um site para promover conteúdo e informações sobre o andamento da campanha e as propostas;
  • conta nas redes sociais (como Facebook, Twitter e Instagram);
  • produção de e-mail marketing para ser enviado aos interessados em receber novidades e atualizações.

Detalhes como a frequência de postagem, o formato de conteúdo (como vídeos e textos, por exemplo) e a melhor forma de relacionamento e comunicação entre o público é a estratégia de marketing que definirá o sucesso de todo esse planejamento.

E quanto à campanha local? Invista em banners personalizados

Se a internet vem crescendo como uma boa estratégia de marketing político, a tradicional campanha corpo a corpo se mantém forte.

Através da caminhada pelas ruas, dos comícios e das visitas às comunidades, o candidato/político mantém um vínculo com a população e entende melhor as demandas da sociedade que representa.

Nesse sentido, a criatividade também deve estar presente para atrair a atenção das pessoas – e é aí que entra um cuidado especial: em vez de espalhar milhares de cartazes e outdoors pelas ruas durante a passagem do candidato, uma forma inteligente e que também consegue chamar atenção é o uso de wind banner, também conhecidos como “banner bandeira”.

Marketing Político como se destacar com Wind Banners Personalizados - GoBanners
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Os wind banners são produtos que se destacam pela praticidade, impressão em alta qualidade e pelo efeito giratório que possuem.

Também chamado de wind flag, o wind banner é uma bandeira personalizada confeccionada em tecido 100% poliéster (tecido de bandeira), com impressão digital de alta resolução em uma ou em dupla face.

Essa bandeira é colocada em uma haste giratória de fibra de alumínio e carbono, o que possibilita fazer um giro em 360 graus de acordo com a direção dos ventos. Essa haste é fixada em uma base de apoio para manter o wind banner no solo. 

A vantagem do wind banner é que ele causa um alto impacto visual, já que pode ser personalizado com a identidade visual da sua estratégia de marketing político. Ele também pode ser confeccionado em tamanhos maiores, de 2 ou 5 metros de altura, ideal para ser visualizado de longe.

Existem outros tipos de banners que podem ser utilizados no marketing político. Vamos falar sobre eles a seguir. 

4 ideias para investir em banners para propaganda

A seguir, eis algumas ideias de formatos e usos dos banners para propaganda política:

1. Invista em mochilas pirulitos para propaganda

A mochila pirulito é um expositor itinerante, uma forma muito prática de fazer propaganda política nas ruas.

Os colaboradores da campanha, que ficam pelas ruas distribuindo folhetos, por exemplo, podem utilizar a mochila pirulito como forma de potencializar a propaganda do candidato.

A mochila também pode ser utilizada pelos colaboradores durante comícios, passeatas e outros eventos em que o candidato estiver presente. 

2. Coloque banner roll up nos eventos promovidos pelo candidato

O banner roll up é um banner no formato retangular, onde cabem mais informações no layout. É, portanto, uma ótima ferramenta de marketing político.

Ele pode ser utilizado em locais onde é preciso divulgar mais informações sobre o candidato, como suas propostas e um QR code para que as pessoas acessem outras informações na internet.

Por isso, o banner roll up pode ser usado em eventos fechados, comícios e outras estratégias de marketing político, onde é preciso reforçar mais as informações que vão além da imagem e do número do candidato. 

3. Distribua mini flag banners 

O mini flag banner é um expositor de mesa que tem o formato pequeno, mas que pode ser personalizado com a identidade visual da sua estratégia de marketing político.

A ideia é distribuir mini flag banners durante comícios e outros eventos – além de incluí-los em mesas no caso de o candidato organizar eventos fechados.

4. Coloque wind banners de forma criativa

Sem ferir as regras de propaganda política, é possível instalar os wind banners de forma criativa para o marketing político.

Exemplos de locais:

  • Grades e cercas;
  • Em alambrados;
  • Paredes;
  • Plantados em vasos.

Mas, reforçando: verifique as regras de utilização de banners em sua região durante o período eleitoral. 

Mas fique atento: não deixe de aliar todas essas dicas de estratégias de marketing político com as melhores propostas e ações para a melhoria de vida da população. Dessa forma, os resultados serão positivos e duradouros.
Gostou da ideia de usar wind banners? Então entre em contato com a GoBanners e agende uma conversa com um de nossos consultores de vendas.

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Luis Silvestre é sócio-fundador e CEO da RVB Balões e Infláveis empresa com 22 anos e líder de mercado na fabricação de infláveis promocionais. No Balonismo é tetracampeão brasileiro e presidente da Federação Paulista de Balonismo. Em 2017, com sua esposa Livia Silvestre e sócia Amanda Ferreira fundaram a GoBanners Comunicação Visual, empresa focada na produção de Wind Flag Banners.

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