Como planejar uma Ação Promocional
Como planejar uma Ação Promocional
3 de junho de 2019
ideias para inauguração de loja - tesoura cortando fita vermelha
5 ideias para inauguração de loja
15 de julho de 2019

4 dicas de como se destacar da concorrência

4 dicas de como se destacar da concorrência

Saber como se destacar da concorrência é fundamental para a sobrevivência das empresas, ainda mais em tempos onde há negócios locais e também virtuais. 

Portanto, vamos direto ao ponto: confira 4 dicas essenciais para que o seu empreendimento não fique de fora dessa disputa por um espaço no mercado:

1. O foco precisa ser a qualidade – e não a quantidade

No meio de tanta concorrência, é a qualidade do seu produto ou serviço, aliado a boas estratégias de marketing, que fará a diferença na hora da decisão de compra. 

Então, pare e pense: será que os produtos que eu vendo realmente fazem a diferença na vida dos consumidores? Eles atendem de verdade suas necessidades e desejos? 

Lembre-se que um produto de qualidade pode agregar muito valor à marca, o que, consequentemente, fará com que você consiga aumentar o faturamento sem necessariamente ter que vender mais quantidade.

2. Para saber como se destacar da concorrência, analise onde está falhando

O sucesso de uma empresa se mede, entre outros fatores, pelo reforço nos pontos fortes e na constante melhora dos pontos fracos. Isso tem muito a ver com a análise SWOT, você já ouviu falar dela?

A análise SWOT é uma sigla derivada das palavras em inglês Strenghts (força), Weaknesses (fraquezas), Opportunities (oportunidades) e Threats (ameaças). Trata-se de uma ferramenta que avalia os ambientes interno e externo de uma empresa, ajudando a formular táticas para melhorar o desempenho no mercado. 

Na prática, você faz um quadro como este aqui: 

(Imagem: Reprodução / Conta Azul)

Analise atentamente a situação atual da sua empresa para aprender como se destacar da concorrência. Pense em seus pontos positivos (forças), pontos negativos (fraquezas), nas oportunidades externas que podem surgir (um bom cenário econômico, por exemplo), bem como a ameaças que dependem de fatores externos (uma crise no setor, por exemplo). O que pode ser feito quando os pontos negativos sobressaírem? Coloque tudo no papel. 

Você vai ver como esse quadro ampliará sua visão sobre o seu próprio negócio, ajudando a se destacar de seus concorrentes de maneira mais assertiva. 

3. Ofereça presentes aos seus clientes

Geralmente, quando a pessoa não conhece os produtos que vendemos, elas ficam com receio de comprá-los logo de cara. Nesse caso, uma boa estratégia para aprender como se destacar da concorrência é o oferecimento de brindes ou degustações do produto.

Essa simples estratégia pode abrir muitas portas, ajudando a aumentar o faturamento e o seu posicionamento no mercado. Então, monte pontos de venda e se planeje para praticar essa estratégia em algumas datas.

Neste post aqui a gente ensina mais detalhes sobre como colocar em prática o chamado marketing promocional. 

4. Ao criar campanhas e ações promocionais, foque na experiência do cliente

Não é à toa que as propagandas de banco na televisão e internet focam em ativar boas memórias e sentimentos nas pessoas. 

Dá uma olhada nessa propaganda do Itaú:

O chamado Live Marketing (ou Marketing de Experiência) vem crescendo nos últimos tempos por carregar essa característica básica: se destacar da concorrência por meio de experiências sensoriais, que provocam boas sensações e despertam memórias afetivas na mente dos consumidores – o que faz com que eles aliem essa experiência positiva à sua marca.

E não pense que é preciso investir rios de dinheiro para isso. Ações simples podem fazer toda diferença nos resultados. 

A fintech Nubank é um bom exemplo. Um caso que teve grande repercussão foi em 2016, quando a empresa presenteou o cão de estimação de uma cliente com um brinquedo mordedor, depois que o animalzinho “comeu” o cartão de crédito que ela tinha acabado de receber. Ela compartilhou o gesto nas redes sociais e o impacto positivo que a empresa teve foi enorme. 

Então, vamos resumir. Para aprender como se destacar da concorrência:

  • Foque na qualidade do seu produto;
  • Melhore os seus pontos fracos e fortaleça os positivos;
  • Ofereça brindes e presentes aos seus clientes;
  • Foque suas ações promocionais na experiência do cliente. 

E então, gostou de conhecer essas ideias de como se destacar da concorrência? Agora confira 7 dicas de como atrair mais clientes para sua loja física. Elas certamente ajudarão a complementar esse assunto de forma ainda mais prática. Até a próxima!

Luis Silvestre
Luis Silvestre
Luis Silvestre é sócio-fundador e CEO da RVB Balões e Infláveis empresa com 19 anos e líder de mercado na fabricação de infláveis promocionais. No Balonismo é tetracampeão brasileiro e presidente da Federação Paulista de Balonismo. Em 2017, com sua esposa Livia Silvestre e sócia Amanda Ferreira fundaram a GoBanners Comunicação Visual, empresa focada na produção de Wind Banners.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: