Precisa saber como conseguir patrocinadores para os eventos que você pretende organizar e não sabe por onde começar?
Então, confira algumas dicas!
1. Saiba qual é o tipo de patrocínio ideal para o seu evento
Saber como conseguir patrocinadores para o seu evento passa pela tarefa de entender os tipos de patrocínio que você pode obter.
Depois de ter a estimativa de custos definida, aí então começa o processo da busca pelos patrocinadores. E, basicamente, existem dois tipos:
- Patrocínio financeiro: é quando você recebe um valor em dinheiro do patrocinador.
- Permuta: é quando você recebe o patrocínio em troca de produtos ou serviços que ajudem no evento (exemplo: em vez de pagar em dinheiro, determinado patrocinador pode te fornecer o espaço para a realização do evento, reduzindo os custos).
Você pode, inclusive, optar pelos dois tipos de patrocínio para o seu evento.
Mas é importante que tome essa decisão para que consiga filtrar melhor as opções de empresas disponíveis.
Leia também | Marketing de experiência: como promover a sua marca em eventos?
2. Pesquise sobre as empresas que você quer patrocínio
Os patrocinadores ideais são os que conseguem dar ao seu público o melhor atendimento possível e que tenham uma boa relação com seus próprios clientes, garantindo o fortalecimento da sua marca ao se unir a empresas que também têm a marca forte.
Empresas menores e que estão crescendo no mercado também podem ser fonte de patrocínio ao ingressar em eventos que deem visibilidade e a possibilidade de conquistarem mais clientes também.
Por isso é tão importante que o seu evento tenha um público-alvo bem definido. Encontre patrocinadores que tenham a ver com esse público, para que essas empresas também consigam ter chances de retorno.
3. Prepare a apresentação do projeto do evento
Saber como conseguir patrocinadores para o seu evento também leva em consideração desenvolver a apresentação de um projeto bem estruturado para apresentar a eles.
Então, reúna todas as informações sobre o evento em si (data, horário, local, estimativa de público, objetivo, programação, etc.) e prepare uma apresentação para os patrocinadores em potencial.
Você pode reunir recursos visuais (como tabelas e gráficos) e preparar apresentações para serem mostradas em um notebook, tablet ou projeção.
Você também pode imprimir a apresentação, montar uma pasta com a identidade visual da empresa e entregar aos empresários, caso eles precisem de uns dias para tomarem a decisão.
Se você já tiver organizado algum evento antes, reúna todos os dados sobre ele e, se possível, colha o depoimento das empresas que patrocinaram para que eles atestem seus resultados.
Leia também | Eventos corporativos: conheça as tendências para encontros de sucesso
4. Montar diferentes cotas de patrocínio é uma boa dica de como conseguir patrocinadores
Ter diferentes cotas de patrocínio te ajuda a reunir mais empresas, principalmente aquelas que estão começando agora e não possuem grandes verbas para publicidade, propaganda e marketing.
E dê nomes a essas cotas. Por exemplo:
- Cotas Ouro, Prata e Bronze;
- Cotas Premium, Standard e Basic.
Ao definir as cotas e os respectivos valores, pense em todas as contrapartidas que você precisará entregar. Afinal de contas, se uma empresa patrocinou com uma cota maior, ela precisa ter mais retornos e bonificações em comparação com uma que pagou por uma cota pequena.
O importante é que os valores sejam justos e que todos tenham justas contrapartidas em troca, combinado?
Leia também | Quais são as tendências de comunicação visual?
5. Dê realmente uma atenção às contrapartidas dos patrocinadores
Precisamos reforçar essa dica, principalmente se este for o primeiro evento que você está organizando ou, ainda, se a sua empresa ainda não é muito conhecida no mercado.
Centenas de eventos ocorrem diariamente – como você pode destacar o seu dos demais, de forma que as empresas queiram investir nele?
A resposta está nas contrapartidas que você oferecerá. Desde que não gere muitas despesas extras e prejudique o seu orçamento, elas podem vir de várias formas, tais como:
- Divulgação das empresas patrocinadoras em suas redes sociais;
- Cobertura da mídia local (e até regional) durante o evento;
- Ações de marketing digital utilizando hashtags para promover e atrair o público a participar (pode envolver, inclusive, sorteios com patrocinadores);
- Espaço devidamente sinalizado para que as empresas possam expor seus produtos e divulgar seus serviços;
- Logotipo da empresa patrocinadora em todos os meios de divulgação do evento, sejam eles físicos (Wind Flag Banners, panfletos, etc.) ou virtuais (posts sobre as empresas nas redes sociais);
- Cobertura em tempo real com transmissão ao vivo pela internet, com a participação dos patrocinadores.
Todas essas contrapartidas – e até outras que você vier a pensar – precisam levar em consideração o objetivo principal de divulgar os patrocinadores.
Eles precisam aparecer.
6. Marque presença no dia do evento
Não é apropriado você passar dias em reuniões e correndo atrás de patrocinadores, e, no dia do evento, você não estar presente no dia.
Esteja disposto a arregaçar as mangas para ajudar no posicionamento de cada empresa no local, bem como tirar todas as dúvidas.
Isso reforça muito os laços entre os empreendimentos e eles não vão pensar que depois que você conseguiu o dinheiro, “sumiu”.
E depois do evento, dê e também colha um feedback de cada um dos patrocinadores – podem surgir ótimas parcerias em ações de marketing entre vocês durante o ano. Isso vai te ajudar muito nos próximos eventos.
Então, aprendeu como conseguir patrocinadores?
Não é uma tarefa simples, mas certamente pode trazer ótimos benefícios e parcerias duradouras para a sua marca.
Nesse caso, complemente o assunto e aprenda como divulgar os patrocinadores de eventos com Wind Flag Banners – uma ferramenta que pode fazer toda a diferença para a sua marca e a de seus apoiadores.
Até a próxima!