Você sabe realmente como planejar uma ação promocional? Como elas estão relacionadas a descontos e amostras grátis dos produtos, nem sempre elas são bem pensadas, principalmente se a empresa está há muito tempo no mercado.
Mas é preciso mudar essa realidade, já que atualmente a concorrência cresce a cada dia, tanto no meio online quanto no offline. E mesmo que as ações promocionais sejam simples, elas precisam ser efetivas para que se colha resultados.
Portanto, a seguir separamos algumas etapas importantes sobre como planejar uma ação promocional para você ter sucesso em seu negócio ou evento.
Ações promocionais bem sucedidas levam em consideração as características de suas personas.
Para definir a persona (ou as personas) da sua empresa, faça uma pesquisa entre seus clientes para saber:
Para ajudar a reunir o maior número de pesquisas respondidas, procure pensar em algum brinde em troca das respostas. Então, com base nelas, construa uma ou mais personas – que é a média das respostas em comum.
Baseado em sua persona, ficará muito mais fácil planejar uma ação promocional, já que você conhecerá os pontos que pode mencionar para que desperte a atenção e o interesse do seu público.
Para saber como planejar uma ação promocional de sucesso, é fundamental que se saiba qual é o objetivo da ação, que pode ser, por exemplo:
Saiba que existe dois tipos de ações promocionais:
Dito isso, eis alguns exemplos de ações promocionais que podem ser feitas online e offline:
Com a persona, o objetivo e o tipo de ação devidamente definidos, é hora de partir para a fase de orçamento. Quanto essa ação custará? De quais recursos precisará?
Além de dar atenção à parte financeira, também planeje quantos colaboradores serão envolvidos na logística da ação promocional, bem como quais materiais serão utilizados.
Outro ponto importante: se a ação promocional tiver o objetivo de vender determinados produtos, certifique-se que ele esteja em quantidade suficiente para cumprir com a expectativa de vendas. Não são incomuns casos em que empresas (até grandes marcas) lançam ótimas promoções, mas os estoques acabam tão rápido que a campanha acaba tendo alguns reflexos negativos no público.
A divulgação também é uma etapa que precisa ser muito bem planejada antes de realizar uma ação promocional.
A palavra-chave aqui é segmentação. Definir muito bem os locais onde a sua persona está para fazer a divulgação evita o desperdício de verba – afinal de contas, não faz sentido patrocinar um post no Instagram se o seu público-alvo não está nele. Essa postagem pode até atingir 100 mil pessoas, mas pode não chegar a 1% de adesões à promoção.
E não pense que a segmentação é apenas para o ambiente online. Em ações promocionais locais, isso também é importante. Por isso é fundamental pesquisar onde os seus clientes costumam frequentar e onde eles costumam consumir notícias de forma local. Dessa forma, dá para direcionar a verba de divulgação de forma mais assertiva.
Por fim, planejar uma ação promocional também diz respeito ao acompanhamento de seus resultados. Para isso, estabeleça algumas métricas para medir o desempenho da campanha, o que te ajudará a ajustar a rota quando for necessário, bem como reforçar o que está dando certo.
As métricas devem estar relacionadas ao objetivo da ação promocional. Eis alguns exemplos:
Planejar uma ação promocional de sucesso não é uma tarefa simples, mas isso faz com que as chances de retorno positivo aumentem consideravelmente. Então, antes de divulgar alguma promoção, planeje-a bem.
Aproveite e confira 5 ideias de ações de marketing promocional para sua loja física. Até a próxima!
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