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Você sabe realmente como planejar uma ação promocional? Como elas estão relacionadas a descontos e amostras grátis dos produtos, nem sempre elas são bem pensadas, principalmente se a empresa está há muito tempo no mercado.

Mas é preciso mudar essa realidade, já que atualmente a concorrência cresce a cada dia, tanto no meio online quanto no offline. E mesmo que as ações promocionais sejam simples, elas precisam ser efetivas para que se colha resultados.

Portanto, a seguir separamos algumas etapas importantes sobre como planejar uma ação promocional para você ter sucesso em seu negócio ou evento.

1. Entenda quem é o seu cliente

Ações promocionais bem sucedidas levam em consideração as características de suas personas.

Para definir a persona (ou as personas) da sua empresa, faça uma pesquisa entre seus clientes para saber:

  • idade;
  • profissão;
  • estado civil (e se tem filhos, idade dos filhos);
  • onde mora;
  • hobbies;
  • sonhos;
  • desejos;
  • necessidades;
  • medos;
  • como consome conteúdo online e offline.

Para ajudar a reunir o maior número de pesquisas respondidas, procure pensar em algum brinde em troca das respostas. Então, com base nelas, construa uma ou mais personas – que é a média das respostas em comum.

Baseado em sua persona, ficará muito mais fácil planejar uma ação promocional, já que você conhecerá os pontos que pode mencionar para que desperte a atenção e o interesse do seu público.

2. Defina um objetivo da ação promocional

Para saber como planejar uma ação promocional de sucesso, é fundamental que se saiba qual é o objetivo da ação, que pode ser, por exemplo:

  • apresentar novos produtos;
  • atrair novos clientes;
  • fidelizar os clientes que já compraram;
  • aumentar a participação da empresa no mercado;
  • diferenciar a marca dos concorrentes;
  • reduzir ou eliminar estoque nos PDVs;
  • aumentar a circulação de pessoas nas lojas.

3. Especifique o tipo de ação promocional que será feita

Saiba que existe dois tipos de ações promocionais:

  • as ações promocionais monetárias, que dizem respeito ao preço dos produtos, como o oferecimento de descontos e promoções, por exemplo;
  • as ações promocionais não monetárias, que dizem respeito a uma ação destinada a marca, sem interferir diretamente no preço do produto, como, por exemplo, sorteios, brindes, concursos, troca de cupons por produtos, etc.  

Dito isso, eis alguns exemplos de ações promocionais que podem ser feitas online e offline:

  • Offline: sorteios, concursos, bonificações, programas de incentivo, distribuição de amostras grátis, demonstração de produtos no PDV, ações de marketing de incentivo.
  • Online: lembre-se de aliar entretenimento, relacionamento e informação nas ações online. Nesse caso, quase toda ação feita no ambiente offline pode ser adaptada para os canais digitais. Exemplos: criação de jogos e aplicativos para finalidades específicas, banners interativos em sites, concursos culturais, sorteios, conteúdo interativo, etc.

4. Faça uma lista dos recursos necessários

Com a persona, o objetivo e o tipo de ação devidamente definidos, é hora de partir para a fase de orçamento. Quanto essa ação custará? De quais recursos precisará?

Além de dar atenção à parte financeira, também planeje quantos colaboradores serão envolvidos na logística da ação promocional, bem como quais materiais serão utilizados.

Outro ponto importante: se a ação promocional tiver o objetivo de vender determinados produtos, certifique-se que ele esteja em quantidade suficiente para cumprir com a expectativa de vendas. Não são incomuns casos em que empresas (até grandes marcas) lançam ótimas promoções, mas os estoques acabam tão rápido que a campanha acaba tendo alguns reflexos negativos no público.

5. Planeje como será a divulgação da ação promocional

A divulgação também é uma etapa que precisa ser muito bem planejada antes de realizar uma ação promocional.

A palavra-chave aqui é segmentação. Definir muito bem os locais onde a sua persona está para fazer a divulgação evita o desperdício de verba – afinal de contas, não faz sentido patrocinar um post no Instagram se o seu público-alvo não está nele. Essa postagem pode até atingir 100 mil pessoas, mas pode não chegar a 1% de adesões à promoção.

E não pense que a segmentação é apenas para o ambiente online. Em ações promocionais locais, isso também é importante. Por isso é fundamental pesquisar onde os seus clientes costumam frequentar e onde eles costumam consumir notícias de forma local. Dessa forma, dá para direcionar a verba de divulgação de forma mais assertiva.

6. Estabeleça métricas para acompanhar os resultados

Por fim, planejar uma ação promocional também diz respeito ao acompanhamento de seus resultados. Para isso, estabeleça algumas métricas para medir o desempenho da campanha, o que te ajudará a ajustar a rota quando for necessário, bem como reforçar o que está dando certo.

As métricas devem estar relacionadas ao objetivo da ação promocional. Eis alguns exemplos:

  • quantidade de vendas no período da ação promocional;
  • quantidade de clientes no período da ação promocional;
  • aumento no volume de tráfego na loja ou no site;
  • ROI.

Planejar uma ação promocional de sucesso não é uma tarefa simples, mas isso faz com que as chances de retorno positivo aumentem consideravelmente. Então, antes de divulgar alguma promoção, planeje-a bem.

Aproveite e confira 5 ideias de ações de marketing promocional para sua loja física. Até a próxima!

Acoes Promocionais dicas para realiza-las com sucesso - wind banner honda
Luis Silvestre
Luis Silvestre
Luis Silvestre é proprietário e fundador da RVB Balões e Infláveis empresa com 20 anos e líder de mercado na fabricação de infláveis promocionais. No Balonismo é tetracampeão brasileiro e presidente da Federação Paulista de Balonismo. Em 2017, com sua esposa Livia Silvestre e sócia Amanda Ferreira fundaram a GoBanners Comunicação Visual, empresa focada na produção de Wind Banners e Banners Roll Up.

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