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As datas promocionais costumam ser as “minas de ouro” do varejo. Enquanto em algumas dessas ocasiões as pessoas compram livremente, em outras são necessários aqueles reforços no marketing para atraí-las.

Por isso, é sempre ideal que as lojas estejam preparadas com antecedência para o aumento no volume de vendas. A ideia é aumentar o faturamento nesses bons períodos de vendas, ajudando a reforçar a marca no mercado e a fidelizar seus clientes.

A seguir, separamos algumas dicas essenciais para te ajudar nessa missão de vender muito nas datas promocionais!

Faça um planejamento com as principais datas promocionais do varejo

É claro que existem aquelas datas promocionais que são tradicionais no comércio, como por exemplo:

  • Ano Novo: 31 de dezembro/ 1º de janeiro;
  • Páscoa: entre março e abril;
  • Dia das Mães: segundo domingo de maio;
  • Dia dos Namorados: 12 de junho;
  • Dia dos Pais: segundo domingo de agosto;
  • Dia das Crianças: 12 de outubro;
  • Black Friday: última sexta-feira de novembro;
  • Natal: 24 e 25 de dezembro. 

Mas é importante sempre termos em mãos um calendário com todas as datas comemorativas (como o oferecido pelo Serasa, por exemplo), pois dependendo do seu negócio, algumas delas podem servir para você elaborar boas ações promocionais.

Algumas datas específicas do e-commerce, por exemplo, também podem ser aproveitadas pelo comércio físico. Um exemplo é a Cyber Monday, que ocorre sempre na segunda-feira após a Black Friday. Ela é uma data específica de queima de estoque dos produtos que não foram vendidos na data promocional anterior. 

Portanto, em posse de um calendário de datas comemorativas de todo o ano, planeje em quais delas a sua loja fará as ações promocionais. 

Expanda os canais de atendimento e de vendas nas datas promocionais

No ano marcado pela pandemia de Covid-19, o varejo sofreu uma grande transformação. Muitas lojas passaram meses de portas fechadas e precisaram migrar para o online para continuar atendendo a seus clientes.

Por isso, mesmo que as ações promocionais sejam realizadas em sua loja física, não deixe de continuar atendendo aos clientes de forma online. 

Continue oferecendo a eles a comodidade e a praticidade de comprarem seus produtos pelo WhatsApp, pelas redes sociais ou por outros canais que você considera apropriados para o perfil do seu cliente. 

E também continue oferecendo opções de entrega dos produtos, incluindo o delivery como uma importante estratégia de retenção de clientes. 

Lembre-se que o grupo de risco ainda precisa ficar em casa – e se esse grupo faz parte da sua lista de clientes, vale a pena oferecer a eles toda a comodidade de comprar sem sair de casa. 

Colete os dados dos clientes que comprarem nesses períodos de promoção 

Muita gente nova pode chegar até sua loja nesses períodos de datas promocionais. Então, treine a sua equipe de atendimento para que ela colete os dados importantes desses novos clientes.

Desse modo, você pode continuar construindo um relacionamento com eles via online, enviando cupons promocionais e ofertas especiais de acordo com seus interesses de compra. Isso é importante para a fidelização desses clientes, que, satisfeitos com o seu atendimento, acabam atraindo novos clientes. 

Prepare o estoque para o período das datas promocionais

Um dos grandes erros do varejo (inclusive online) é o de não abastecer o estoque com a quantidade suficiente de produtos. 

Na Black Friday, por exemplo, é muito comum vermos reclamações nesse sentido de clientes que chegaram a pagar pelo produto, mas foram informados pela loja de que ele estava esgotado. 

Isso não pode acontecer de jeito nenhum. Afinal, a concorrência é grande no varejo e se você não tiver o produto, o cliente vai parar no seu principal concorrente.

Portanto, faça uma boa gestão de estoque e invista em ferramentas tecnológicas para ajudar nessa logística, principalmente se a sua loja for de médio ou grande porte. 

Reforçe a publicidade nas datas promocionais

Não tenha receio de investir em publicidade nas mídias offline e online, mas saiba segmentar os anúncios para que eles sejam entregues apenas para o seu público-alvo.

Na internet, invista em anúncios nas redes sociais, em campanhas de e-mail marketing aquecendo os clientes para as grandes ofertas no dia, além de enviar anúncios e avisos aos clientes cadastrados no WhatsApp da loja – lembre-se de pedir autorização deles para o envio dessas ofertas.

E de forma local, também invista em ferramentas de publicidade, principalmente na entrada da sua loja. 

Na prática, sugerimos que você invista em wind banners, que são produtos simples, acessíveis financeiramente, mas que causam um grande impacto visual nos clientes. Afinal, eles podem ser 100% personalizados com as cores do seu negócio e podem atingir tamanhos gigantes, que chegam a 5 metros de altura. 

cta comprar wind banner

Quer saber mais? Então no próximo post, confira por que os wind banners são os melhores produtos para as suas ações em datas promocionais.

Boas vendas!

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Luis Silvestre
Luis Silvestre
Luis Silvestre é proprietário e fundador da RVB Balões e Infláveis empresa com 20 anos e líder de mercado na fabricação de infláveis promocionais. No Balonismo é tetracampeão brasileiro e presidente da Federação Paulista de Balonismo. Em 2017, com sua esposa Livia Silvestre e sócia Amanda Ferreira fundaram a GoBanners Comunicação Visual, empresa focada na produção de Wind Banners e Banners Roll Up.

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