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Como atrair mais clientesWind Flag Banners Leia em 8 minutos

Energia Solar: 10 dicas de como atrair mais clientes

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22 de junho de 2024

Energia solar 10 dicas para atrair clientes

O mercado de energia solar está em crescimento e o Brasil tem conquistado recordes históricos. 

Em 2023, por exemplo, chegamos a 2 milhões de sistemas de energia solar instalados em telhados, fachadas e pequenos terrenos – segundo dados da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar). 

Dados Brasil energia solar 2 milhões de sistemas

Nesse sentido, mais empresas que oferecem sistemas de energia solar têm surgido pelas cidades brasileiras, inclusive no interior. Ou seja, a concorrência no mercado também está aumentando.

Então, como vencer a concorrência e atrair mais clientes? Afinal, estamos falando de um produto com ticket alto e que atrai um perfil específico de consumidores.

Separamos algumas dicas bem práticas. Confira!

1. Organize a sua base de clientes e trace estratégias de captação

A primeira dica para atrair mais clientes é você organizar as bases do seu negócio. Você conhece as características deles? 

Pegue o seu CRM (ou a sua planilha de clientes) e analise um por um de acordo com as seguintes características para verificar os seguintes pontos:

  • Regiões em que moram: ainda tem muita demanda? É possível expandir os lugares de venda?;
  • Tipos de aquisições (residencial, comercial, industrial ou produção rural): é possível expandir? Ou seria melhor focar em determinados nichos?
  • Média salarial;
  • Idade;
  • Motivos que fizeram esses clientes comprar a sua energia solar;
  • Canais digitais e físicos que costumam consumir informações: redes sociais, sites, e-mail, aplicativos de mensagens, propaganda na rua, etc. 

Percebeu como ter essas respostas proporcionam várias ideias para atrair mais clientes? Então, mãos à obra!

Leia também | Quais os modelos de banners mais usados nos Pontos de Venda (PDV)?

2. Saiba argumentar todas as objeções de compra

Objeções de compras são todos os motivos que os clientes alegam que dificultam a venda de um produto ou serviço.

Por isso, a empresa precisa se antecipar a essas objeções e construir bons argumentos (realmente verdadeiros) para aumentar as chances de fechar negócio.

Exemplos de objeções de compras e possíveis soluções no mercado da energia solar são:

 
Objeções de compra de energia solar Possíveis soluções
Valor muito alto – Melhorar as condições de pagamento; 
– Orientar o cliente quanto aos financiamentos disponíveis em bancos e instituições financeiras;
– Dizer que é possível compartilhar o mesmo sistema com outros imóveis.
Falta de espaço em telhado ou laje / Cliente mora em apartamento Informar que é possível instalar a energia solar em outra área, desde que esteja dentro da mesma região da distribuidora de energia.
Região muito fria Informar que a energia solar funciona por meio da luz do Sol – e não pelo calor gerado. Por isso, mesmo em dias nublados, existe geração. 
Manutenção  Além de ser muito simples e econômica, a sua empresa oferece esse tipo de serviço.

Por isso, sempre que entrar em contato com possíveis clientes, anote todas as objeções de comprar para montar o seu script de vendas de forma mais completa. 

3. Expanda o portfólio de serviços para gerar recorrência

Nem todas as empresas de energia solar oferecem outros serviços para ter uma recorrência – ou seja, para vender com mais frequência itens de valores menores.

Essa é uma maneira não apenas de atrair mais clientes, mas de fidelizá-los. Exemplos de serviços que podem ser acrescentados ao seu portfólio são:

  • manutenção preventiva de limpeza dos painéis e verificação das instalações;
  • upgrade de equipamentos a preços especiais, como inversores solares e painéis recém-lançados;
  • upgrade de baterias para sistemas off-grid;
  • consultoria para empresas e empreendimentos imobiliários sobre as vantagens do uso da energia solar nos projetos.

4. Divulgue a sua empresa de energia solar na internet

Para atrair mais clientes, é fundamental divulgar o seu negócio na internet. E divulgar vai além de colocar as informações básicas, como nome da empresa, produtos e dados de contato.

O consumidor atual pesquisa muito mais antes de comprar, ainda mais quando se trata de um produto de alto valor. Por isso, antes de adquirir o sistema fotovoltaico, ele tende a fazer uma pesquisa minuciosa antes – e a sua empresa precisa ser encontrada.

Portanto:

  • tenha um Perfil da Empresa atualizado no Google (antigo Google Meu Negócio);
  • seja constante nas rede sociais;
  • converse com seus clientes e potenciais clientes via chat, site, e-mail e outros aplicativos de mensagens. 

Leia também | Saiba por onde começar o planejamento de marketing da sua pequena empresa.

5. Ofereça financiamento e facilidades de pagamento

Investir em energia solar pode ser caro e muitos clientes em potencial podem hesitar devido ao custo inicial elevado. 

Para superar essa objeção, considere estabelecer parcerias com instituições financeiras para oferecer opções de financiamento acessíveis. 

Ofereça a possibilidade de pagamento parcelado sem juros, facilitando a aquisição para os clientes. Considere também um modelo de leasing, onde os clientes pagam uma taxa mensal em vez de um custo inicial elevado.

6. Realize webinars e workshops educativos

Educação é uma ferramenta poderosa para atrair clientes. Realize eventos online e presenciais para informar os clientes sobre os benefícios e as economias proporcionadas pela energia solar. 

Também ofereça webinars gratuitos para empresas e condomínios sobre os benefícios da energia solar, incentivos governamentais, e como funciona a instalação. Organize workshops onde os participantes possam aprender mais sobre a tecnologia e até mesmo ver uma instalação em funcionamento.

7. Invista em SEO e marketing de conteúdo

Aparecer nos primeiros resultados de busca no Google pode fazer uma grande diferença para atrair novos clientes. 

Por isso, invista em SEO para garantir que seu site apareça nas primeiras páginas de resultados de busca para termos relevantes como “energia solar” e “painéis solares”. 

Além disso, crie um blog com artigos educativos sobre energia solar, estudos de caso de clientes satisfeitos e dicas para economizar energia.

Leia também | Como criar o melhor layout para o Roll Up Banner?

8. Utilize testemunhos e depoimentos de clientes

Testemunhos de clientes satisfeitos podem ser uma ferramenta poderosa para construir confiança. 

Grave vídeos de clientes satisfeitos falando sobre suas experiências e os benefícios que obtiveram. Publique estudos de caso no seu site detalhando como a instalação solar ajudou a resolver problemas específicos dos clientes.

Wind Flag Banner Personalizado Gerdau Brasil




A vendedora que me atendeu, foi super atenciosa, paciente e prestativa, nos atendeu muito bem. Os produtos são de qualidade e possuem uma variedade de opções.

Logotipo Sicoob Credibam

Gerdau Brasil

9. Personalize as propostas para cada cliente

Cada cliente é único e uma abordagem personalizada pode fazer a diferença. Ofereça uma análise energética detalhada para mostrar as economias específicas que o cliente pode obter em seu caso específico. 

E, no final da apresentação, apresente propostas personalizadas que atendam às necessidades e preocupações individuais de cada cliente.

10. Destaque a fachada da empresa e crie pontos de vendas itinerantes em sua região

Por fim, é preciso atrair os olhares das pessoas da sua região para o seu negócio de energia solar.

Mas como fazer isso de modo permanente sem gastar tanto? Existem duas ferramentas que são ótimas para esse objetivo: o wind flag na fachada e tendas infláveis para vendas externas.

Tenda inflável para PDV móvel

A tenda inflável é perfeita para levar a sua empresa de energia solar a diferentes locais para aumentar a carteira de clientes.

Energia-Solar-Follmann
Energia-Solar-Esol
Energia-Solar-RE9

Estamos falando de uma ferramenta simples de ser montada e desmontada e que pode ser totalmente personalizada com a identidade visual do seu negócio.

Dessa forma, um promotor de vendas consegue captar mais clientes em vários lugares, tais como:

  • feiras e eventos;
  • stands itinerantes em shoppings;
  • outras cidades fora da sede da empresa;
  • em áreas externas da cidade, com as devidas autorizações.

Wind flag na fachada da sua empresa de energia solar

O wind flag (ou wind banner) é um ótimo produto para a fachada da sua empresa, pois ele atrai a atenção de forma simples e sem ocupar muito espaço.

Trata-se de um banner em tecido de bandeira e que pode ficar fixo no solo ou em paredes, cercas e alambrados, causando um impacto visual para quem passa pelo seu escritório.

Energia-Solar-Solturi
Energia-Solar-Solar-Prime
Energia-Solar-Portal-Solar

Nesse caso, a GoBanners é especializada na produção de banners de vários tipos, além de te direcionar para a aquisição de tendas e outros infláveis. Ajudamos você a resolver a primeira demanda de todas as suas estratégias de marketing: atrair a atenção dos clientes locais.

Por isso, converse agora mesmo com a nossa equipe!

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Luis Silvestre é sócio-fundador e CEO da RVB Balões e Infláveis empresa com 22 anos e líder de mercado na fabricação de infláveis promocionais. No Balonismo é tetracampeão brasileiro e presidente da Federação Paulista de Balonismo. Em 2017, com sua esposa Livia Silvestre e sócia Amanda Ferreira fundaram a GoBanners Comunicação Visual, empresa focada na produção de Wind Flag Banners.

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