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O mercado de energia solar está em crescimento. Aliás, somos o 4º país que mais cresceu em 2021.

Segundo dados apurados pela Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), o Brasil já conta com 15 GW (gigawatts) instalados, mais de R$ 78 bilhões investidos e 450 mil empregos gerados desde 2012. 

Mas como atrair mais clientes? Afinal, estamos falando de um produto com ticket alto e que atrai um perfil específico de consumidores.

Separamos algumas dicas bem práticas. Confira!

1. Organize a sua base de clientes e trace estratégias de captação

A primeira dica para atrair mais clientes é você organizar as bases do seu negócio. Você conhece as características deles? 

Pegue o seu CRM (ou a sua planilha de clientes) e analise um por um de acordo com as seguintes características para verificar os seguintes pontos:

  • Regiões em que moram: ainda tem muita demanda? É possível expandir os lugares de venda?;
  • Tipos de aquisições (residencial, comercial, industrial ou produção rural): é possível expandir? Ou seria melhor focar em determinados nichos?
  • Média salarial;
  • Idade;
  • Motivos que fizeram esses clientes comprar a sua energia solar;
  • Canais digitais e físicos que costumam consumir informações: redes sociais, sites, e-mail, aplicativos de mensagens, propaganda na rua, etc. 

Percebeu como ter essas respostas proporcionam várias ideias para atrair mais clientes? Então, mãos à obra!

2. Saiba argumentar todas as objeções de compra

Objeções de compras são todos os motivos que os clientes alegam que dificultam a venda de um produto ou serviço.

Por isso, a empresa precisa se antecipar a essas objeções e construir bons argumentos (realmente verdadeiros) para aumentar as chances de fechar negócio.

Exemplos de objeções de compras e possíveis soluções no mercado da energia solar são:

Objeções de compra de energia solarPossíveis soluções
Valor muito alto– Melhorar as condições de pagamento; 
– Orientar o cliente quanto aos financiamentos disponíveis em bancos e instituições financeiras;
– Dizer que é possível compartilhar o mesmo sistema com outros imóveis.
Falta de espaço em telhado ou laje / Cliente mora em apartamentoInformar que é possível instalar a energia solar em outra área, desde que esteja dentro da mesma região da distribuidora de energia.
Região muito friaInformar que a energia solar funciona por meio da luz do Sol – e não pelo calor gerado. Por isso, mesmo em dias nublados, existe geração. 
Manutenção Além de ser muito simples e econômica, a sua empresa oferece esse tipo de serviço.

Por isso, sempre que entrar em contatos com possíveis clientes, anote todas as objeções de comprar para montar o seu script de vendas de forma mais completa. 

3. Expanda o portfólio de serviços para gerar recorrência

Nem todas as empresas de energia solar oferecem outros serviços para ter uma recorrência – ou seja, para vender com mais frequência itens de valores menores.

Essa é uma maneira não apenas de atrair mais clientes, mas de fidelizá-los. Exemplos de serviços que podem ser acrescentados ao seu portfólio são:

  • manutenção preventiva de limpeza dos painéis e verificação das instalações;
  • upgrade de equipamentos a preços especiais, como inversores solar e painéis recém-lançados;
  • consultoria para empresas e empreendimentos imobiliários sobre as vantagens do uso da energia solar nos projetos.

4. Divulgue a sua empresa de energia solar na internet

Para atrair mais clientes, é fundamental divulgar o seu negócio na internet. E divulgar vai além de colocar as informações básicas, como nome da empresa, produtos e dados de contato.

O consumidor atual pesquisa muito mais antes de comprar, ainda mais quando se trata de um produto de alto valor. Por isso, antes de adquirir o sistema fotovoltaico, ele tende a fazer uma pesquisa minuciosa antes – e a sua empresa precisa ser encontrada.

Portanto:

  • esteja no Google Meu Negócio;
  • seja constante nas rede sociais;
  • converse com seus clientes e potenciais clientes via chat, site, e-mail e outros aplicativos de mensagens. 

Leia também: Saiba por onde começar o planejamento de marketing da sua pequena empresa

5. Destaque a fachada da empresa e crie pontos de vendas itinerantes em sua região

Por fim, é preciso atrair os olhares das pessoas da sua região para o seu negócio de energia solar.

Mas como fazer isso de modo permanente sem gastar tanto? Existem duas ferramentas que são ótimas para esse objetivo: o wind flag na fachada e tendas infláveis para vendas externas.

Tenda inflável para PDV móvel

A tenda inflável é perfeita para levar a sua empresa de energia solar a diferentes locais para aumentar a carteira de clientes.

Estamos falando de uma ferramenta simples de ser montada e desmontada e que pode ser totalmente personalizada com a identidade visual do seu negócio.

Dessa forma, um promotor de vendas consegue captar mais clientes em vários lugares, tais como:

  • feiras e eventos;
  • stands itinerantes em shoppings;
  • outras cidades fora da sede da empresa;
  • em áreas externas da cidade, com as devidas autorizações. 

Wind flag na fachada da sua empresa de energia solar

O wind flag é um ótimo produto para a fachada da sua empresa, pois ele atrai a atenção de forma simples e sem ocupar muito espaço.

Trata-se de um banner em tecido de bandeira e que pode ficar fixo no solo ou em paredes, cercas e alambrados, causando um impacto visual para quem passa pela sua loja.
Gostou das dicas? Então confira outros modelos de banner de divulgação para atrair mais clientes. Se tiver mais dúvidas, fale com a nossa equipe!

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Luis Silvestre é sócio-fundador e CEO da RVB Balões e Infláveis empresa com 22 anos e líder de mercado na fabricação de infláveis promocionais. No Balonismo é tetracampeão brasileiro e presidente da Federação Paulista de Balonismo. Em 2017, com sua esposa Livia Silvestre e sócia Amanda Ferreira fundaram a GoBanners Comunicação Visual, empresa focada na produção de Wind Flag Banners.

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