Marketing Promocional: o que é e como ele pode ser aplicado?
Marketing Promocional: o que é e como ele pode ser aplicado?
23 de fevereiro de 2019
modelos de banners
Quais os modelos de banners mais usados nos Pontos de Vendas (PDV)?
5 de março de 2019

Aprender as técnicas de como conseguir patrocinadores para os eventos que você pretende organizar é uma tarefa fundamental. Afinal de contas, com planejamento, fica mais fácil atrair marcas de respeito e que confiam em seu projeto.

Portanto, a seguir separamos algumas dicas para tornar esse processo mais simples e eficaz:

Antes de saber como conseguir patrocinadores, levante o orçamento do seu evento

Antes de pedir patrocínio, é fundamental que você planeje todos os detalhes do evento por dois motivos: para você conseguir apresentar o projeto de patrocínio com mais clareza, e, claro, para estimar o valor a ser arrecadado para cobrir os custos.

Então, peça orçamentos de todos os gastos que você terá, tais como:

  • aluguel de espaço;
  • segurança;
  • equipamento de som;
  • bufê;
  • contratação de tendas, outros acessórios e equipamentos;
  • colaboradores, etc.

Saiba qual é o tipo de patrocínio ideal para o seu evento

Saber como conseguir patrocinadores para o seu evento também passa pela tarefa de entender os tipos de patrocínio que você pode obter.

Depois de ter a estimativa de custos definida, aí então começa o processo da busca pelos patrocinadores. E, basicamente, existem dois tipos:

  • Patrocínio financeiro: é quando você recebe um valor em dinheiro do patrocinador.
  • Permuta: é quando você recebe o patrocínio em troca de produtos ou serviços que ajudem no evento (exemplo: em vez de pagar em dinheiro, determinado patrocinador pode te fornecer o espaço para a realização do evento, reduzindo os custos).

Você pode, inclusive, optar pelos dois tipos de patrocínio para o seu evento. Mas é importante que tome essa decisão para que consiga filtrar melhor as opções de empresas disponíveis.



Pesquise sobre as empresas que você quer patrocínio

Depois de definir o orçamento do evento, o valor que precisa ser arrecadado e os tipos de patrocínio que você precisa, é hora de pesquisar as opções.

Os patrocinadores ideais são os que conseguem dar ao seu público o melhor atendimento possível e que tenham uma boa relação com seus próprios clientes, garantindo o fortalecimento da sua marca ao se unir a empresas que também têm a marca forte.

Empresas menores e que estão crescendo no mercado também podem ser fonte de patrocínio ao ingressar em eventos que deem visibilidade e a possibilidade de conquistarem mais clientes também.

Por isso é tão importante que o seu evento tenha um público-alvo bem definido. Encontre patrocinadores que tenha a ver com esse público, para que essas empresas também consigam ter chances de retorno.

Prepare a apresentação do projeto do evento para os possíveis patrocinadores

Saber como conseguir patrocinadores para o seu evento também leva em consideração desenvolver a apresentação de um projeto bem estruturado para apresentar a eles.

Então, reúna todas as informações sobre o evento em si (data, horário, local, estimativa de público, objetivo, programação, etc.) e prepare uma apresentação para os patrocinadores em potencial.

Você pode reunir recursos visuais (como tabelas e gráficos) e preparar apresentações para serem mostradas em um notebook, tablet ou projeção. Você também pode imprimir a apresentação, montar uma pasta com a identidade visual da empresa e entregar aos empresários, caso eles precisem de uns dias para tomarem a decisão.

Se você já tiver organizado algum evento antes, reúna todos os dados sobre ele e, se possível, colha o depoimento das empresas que patrocinaram para que eles atestem seus resultados.


Ajude no crescimento de alguém.
Compartilhe este texto por WhatsApp.

Dicas para conseguir patrocinadores para os seus eventos

Dicas para conseguir patrocinadores para os seus eventos

1. Estude o público-alvo

Antes de você partir em busca de mais patrocinadores para os seus eventos, saiba exatamente qual será o público-alvo dele.

Dessa forma, ficará mais fácil fazer um levantamento das empresas que atendem a esse público e que possam se interessar no investimento.

Por exemplo: se o seu evento for uma competição esportiva e tiver como público-alvo apenas mulheres acima dos 25 anos de idade, você pode buscar patrocinadores dos seguintes segmentos:

  • Cosméticos;
  • Moda fitness;
  • Suplementos;
  • Clínicas de estética;
  • Academias de ginástica;
  • Comidas fitness.

Mas também pense de forma geral e vá atrás daqueles patrocinadores que estão sempre aparecendo nos eventos da sua cidade – como é o caso de cooperativas de crédito, planos de saúde e outras empresas. Dá para ser criativo e integrar todo esse pessoal nas campanhas do evento.

2. Monte diferentes cotas de patrocínio

Depois de colocar todo o planejamento do evento no papel e saber os custos que precisam ser levantados, uma boa maneira de conseguir mais patrocinadores para os seus eventos é definir diferentes cotas de patrocínio.

Dessa forma, você consegue reunir mais empresas, principalmente aquelas que estão começando agora e não possuem grandes verbas para publicidade, propaganda e marketing.

E dê nomes a essas cotas. Por exemplo: cotas Ouro, Prata e Bronze. Cotas Premium, Standard e Basic.

Ao definir as cotas e os respectivos valores, pense em todas as contrapartidas que você precisará entregar. Afinal de contas, se uma empresa patrocinou com uma cota maior, ela precisa ter mais retornos e bonificações em comparação com uma que pagou por uma cota pequena.

O importante é que os valores sejam justos e que todos tenham justas contrapartidas em troca, combinado?

3. Capriche na apresentação para conseguir mais patrocinadores para os seus eventos

Depois que todas as etapas anteriores forem concluídas, é hora de montar uma apresentação do projeto do evento para mostrar às potenciais empresas patrocinadoras.

Seja persuasivo. Apresente dados concretos e números que provem que elas terão um retorno estimado do investimento. Você pode, também, coletar depoimentos de outros empresários e participantes de eventos anteriores para comprovar o retorno que eles tiveram ao participar do seu projeto.

Prepare uma apresentação tanto em papel quanto para outros dispositivos, como computadores e tablets. Coloque todas as informações e tudo o que os patrocinadores terão em troca – por exemplo: se os logotipos serão colocados em wind banners e camisetas, mostre imagens de como eles ficarão dispostos. O visual é muito importante nessa hora.

4. Dê realmente uma atenção às contrapartidas aos patrocinadores

Precisamos reforçar essa dica, principalmente se este for o primeiro evento que você está organizando ou, ainda, se a sua empresa ainda não é muito conhecida no mercado.

Centenas de eventos ocorrem diariamente – como você pode destacar o seu dos demais, de forma que as empresas queiram investir nele?

A resposta está nas contrapartidas que você oferecerá. Desde que não gere muitas despesas extras e prejudique o seu orçamento, elas podem vir de várias formas, tais como:

  • Divulgação das empresas patrocinadoras em suas redes sociais;
  • Cobertura da mídia local (e até regional) durante o evento;
  • Ações de marketing digital utilizando hashtags para promover e atrair o público a participar (pode envolver, inclusive, sorteios com patrocinadores);
  • Espaço devidamente sinalizado para que as empresas possam expor seus produtos e divulgar seus serviços;
  • Logotipo da empresa patrocinadora em todos os meios de divulgação do evento, sejam eles físicos (wind banners, cartazes, panfletos) ou virtuais (cada de facebook, posts patrocinadores, etc.);
  • Cobertura em tempo real com transmissão ao vivo pela internet, com a participação dos patrocinadores.

Todas essas contrapartidas – e até outras que você vier a pensar – precisam levar em consideração o objetivo principal de divulgar os patrocinadores. Eles precisam aparecer.

5. Marque presença no dia do evento

Não é apropriado você passar dias em reuniões e correndo atrás de patrocinadores, e, no dia do evento, você não estar presente no dia.

Esteja disposto a arregaçar as mangas para ajudar no posicionamento de cada empresa no local, bem como tirar todas as dúvidas. Isso reforça muito os laços entre os empreendimentos e eles não vão pensar que depois que você conseguiu o dinheiro, “sumiu”.

E depois do evento, dê e também colha um feedback de cada um dos patrocinadores – podem surgir ótimas parcerias em ações de marketing entre vocês durante o ano. E isso vai te ajudar muito nos próximos eventos.

A apresentação também deve esclarecer como será essa participação dos patrocinadores na prática. Por exemplo, se for um evento com estantes, onde os estandes dessas empresas ficarão, o que elas poderão fazer, etc.

Acrescente, ainda, como ficará a disposição dos logotipos dos patrocinadores nos materiais de divulgação – o que inclui, camisas, cartazes, posts nas mídias sociais, infláveis promocionais, wind banners, etc.

Fica a dica: seja flexível e aceite opiniões e ideias dos patrocinadores. Se eles estão interessados em ajudar, as chances de patrocinarem aumentam.

Outra dica: peça apoio da mídia local para a divulgação prévia do evento e a cobertura no dia. É uma ótima contrapartida saber que o evento que as empresas patrocinarão terá uma divulgação em massa.

E então, aprendeu como conseguir patrocinadores? Não é uma tarefa simples, mas certamente pode trazer ótimos benefícios e parcerias duradouras para a sua marca.

Nesse caso, complemente o assunto e aprenda como divulgar os patrocinadores de eventos com wind banners – uma ferramenta que pode fazer toda a diferença para a sua marca e a de seus apoiadores. Até a próxima!

Luis Silvestre
Luis Silvestre
Luis Silvestre é proprietário e fundador da RVB Balões e Infláveis empresa com 20 anos e líder de mercado na fabricação de infláveis promocionais. No Balonismo é tetracampeão brasileiro e presidente da Federação Paulista de Balonismo. Em 2017, com sua esposa Livia Silvestre e sócia Amanda Ferreira fundaram a GoBanners Comunicação Visual, empresa focada na produção de Wind Banners e Banners Roll Up.

1 Comment

  1. […] fim, os patrocinadores são verdadeiros aliados na hora de divulgar um evento esportivo. Além da verba financeira para […]

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: