Você já parou para pensar sobre a importância do planejamento de marketing para pequenas empresas?
Pois precisa pensar. Quando a gente para e coloca no papel um plano bem estruturado, fica bem mais fácil conduzir as ações e fazer os ajustes necessários quando for preciso.
Portanto, saiba por onde começar a traçar um caminho a seguir do seu atual momento rumo a escalada do seu negócio.
O planejamento de marketing – também chamado de plano de marketing – nada mais é do que um documento que direciona todos os investimentos e esforços de marketing da empresa.
Portanto, o planejamento de marketing para pequenas empresas é um plano de gestão, que guiará todas as ações de marketing com determinados objetivos.
São muitas as vantagens de elaborar esse documento, as quais podemos destacar:
Saiba mais: Como planejar uma ação promocional?
Mesmo que você faça apenas uma única ação de marketing ou várias delas ao longo do ano, é preciso definir os objetivos.
Eles podem ser vários, tais como:
A partir da definição dos objetivos do planejamento de marketing para pequenas empresas, trace todas as metas que deverão ser alcançadas – com seus números e prazos.
No marketing, a persona é a representação fictícia do seu cliente ideal com base em características e informações reais que você coletou por meio de pesquisa.
Essa etapa é fundamental para você saber exatamente quais tipos de ações de marketing e quais canais de comunicação deve direcionar seus esforços para atingir seu potencial cliente (que no marketing, chamamos de lead).
Portanto, além das questões mais simples, como dados demográficos, idade, estado civil, profissão, média salarial, etc., também levante informações como hobbies, canais de comunicação que seus clientes utilizam, seus desejos, anseios, medos e dúvidas (relacionados ao seu mercado de atuação).
Existem várias ações de marketing que podem ser feitas para você atingir seus objetivos. Crie estratégias tanto no ambiente digital quanto em locais físicos para atrair mais pessoas e aumentar a visibilidade da sua marca.
Por exemplo: ao mesmo tempo em que você pode criar uma campanha com o uso de hashtags nas rede sociais, pode fazer ações de trade marketing em locais estratégicos e participar de eventos.
Neste post aqui damos algumas ideias de ações de marketing.
Não se esqueça de criar um cronograma de ações, com as datas, os materiais e a equipe responsável.
Após definir as estratégias, o próximo passo do planejamento de marketing para pequenas empresas é definir o orçamento e fazer o levantamento dos investimentos e dos materiais a serem adquiridos.
Nessa hora, vale a pena pensar em ferramentas que podem ser reutilizadas em diversos tipos de ações, como é o caso dos diversos tipos de banners e também de infláveis promocionais.
Por fim, defina os indicadores de desempenho (KPIs) para monitorar e avaliar se as ações estão sendo um sucesso ou se algo precisa ser ajustado.
Escolha métricas fáceis de serem mensuradas e que vão de encontro ao cumprimento dos objetivos estabelecidos no planejamento de marketing para pequenas empresas.
Vamos complementar este assunto? Uma das estratégias de marketing é o patrocínio de eventos para aumentar a visibilidade da marca.
Saiba agora como a sua empresa, como patrocinadora de um evento, pode divulgar sua marca com wind banners.