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Você já parou para pensar sobre a importância do planejamento de marketing para pequenas empresas?

Pois precisa pensar. Quando a gente para e coloca no papel um plano bem estruturado, fica bem mais fácil conduzir as ações e fazer os ajustes necessários quando for preciso.

Portanto, saiba por onde começar a traçar um caminho a seguir do seu atual momento rumo a escalada do seu negócio. 

O que é um planejamento de marketing?

O planejamento de marketing – também chamado de plano de marketing – nada mais é do que um documento que direciona todos os investimentos e esforços de marketing da empresa. 

Portanto, o planejamento de marketing para pequenas empresas é um plano de gestão, que guiará todas as ações de marketing com determinados objetivos.

São muitas as vantagens de elaborar esse documento, as quais podemos destacar:

  • A empresa passa a conhecer melhor seu mercado e seus concorrentes;
  • A empresa passa a conhecer melhor o seu cliente e as características de seus potenciais clientes;
  • Os orçamentos de marketing ficam melhor distribuídos, evitando gastos desnecessários;
  • As ações ficam mais eficientes e a equipe mais produtiva, pois sabe exatamente o que deve ser feito;
  • Os resultados das ações podem ser medidos, o que facilita ajustes necessários e o fortalecimento do que está dando certo.

Saiba mais: Como planejar uma ação promocional?

Por onde começar o planejamento de marketing para pequenas empresas?

Faça uma análise do mercado e da sua empresa

  • Quais são os pontos fortes da empresa?
  • Quais são os pontos fracos da empresa?
  • Quais são as oportunidades (internas e externas)?
  • Quais são as ameaças (internas e externas)?
  • Quais são os seus principais concorrentes e quais ações de marketing eles fazem?
  • Quais foram as últimas ações de marketing que a sua empresa fez e quais resultados alcançados?
  • Onde estão seus clientes? Em quais canais eles estão?

Defina os objetivos e as metas do planejamento de marketing

Mesmo que você faça apenas uma única ação de marketing ou várias delas ao longo do ano, é preciso definir os objetivos.

Eles podem ser vários, tais como:

  • conquistar mais clientes;
  • promover determinado produto;
  • aumentar o faturamento da empresa;
  • aumentar o engajamento da marca nas redes sociais;
  • atrair mais clientes para a loja física.

A partir da definição dos objetivos do planejamento de marketing para pequenas empresas, trace todas as metas que deverão ser alcançadas – com seus números e prazos. 

Levante a persona alvo das ações

No marketing, a persona é a representação fictícia do seu cliente ideal com base em características e informações reais que você coletou por meio de pesquisa.

Essa etapa é fundamental para você saber exatamente quais tipos de ações de marketing e quais canais de comunicação deve direcionar seus esforços para atingir seu potencial cliente (que no marketing, chamamos de lead). 

Portanto, além das questões mais simples, como dados demográficos, idade, estado civil, profissão, média salarial, etc., também levante informações como hobbies, canais de comunicação que seus clientes utilizam, seus desejos, anseios, medos e dúvidas (relacionados ao seu mercado de atuação).

Defina as ações de marketing

Existem várias ações de marketing que podem ser feitas para você atingir seus objetivos. Crie estratégias tanto no ambiente digital quanto em locais físicos para atrair mais pessoas e aumentar a visibilidade da sua marca.

Por exemplo: ao mesmo tempo em que você pode criar uma campanha com o uso de hashtags nas rede sociais, pode fazer ações de trade marketing em locais estratégicos e participar de eventos.

Neste post aqui damos algumas ideias de ações de marketing. 

Não se esqueça de criar um cronograma de ações, com as datas, os materiais e a equipe responsável.

Defina o orçamento 

Após definir as estratégias, o próximo passo do planejamento de marketing para pequenas empresas é definir o orçamento e fazer o levantamento dos investimentos e dos materiais a serem adquiridos. 

Nessa hora, vale a pena pensar em ferramentas que podem ser reutilizadas em diversos tipos de ações, como é o caso dos diversos tipos de banners e também de infláveis promocionais

Defina as métricas de monitoramento e avaliação

Por fim, defina os indicadores de desempenho (KPIs) para monitorar e avaliar se as ações estão sendo um sucesso ou se algo precisa ser ajustado.

Escolha métricas fáceis de serem mensuradas e que vão de encontro ao cumprimento dos objetivos estabelecidos no planejamento de marketing para pequenas empresas.

Vamos complementar este assunto? Uma das estratégias de marketing é o patrocínio de eventos para aumentar a visibilidade da marca. 
Saiba agora como a sua empresa, como patrocinadora de um evento, pode divulgar sua marca com wind banners.


Luis Silvestre
Luis Silvestre
Luis Silvestre é proprietário e fundador da RVB Balões e Infláveis empresa com 20 anos e líder de mercado na fabricação de infláveis promocionais. No Balonismo é tetracampeão brasileiro e presidente da Federação Paulista de Balonismo. Em 2017, com sua esposa Livia Silvestre e sócia Amanda Ferreira fundaram a GoBanners Comunicação Visual, empresa focada na produção de Wind Banners e Banners Roll Up.

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