Eis a verdade: não tem como se destacar no mercado de hoje sem saber o que é marketing – e sem colocá-lo em prática.
Do marketing mais simples, aquele feito boca a boca, ao mais avançado, com a utilização de tecnologias de automação de funil de vendas, as estratégias de marketing estão ao alcance de todas as empresas, de todos os segmentos.
Então, mesmo que você decida contratar uma equipe para cuidar desse setor em sua empresa, é importante você saber o que é marketing e como ele pode realmente ajudar seu negócio a prosperar.
Portanto, separe alguns minutos para ler o post de hoje. Aqui você vai entender:
Vamos lá?
Muito se fala em marketing, estratégias de marketing, planejamento de marketing, etc. Mas nem sempre paramos para entender o real significado sobre o que é marketing – e entender isso faz toda diferença.
Segundo definição do American Marketing Association (AMA), o marketing é uma atividade, um conjunto de processos de criação, comunicação, entrega e troca de ofertas de valor para consumidores, clientes, parceiros e a sociedade em geral.
Em outras palavras, o que é marketing? Trata-se de uma atividade que procura entender e atender necessidades específicas dos consumidores – e, consequentemente, aumentar o valor de uma marca no mercado e também o seu faturamento.
Ou seja, mais do que fazer com que as empresas vendam mais, o marketing ajuda na entrega de valor para diferentes públicos, gerando o melhor custo-benefício para eles. É esse valor agregado ao produto que faz com que os clientes permaneçam fieis e encantados com a empresa.
O marketing surgiu há muitos séculos, desde o início das trocas comerciais quando as cidades começaram a crescer.
Podemos dizer o marketing passou por várias fases ao longo de todo esse tempo, o que está diretamente relacionado ao comportamento do consumidor e das próprias empresas ao longo dos anos.
No início do século 20, iniciou-se a primeira fase do Marketing como conceito, o chamado Marketing 1.0. Nessa época, o foco de toda estratégia de venda era apenas o produto. Não se pensava em cliente, em público-alvo, em vantagem competitiva, em nada. A empresa tinha um produto para vender? Ela então focava seus esforços nos atributos funcionais dele para vender e pronto.
Mas em meados da década de 1950, a concorrência entre as fábricas começou a aumentar por conta de dois fatores: a revolução tecnológica e a era da informação que nascia no período – o rádio era uma potência, e, consequentemente, houve o surgimento da televisão. Eis, então, o chamado Marketing 2.0, e nele as marcas começaram a se preocupar em atender necessidades e desejos do consumidor.
Até então, tudo bem. Atender a essas necessidades continua sendo o foco das estratégias atuais de marketing. Mas, naquela época, ainda não havia a personalização de cada consumidor – ou seja, focava-se nas necessidades de um grupo grande de consumidores, e não na construção de um cliente segmentado. O foco era como o Bombril resolvia o problema das donas de casa em geral, e não no problema da Joana de Souza.
E então, surgiu o Marketing 3.0 para preencher essa lacuna. Aliás, até pouco tempo atrás estávamos vivendo essa fase do marketing, que era caracterizada por focar no indivíduo e em seus valores. Os clientes das empresas não eram apenas meros compradores, mas pessoas, com necessidades e desejos específicos. O foco dos produtos e serviços passou a ser atender a todos eles com ofertas personalizadas.
E agora? Para entender o que é marketing, saiba que estamos vivendo a fase chamada de Marketing 4.0. Esse termo foi criado por um dos maiores teóricos da Administração Moderna, Philip Kotler, em seu livro Marketing 4.0: do Tradicional ao Digital (2016), escrito em parceria com Iwan Setiawan e Hermawan Kartajaya.
Nessa nova fase do marketing, o foco é a transformação digital e como o consumidor se comporta nesse ambiente online. Nesse caso, cabe às empresas adotarem estratégias que chamem atenção do seu público dentro e fora do contexto online – e isso se faz por meio de conteúdos relevantes e úteis que te destaque dos milhares de conteúdos e estímulos que ele recebe diariamente.
No marketing 4.0, as estratégias online e offline devem ter como foco a criação de experiência para o consumidor, como é o caso do chamado Live Marketing, que já falamos aqui no blog.
Bom, depois de entender o que é marketing e em qual fase estamos vivendo, saiba que existem dezenas de tipos marketing. Aliás, são muitos tipos mesmo – mais de 80, para você ter uma ideia. Aqui, vamos elencar apenas alguns para você ter uma noção dessas diferenças.
Um bom plano de marketing envolve uma série de aspectos, podendo focar tanto na divulgação da marca quanto na divulgação de produtos específicos.
Nesse sentido, o plano de marketing vai guiar a empresa para colocar em prática as estratégias escolhidas, e, depois, mensurar os resultados.
Eis os principais pontos que devem compor o planejamento de marketing da empresa:
E então? Conseguiu entender o que é marketing e a força que ele tem no mundo em que vivemos? Então não hesite em investir nessa atividade para destacar a sua empresa no mercado e gerar valor aos seus clientes.
E por falar em se destacar, confira 4 dicas para se destacar da concorrência a curto prazo. Até a próxima!
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