Hoje vamos falar sobre um tema muito importante para quem deseja criar um design no banner que realmente atraia o público: roll up banner layout.
Não se assuste com esse nome – o roll up banner é o mesmo que banner roll up, também conhecido como “banner de rolo”, muito utilizado pelas empresas para divulgar produtos e serviços, sejam em locais internos ou externos.
O layout do banner é algo que deve ser bem pensado, pois é preciso aproveitar o espaço para divulgar a mensagem e também a marca de forma objetiva e clara.
Por isso, hoje vamos dar algumas dicas de roll up banner layout para você colocar em prática em todas as ações promocionais com banners para atrair muitos clientes.
O roll up banner, como já explicamos neste post aqui, é um tipo de banner composto apenas de duas partes: um porta banner (suporte) e um banner impresso.
Por esse minimalismo, ele é um dos tipos de banners mais utilizados, já que saber como montar um banner roll up é muito simples e o preço é bastante acessível. Basta puxar o banner impresso (ele já é entregue preso ao porta banner) e prendê-lo na base.
O roll up banner pode ser produzido em diferentes medidas, mas uma das mais utilizadas é a de 2 m de altura x 80 cm de largura – um verdadeiro mockup, perfeito para ações promocionais. O material é impresso em uma lona premium, na qual não há trama ou encanoamento nas laterais, deixando seu layout ainda mais bonito.
Como nós lemos da esquerda para a direita, leve isso em consideração na hora de criar o layout do seu banner roll up. A mensagem deve ser clara e objetiva, cuja leitura comece nesta direção da esquerda para a direita.
Mas preste atenção na dica a seguir, que complementa esta primeira:
A parte de cima do roll up banner layout deve ser reservada para o logotipo e a mensagem principal da ação. Ou seja: o que for mais importante, mantenha ao nível do olhos do público – levando em consideração o tamanho do banner e uma pessoa de estatura mediana.
E aqui vai uma dica importante: quando visualizamos um layout impresso, geralmente começamos a olhar na ponta superior direita. Portanto, ali é um lugar ideal para que você acrescente o logotipo, uma frase ou um efeito visual para que atraia o público para a leitura do restante do banner (leitura essa da esquerda para a direita).
O roll up banner layout deve chamar atenção, mas não da forma errada. Ou seja, nada de poluição visual para que a pessoa não se perca e não absorva a mensagem.
De forma geral, basta incluir apenas uma imagem e ela precisa ser em alta resolução (mínimo de 300 dpi na escala CMYK).
Outra dica importante de roll up banner layout é quanto ao uso de cores. Elas precisam ser as mesmas da identidade visual do seu negócio, pois quanto mais a sua identidade for colocada nas peças publicitárias, mais ela será fixada na mente do público.
Mas fique atento quanto ao contraste necessário entre a cor do banner e a cor dos textos. Ela não deve dificultar a leitura – por exemplo, em vez de usar branco e amarelo juntos, utilize cores mais contrastantes, como amarelo e preto, ou amarelo e azul.
O círculo cromático pode te ajudar a entender quais são as cores que se complementam e criam uma harmonia visual:
Um bom roll up banner layout também deve conter as informações de contato da empresa para que as pessoas saibam onde podem encontrá-las, seja nos meios físicos ou digitais.
Dependendo do seu público, uma boa ideia é acrescentar QR Code no canto do banner, para que, ao apontar a câmera do smartphone, a pessoa seja direcionada a uma página específica da empresa – o site, o e-commerce, a landing page da promoção específica, a página das redes sociais, etc.
E então, pronto para adquirir o seu banner roll up? Então faça um orçamento com a equipe da GoBanners. Nós podemos ajudar você com as melhores dicas de layout para o seu produto específico.