Pensar em um texto para banner pode ser um desafio, não é mesmo? Afinal, trata-se de uma parte importante da comunicação visual e que pode ser crucial para atrair a atenção do seu público.
Além disso, o espaço destinado ao texto é limitado, fazendo com que muita gente não consiga pensar em algo objetivo e que comunique realmente o que se deseja.
Por isso, separamos algumas dicas importantes para te ajudar nessa tarefa!
É para vender? Para convidar para um evento? É o lançamento de um novo produto, uma promoção ou o cardápio do dia?
A primeira dica para definir o texto para banner é saber exatamente qual é o objetivo da comunicação.
A partir daí, fica mais fácil elaborar as frases certas, como veremos nas próximas dicas.
Objetividade é a palavra-chave para escrever o melhor texto para banner. Em certos casos, basta uma frase curta para passar a informação pretendida: “Toda a loja com 50% de desconto”.
Lembre-se de que você tem pouco tempo para transmitir a mensagem que deseja, então menos é sempre mais.
E caso precise acrescentar mais informações no banner, você pode usar a hierarquia no texto, como um título em destaque com letra maior e um subtítulo com letra menor.
“SÓ HOJE! Toda a loja com 50% de desconto”.
No exemplo acima, além do texto ser objetivo, também foi utilizado um gatilho mental que cria um senso de urgência em quem estiver lendo: Só hoje – ou seja, a pessoa tem pouco tempo para tomar a decisão de compra.
Independentemente do tamanho do seu banner, é aconselhável acrescentar informações de contato no layout.
Seja um e-mail, site, telefone, WhatsApp, redes sociais ou até um QR Code, esse recurso é importante, principalmente por conta do espaço limitado do texto para banner.
Dessa forma, mesmo que a pessoa não entre em seu estabelecimento na hora, ela pode salvar o contato da sua empresa para conhecer posteriormente.
Além disso, você também pode levar esse público a ter informações extras e até fazer parte de ações promocionais, no estilo: “aponte a sua câmera para o QR Code e pegue um cupom de desconto”. Essa é uma excelente maneira de unir o marketing online com o offline.
Dependendo do tamanho e do formato do seu banner, vale a pena investir em vários desses produtos para colocar mais informações que chamem a atenção das pessoas.
Por exemplo: dê uma olhada na imagem abaixo. São três wind banners e cada um deles com uma mensagem diferente que se complementam para um objetivo: vender matrículas.
E para complementar ainda mais, um banner roll up também foi utilizado com ainda mais informações sobre a escola de idiomas.
Enquanto os wind banners podem ser colocados na fachada da escola, o banner roll up pode ser instalado logo na entrada.
Por fim, uma dica final diz respeito a tornar a leitura do texto para banner legível, inclusive há alguns metros de distância.
Para isso, além do tamanho da fonte precisar ser adequado, utilize um contraste entre as letras e o fundo – por exemplo: letras brancas com fundo vermelho. Isso facilita bastante a leitura.
Lembre-se sempre: você tem poucos segundos para atrair a atenção de uma pessoa que passar pelo seu banner. Por isso, capriche no texto e em todo o layout!
Gostou das dicas para você pensar no melhor texto para banner? No próximo post, vamos falar sobre as dicas gerais para você personalizar o seu banner e deixá-lo com o melhor layout possível. Confira!