Comunicação visual: o que é e como usar banners na estratégia
Amanda Ferreira
16 de setembro de 2025
Sendo a comunicação visual um dos principais recursos para atrair a atenção de potenciais clientes e aumentar as vendas, nada mais justo do que investir nas ferramentas mais adequadas.
Neste artigo, vamos destacar uma dessas ferramentas: os banners. Apesar de serem tradicionais, eles continuam oferecendo diversas vantagens e possibilidades para empreendimentos físicos – sem falar do excelente custo-benefício.
Por isso, continue a leitura para saber como utilizar banners na comunicação visual do seu negócio!
O que é comunicação visual?
Comunicação visual é um recurso que utiliza elementos visuais para comunicar algo. Em empresas, ele serve para mostrar produtos, serviços e outras informações relevantes, tornando o seu negócio identificável pelo público.
Os elementos de uma comunicação visual podem ser:
- vídeos;
- cores;
- logotipo;
- signos;
- desenhos;
- imagens;
- textos, etc.
A comunicação visual está em todos os lugares, tanto no ambiente virtual quanto no meio ambiente.
Nos negócios físicos, ela pode ser percebida na fachada, nas vitrines e nas diferentes propagandas de promoção da marca.
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Por que investir em comunicação visual?
A comunicação visual deve ser pensada de forma estratégica pelas empresas. Afinal, ela será o cartão de visitas, aquela primeira impressão causada na mente e no imaginário do potencial cliente.
As vantagens desse investimento são muitas. Alguns exemplos são:
- Atrai mais clientes: uma boa comunicação visual consegue captar a atenção de uma pessoa mais rapidamente, aumentando as chances dela se tornar cliente.
- Fortalece a imagem da empresa: uma comunicação atraente impacta de tal modo que ela fica gravada na mente do cliente. Quanto mais ele se expor a essa comunicação, mais facilmente se lembrará de adquirir seus produtos e serviços.
- Ajuda na tomada de decisão pela compra: os elementos visuais reforçam a comunicação e ajudam na tomada de decisão pela compra. Imagens chamativas, vídeos explicativos e outros formatos certamente são coadjuvantes importantes na hora de atrair e fidelizar clientes.
- Oferece um bom custo-benefício: em muitos casos, um simples banner na entrada do seu restaurante com a foto do prato e da promoção do dia já é o suficiente para atrair mais clientes e aumentar as vendas. Propaganda simples, mas com impacto visual.
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As consequências de NÃO investir em comunicação visual da empresa
Investir em comunicação visual não é apenas uma questão estética, mas uma estratégia essencial para o crescimento e fortalecimento da marca.
Nesse sentido, não investir em comunicação visual pode ter impactos negativos para uma empresa. Confira algumas das principais consequências:
1. Falta de reconhecimento da marca
Sem uma identidade visual consistente (logotipo, cores, tipografia), a marca pode passar despercebida e ter dificuldades em fixar-se na mente dos consumidores.
2. Dificuldade em atrair clientes
Uma comunicação visual fraca ou inexistente pode transmitir amadorismo, afastando clientes que buscam empresas confiáveis e bem estruturadas.
3. Perda de credibilidade e profissionalismo
O design influencia a percepção do público. Materiais visuais mal elaborados podem fazer a empresa parecer desorganizada ou pouco profissional.
4. Desvantagem competitiva
Empresas concorrentes que investem em comunicação visual destacam-se no mercado, deixando para trás aquelas que negligenciam essa estratégia.
5. Baixa memorização da marca
Elementos visuais bem definidos ajudam os consumidores a lembrar da marca. Sem isso, a empresa pode se tornar esquecível.
6. Menos engajamento nas redes sociais
Imagens, vídeos e outros elementos gráficos atraentes aumentam a interação do público nas redes. Sem um bom design, os conteúdos podem não gerar engajamento.
7. Ineficiência na comunicação
A comunicação visual facilita a transmissão de mensagens. Se a empresa não a utiliza corretamente, pode ter dificuldade em comunicar promoções, diferenciais e informações importantes.
8. Impacto negativo nas vendas
A falta de uma comunicação visual bem trabalhada pode resultar em menos clientes interessados e, consequentemente, em uma redução nas vendas.
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Dicas de uso de banners para a comunicação visual
Bom, até o momento, vimos que a comunicação visual é um investimento fundamental para destacar o seu negócio dos concorrentes.
E se tem uma ferramenta simples e que continua sendo muito eficaz é o uso de banners de divulgação.
Existem diferentes formatos de banners para diferentes estratégias de comunicação visual. Mostraremos sobre quatro modelos a seguir:
1. Banner roll up
O banner roll up tem aquele formato mais tradicional, mas que é uma excelente ferramenta de comunicação visual quando a empresa precisa divulgar vários elementos na mensagem, como texto e imagem.
Aquele exemplo do banner no restaurante, que citamos um pouco acima aqui no artigo, exemplifica bem.
Ele é ótimo para ser colocado na entrada do estabelecimento e também em outros lugares, como em stands de eventos e dentro do PDV.
2. Wind Flag Banner
Já o Wind Flag Banner é a ferramenta de comunicação visual ideal para estratégias de branding, ou seja, de reforço da marca na mente do cliente.
Ele tem o formato de uma pena ou gota invertida e pode ser instalado no solo ou pendurado em outros lugares, como cercas e alambrados.
Experimente colocar o Wind Flag Banner (ou vários deles) na entrada da sua loja. Certamente causará um grande impacto visual e as pessoas prontamente identificarão o seu negócio.
3. Boneco interativo
O boneco interativo é um exemplo de comunicação visual criativa e que foge do convencional.
Ele pode adquirir tanto o formato cilíndrico quanto outras formas e quando o motoventilador é ligado à energia elétrica, ele produz aquele efeito “fora de controle”.
Utilize o boneco interativo em ações promocionais, grandes liquidações e outras estratégias de aumento das vendas.
4. Mochila pirulito
A mochila pirulito é ideal para a comunicação visual itinerante, onde promotores de vendas percorrem diferentes lugares para divulgar o negócio.
Ela pode ser utilizada em diferentes ações, tais como:
- auxílio em ações de panfletagem;
- campanhas políticas;
- divulgação de marcas;
- bilheteria itinerante para venda de ingressos;
- sinalização de equipe de apoio em eventos.
E então? Gostou de saber que os banners são ferramentas eficazes de comunicação visual?
No próximo post, saiba como montar essa comunicação na prática utilizando os banners.






