Além de atrair novos clientes, a tarefa de fidelizar clientes precisa ser rotina em todas as empresas que desejam crescer e melhorar o posicionamento de suas marcas no mercado.
No entanto, para que um negócio cresça de forma sustentável, é preciso que haja a chamada recorrência. O mesmo cliente precisa voltar para comprar em sua loja, seja o mesmo produto, ou, ainda, outros produtos.
E se estamos falando em fidelizar clientes, estamos falando também de pós-vendas – ou seja, de manter o relacionamento com eles de modo que eles retornem constantemente ao seu estabelecimento para comprar.
Portanto, confira algumas dicas importantes para fidelizar clientes em seu negócio, mesmo em tempos de crise.
Os programas de fidelidade são táticas antigas, mas que continuam fazendo sucesso entre os clientes.
Essa estratégia consiste em oferecer benefícios aos clientes em troca de novas compras. Os benefícios podem ser, por exemplo:
Por isso, crie uma política de fidelização e estabeleça a quantidade mínima de compras que precisam ser feitas para que os clientes recebam os benefícios. Vale até criar um cartão fidelidade, que pode ser físico ou digital, para que os clientes acompanhem seus desempenhos.
Diminuir a burocracia está diretamente relacionado a aumentar a experiência de compras para fidelizar clientes.
Vamos a um exemplo.
Você tem uma loja de eletrodomésticos, e, para concluir uma venda, o cliente precisa:
Quanto tempo o cliente levou para comprar esse produto? Será que não daria para diminuir a burocracia?
Esse exemplo também é aplicável para e-commerces:
Não é muita burocracia?
Pense nisso. Facilitar a agilizar o processo de compras do cliente ajuda a fidelizá-lo.
Outra dica para fidelizar clientes é tratá-los como VIP, caso já sejam compradores recorrentes.
Oferecer um tratamento VIP pode significar muitas coisas, como, por exemplo, acesso a descontos exclusivos, planos personalizados, prioridade no lançamento de produtos, distribuição de brindes para novas compras, participação em sorteios para clientes fiéis, etc.
A ideia é que eles se sintam ainda mais especiais em sua loja, deixando-os satisfeitos. Consequentemente, isso pode gerar um retorno positivo à sua marca, como avaliações positivas nas redes sociais, recomendações, etc.
Saiba mais: como a divisória antiviral ajuda a proteger clientes e funcionários em seu estabelecimento físico.
Ouvir o que o seu cliente tem a dizer é importante para traçar estratégias de fidelização. Portanto, disponibilize todos os canais de atendimento para ouvir opiniões, críticas e sugestões de melhorias.
Se um cliente reclamou do atendimento, é preciso entender o que realmente aconteceu e traçar estratégias para contornar a situação e não perdê-lo.
Abrir os canais de comunicação para fidelizar clientes também diz respeito a se aproximar deles também nas redes sociais. Essa medida estreita o relacionamento e permite que as pessoas se sintam mais à vontade para interagir com a sua empresa.
Leia também: Dicas para fortalecer a marca em tempos de crise.
Por fim, crie ações promocionais periodicamente para atrair os seus clientes, tanto em datas tradicionais do comércio quanto em datas especiais.
Vale pensar em queimas de estoque, descontos progressivos na compra de mais de um item, distribuição de brindes, sorteios no interior da loja, etc. Use e abuse da sua criatividade para vender mais, e, de quebra, fidelizar clientes.
Bom, mas para que as ações promocionais atraiam as pessoas ao seu estabelecimento, você precisa divulgá-las. Nesse caso, saiba como o wind flag banner é uma ferramenta simples e que te ajuda nessa tarefa.