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Ações promocionais no PDV: 6 dicas e seus benefícios
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Seja na venda de produtos ou de serviços, as ações promocionais precisam fazer parte da rotina das empresas para fidelizar os clientes, e, claro, conquistar novos.

Mas muitos empreendedores acabam pensando que esse tipo de ação trata-se apenas de oferecer descontos ou demonstrar a utilidade do produto em um ponto de venda, como em um supermercado, por exemplo, de forma aleatórias ou quando as vendas não vão bem.

Mas as ações promocionais vão além. Elas exigem objetivos concretos, planejamento estratégico e o uso de ferramentas simples para verdadeiramente gerar engajamento com a marca. Então, vamos te ajudar a pensar em suas ações promocionais com algumas dicas simples e práticas!

1. Elabore o objetivo da sua ação promocional

Em primeiro lugar, você e sua equipe precisam parar por uns instantes e pensar nos objetivos da ação promocional que pretendem realizar. Somente com essa tarefa feita é que vocês terão um norte para traçar as metas e as ferramentas a serem utilizadas.

Em se tratando de ações promocionais, existem vários objetivos, que podem ser, por exemplo:

  • apresentar um novo produto;
  • reduzir o estoque no ponto de venda;
  • aumentar o tráfego de pessoas no ponto de venda;
  • aumentar o número de consumidores, incentivando-os a experimentar e a comprar o produto;
  • estimular a fidelização dos clientes atuais;
  • aumentar a participação da marca no mercado;
  • diferenciar a marca de seus principais concorrentes.
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2. Conheça o perfil dos seus clientes

Outro ponto importante é você conhecer bem o perfil dos seus clientes. Seus gostos, necessidades, desejos, preocupações – dessa forma, você consegue criar ações promocionais que vão impactá-los, gerando identificação com a sua marca.

Além disso, você também consegue segmentá-los e agrupá-los em diferentes categorias, ao direcionar estrategicamente os produtos e serviços.

3. Coloque no papel o planejamento das ações promocionais

Um bom planejamento de ações promocionais precisa conter:

  • os objetivos da ação promocional;
  • a justificativa para a realização da ação promocional;
  • o público-alvo que precisa ser atingido pela ação promocional;
  • o conceito da ação (tema, mensagem a ser passada ao público, etc.);
  • o tipo de ação que será realizada;
  • como a ação promocional será realizada na prática;
  • quais recursos serão disponibilizados para a ação, tanto humanos quanto financeiros;
  • como será divulgada a ação promocional para atrair o público;
  • como os resultados serão medidos e avaliados.
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4. Informe e treine a sua equipe sobre as ações promocionais

Ações promocionais devidamente planejadas, é hora de informar e treinar a equipe para a ação.

É importante que haja um treinamento na linguagem a ser utilizada, na técnica de abordagem, e, claro, no conhecimento sobre o produto ou serviço a ser oferecido. Dessa forma, os colaboradores ficarão mais seguros e preparados para atender a todas as dúvidas das pessoas, e, claro, cumprirem as metas estabelecidas.

E então, o que achou? Esse é um dos primeiros e principais passos a serem dados para que todas as suas ações promocionais tenham sucesso.

Agora vamos falar sobre uma importante ferramenta de comunicação que você pude utilizar em suas ações promocionais: os wind banners. Leia o post com atenção e saiba como eles podem se encaixar em suas estratégias. Até a próxima!

Luis Silvestre
Luis Silvestre
Luis Silvestre é proprietário e fundador da RVB Balões e Infláveis empresa com 20 anos e líder de mercado na fabricação de infláveis promocionais. No Balonismo é tetracampeão brasileiro e presidente da Federação Paulista de Balonismo. Em 2017, com sua esposa Livia Silvestre e sócia Amanda Ferreira fundaram a GoBanners Comunicação Visual, empresa focada na produção de Wind Banners e Banners Roll Up.

2 Comments

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