Vender pelo WhatsApp Business vai muito além de passar o dia oferecendo ofertas e mostrando produtos. Aliás, essa ferramenta de mídia também precisa do mesmo planejamento e cuidados que você tem com as outras ferramentas, como e-mail, blog e redes sociais.
Em outras palavras, sem a estratégia certa, a sua empresa corre o risco de ser prontamente bloqueada por sair divulgando produtos errados para um público errado.
Então, sem mais delongas, separamos algumas dicas importantes para você colocar em prática ainda hoje – aliás, a dica inicial é esta: não venda pela WhatsApp comum; aprenda a vender pelo WhatsApp Business.
Afinal, lembre-se que:
Antes de entender melhor qual é a força de utilizar o WhatsApp Business para vender produtos e serviços, uma analogia é necessária: o aplicativo funciona como um telefonema, mas por escrito.
Isso quer dizer, pelo menos, três coisas:
O objetivo central do WhatsApp Business é o mesmo do WhatsApp comum: favorecer uma comunicação clara, rápida e individualizada. Ou seja, as mensagens precisam ser divulgadas de forma personalizada de acordo com o perfil de cada um dos seus clientes, da mesma forma que isso é feito em uma ligação telefônica.
Entendido isso, continuemos a falar sobre o WhatsApp Business.
O WhatsApp Business é um aplicativo (também gratuito) específico para pequenas e médias empresas. Lançado em 2018, ele conta com uma série de recursos profissionais que ajudam na interação entre a empresa e seus clientes.
Falando especificamente de marketing, o WhatsApp Business é uma ótima ferramenta do chamado Marketing Conversacional. Nesse tipo de estratégia, a empresa foca na construção de um relacionamento um-a-um com os clientes e potenciais clientes.
Bom, mas por que optar vender pelo WhatsApp Business em vez do WhatsApp convencional? Por vários motivos:
O primeiro contato da empresa com o cliente via WhatsApp Business pode ser bem planejado para que ele se sinta valorizado.
Como assim? Em vez de enviar uma mensagem “pronta”, encontre algum gatilho para iniciar a conversa. Gatilho aqui quer dizer encontrar alguma informação que somente você o seu cliente saibam, o que pode ser, por exemplo:
A partir de um desses assuntos, comece a conversa. “Boa tarde, fulano! Tudo bem? Como hoje é o seu aniversário, queremos presentear você com um desconto de X% em sua próxima compra”. Ou, ainda: “Bom dia, fulano! Tudo bem? Como você adquiriu recentemente o produto X, gostaria de saber se você tem alguma dúvida sobre ele e aproveitar para oferecer um produto que pode complementar seu uso”.
A ideia é fazer com que o cliente saiba que você realmente está falando com ele, e não com um contato aleatório para vender mais.
Outra dica para vender pelo WhatsApp Business é investir nos recursos de áudio e chamada de vídeo para aperfeiçoar o atendimento aos clientes. Aliás, poucas empresas utilizam esse recurso, o que já torna você um diferencial.
No caso do envio de mensagens de áudio, você pode utilizar para explicar alguma informação mais detalhada, que precisa ficar bem clara. Mas cuidado com áudios longos! Envie mensagens de, no máximo, 1 minuto.
Quanto às chamadas de vídeo, elas podem ser utilizadas para você agendar um atendimento mais personalizado, como uma reunião ou a demonstração de um produto, por exemplo. Mas atenção: sempre peça autorização dos clientes antes de iniciar a chamada, combinado?
Dicas extras:
Agora, fique atento à dica final: a partir de agosto de 2020, entrará em vigor a chamada Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). A Lei nº 13.709/2018, diz respeito a coleta, ao uso e ao tratamento dos dados pessoais por parte de empresas públicas e privadas.
Nesse caso, a empresa está obrigada a solicitar autorização de todos antes de coletar dados pessoais. Isso quer dizer que se um cliente entrou em sua loja, você pegou o contato telefônico dele e começou a enviar mensagens via WhatsApp sem a prévia autorização, poderá sofrer sanções, que inclui o pagamento de multa.
Então, é importante que a sua empresa se adapte à Lei o quanto antes. Na prática, sempre colha a autorização prévia (por escrito ou por meios digitais) dos clientes e potenciais clientes antes de coletar qualquer dado pessoal. Além disso, a empresa também será obrigada a informar no momento da autorização o objetivo da coleta dos dados de forma clara.
Aliás, se você quiser saber mais sobre a LGPD, deixe o seu comentário que faremos um post especial sobre isso, com dicas de como a sua empresa pode se adequar o quanto antes a ela.
E então? Preparado para vender pelo WhatsApp? Complementando esse assunto, conheça todas as vantagens e como funciona o chamado processo de vendas – ele é indispensável para todas as suas estratégias, sejam elas on-line ou off-line.
Até a próxima!
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