
Você, mais uma vez, fez aquela lista enorme de metas que precisa cumprir na empresa durante o ano? Precisa definitivamente aprender a ser mais produtivo e aumentar as vendas para que o negócio cresça e amadureça?
Então está no lugar certo. Aqui vamos direto ao ponto: jogue a sua lista fora.
Quer ser mais produtivo e vender mais? Vamos focar em uma coisa: organização. Se você criar o hábito de ser organizado na empresa, essa virtude vai te “puxar” automaticamente para outras, como numa espécie de teia de aranha. Quando um fio central é puxado para cima, os demais também sobem.
Ok, o seu objetivo profissional do ano será o de “ser organizado”. Mas isso é muito vago, não é mesmo? Vamos ser mais específicos: a sua meta do ano, a virtude que você vai desenvolver e que, automaticamente, fará com que outras coisas sejam feitas, é a de organizar os dados da sua empresa, por exemplo. Agora fica mais fácil visualizar, não é mesmo?
Então, vamos te dar abaixo algumas dicas simples para você organizar os dados da sua empresa e as consequências de você fazer isso – como ser mais produtivo e aumentar as vendas, que é o tema do nosso artigo de hoje!
1. Faça um mapeamento dos processos da empresa
A falta de organização dos processos internos é um dos principais entraves que paralisam a sua produtividade e o crescimento da empresa. E, mesmo assim, ele é um dos itens mais negligenciados por elas, que estão sempre às voltas com uma rotina intensa.
Mas se você não arrumar a casa, onde vai encontrar as soluções e os problemas que precisa resolver?
Então, o primeiro passo é você fazer um mapeamento de todos esses processos internos. Dá uma olhada nesse vídeo curto que te ajuda a entender como fazer isso:
2. Segmente a sua base de clientes
Organizar a sua base de clientes é muito importante para que as suas estratégias de marketing e vendas sejam mais certeiras, e, assim, você evite ao máximo o desperdício financeiro em campanhas que não cheguem ao seu público.
E como as pessoas são diferentes, mesmo dentro de um mesmo nicho de mercado, é preciso segmentá-las – e uma segmentação nada mais é do que estudar as informações relevantes do perfil do seu consumidor.
Comece escolhendo e separando cada um de seus clientes por certos critérios de segmentação, tais como:
- Geográfico: local de moradia do cliente (cidade, estado, região, país, etc.);
- Demográfico: idade, sexo, renda, profissão, escolaridade, estado civil, tamanho da família, etc.;
- Personalidade: comportamento do cliente relacionado à sua personalidade e estilo de vida (timidez, extroversão, impulsivo, conservador, etc.);
- Comportamental: motivações de compra, necessidades, desejos, medos.
- Hábitos: hobbies, redes sociais, sites preferidos na internet, hábito de ler e-mail, etc.
Depois de segmentados, aí você consegue ser mais produtivo, pois consegue definir a política de marketing e a jornada do cliente de cada uma dessas bases de clientes.
E se você não tem informações sobre os seus clientes? É hora de correr atrás dela por meio de pesquisas e preenchimento de cadastros!
“Ok, mas onde guardar todas essas informações?” – essa é a próxima dica:
3. Integre todos os dados em uma única plataforma
Quando você mapeia os processos e segmenta a sua base de clientes, o próximo passo é integrar todas essas informações em um só local para tê-los à mão facilmente. Então, esqueça cadernos, e-mail, planilhas, blocos de nota…Esqueça mesmo.
Uma empresa organizada e funcional precisa usar a tecnologia a seu favor, pois isso eleva o nível de atendimento dela. E se tem um software que ajuda nesse processo é o CRM (Customer Relationship Management). Ele te dá a possibilidade de reunir todas as informações e os passos dos seus clientes, em um sistema totalmente personalizado e voltado à realidade da sua empresa.
E a consequência disso? O seu time de vendas fica mais produtivo, mais organizado, elimina tarefas manuais e consegue focar em aumentar as vendas.
4. Treine o seu time para que ele seja mais produtivo e organizado

Por fim, treine a sua equipe para que ela continue mantendo as informações organizadas e centralizadas, pois o resultado de todo esse esforço dependerá da colaboração de todos.
Na prática, você pode treinar e também criar uma política de organização dos processos. Todos devem segui-la, sem exceção – inclusive você. Todos precisam estar verdadeiramente cientes de suas funções, responsabilidades e compromissos com a empresa.
Viu como um único objetivo pode te levar a alcançar resultados incrível durante o ano? Então comece a se organizar hoje mesmo! Depois de você ter chegado ao objetivo, chegou a hora de vender mais: confira dicas para realizar ações promocionais de sucesso em seu negócio. Até a próxima!