Durabilidade-dos-Banners-GoBanners
Você sabe qual é a durabilidade dos banners GoBanners? Conheça!
29 de junho de 2021
5 dicas de marketing fundamentais para inauguração de loja
7 dicas de marketing fundamentais para inauguração de loja
23 de julho de 2021

Neste artigo, vamos esclarecer uma dúvida comum que pode acometer farmácias e laboratórios: afinal, qual é a melhor maneira de divulgar os tipos de teste de Covid?

Bom, o primeiro passo é a informação. Todos os colaboradores precisam saber quais são esses tipos de testes e para quais casos eles são indicados. Afinal, os clientes precisam se sentir seguros, certo?

Por isso, vamos lá! 

Os tipos de teste de Covid

Atualmente, existem quatro tipos de teste de Covid: RT-PCR, PCR-Lamp, Antígeno e Sorologia.

RT-PCR: teste padrão de referência

Esse é um dos tipos de teste de Covid mais divulgados, pois é colhido através do swab nasal. Ele é considerado o teste padrão de referência.

Na prática, um cotonete de tamanho grande recolhe a secreção respiratória ao ser introduzido na garganta ou no nariz da pessoa. 

Em seguida, o material recolhido entra em contato com o material genético do vírus vivo de Covid. A precisão do resultado pode ultrapassar os 90%.

O RT-PCR deve ser realizado do 3º ao 7º dia de sintomas de Covid, ou, caso a pessoa tenha tido contato com alguém que testou positivo. O resultado sai entre 24h e 48h. 

É importante dizer que esse teste é feito a partir de um pedido médico. 

Antígeno

O Antígeno também é um dos tipos de teste de Covid considerados rápidos. 

Ele utiliza o swab nasal (cotonete) em busca de fragmentos de vírus (proteínas) para apontar se existe alguma infecção. O resultado sai em 30 minutos. 

No entanto, esse teste não é tão preciso e pode apresentar altas taxas de falso positivo ou falso negativo. 

PCR-Lamp

Trata-se de um teste molecular rápido e fácil de ser feito. Aliás, ele pode ser adquirido diretamente pelo cliente final sem pedido médico.

No PCR-Lamp, uma pequena amostra de saliva é colhida e, em seguida, deve ser levada ao laboratório. O resultado costuma sair entre 24h e 48h. 

Esse tipo de teste de Covid pode ser feito entre o 1º e o 7º dia dos sintomas, ou, ainda, por pessoas assintomáticas que tiveram contato com pessoas infectadas. O resultado costuma ter mais de 90% de eficácia.  

Sorologia (IgM e IgG)

A sorologia é um dos tipos de teste de Covid que são feitos a partir da coleta de sangue.

Na prática, o laboratório identifica a presença de anticorpos das classes IgM, IgA ou IgG, que atuam contra as proteínas do coronavírus. 

Aqui é importante dizer que a presença desses anticorpos não significa que a pessoa está protegida contra a Covid, mas sim, que ela foi exposta ao vírus (incluindo outros tipos de coronavírus) – seja por infecção natural ou após a vacina. 

O resultado costuma sair em 4 horas e são indicados para duas semanas após os primeiros sintomas. Ou seja, é um exame pós-Covid. 

Como laboratórios e farmácias podem divulgar os testes de Covid? 

Existem algumas dicas específicas para que farmácias e laboratórios possam atrair mais clientes para os testes de Covid. 

Vamos a elas:

Divulgue conteúdo sobre o tema nas redes sociais

As redes sociais servem para você estreitar o relacionamento com os clientes. Por isso, nada melhor do que divulgar conteúdo de qualidade para atrair mais pessoas.

Na prática, publique periodicamente posts sobre os diferentes tipos de teste de Covid, informando que a sua farmácia ou laboratório oferece a melhor qualidade em relação aos testes e aos resultados.

Abra enquetes, caixinhas de perguntas, tire dúvidas e responda aos comentários dos clientes.

Crie um WhatsApp específico para teste de Covid

Outra dica de divulgação dos tipos de testes de Covid é separando um canal de atendimento aos clientes da farmácia ou do laboratório apenas para esse tema – como o WhatsApp Business

Dependendo da taxa de procura, pode ser um meio da equipe prestar um atendimento mais individualizado e personalizado, principalmente se a pessoa está com sintomas de Covid, e, portanto, não pode sair de casa. 

Além disso, vale ressaltar que é sempre importante alertar aos clientes quanto aos cuidados, às formas de prevenção e quando procurar ajuda médica. 

Forneça um site para agendar o teste de Covid

Algumas redes de farmácias e laboratórios já estão fazendo isso. Separe uma página no site oficial da empresa para que as pessoas consigam agendar a realização dos testes ou a compra dos itens.

Essa é outra maneira de levar praticidade e conforto aos clientes. Além disso, não se esqueça de divulgar esses canais de atendimento e de agendamento nas mídias que seus clientes consomem.

Coloque banners informativos na entrada dos estabelecimentos

É necessário divulgar os tipos de teste de Covid de forma local. Nesse caso, nada melhor do que utilizar banners na entrada e também no interior dos estabelecimentos.

Existem diversos tipos de banner, mas os que mais se destacam atualmente são o wind banner – que é um banner no formato de bandeira – e o banner roll up, que é um banner específico para solo. 
No próximo post, saiba mais detalhes sobre a importância de um banner para atrair clientes e quais são os principais formatos.

cta comprar wind banner

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: