As adegas de bebidas continuam em alta no Brasil, mesmo em tempos de pandemia.
Segundo dados do portal Adega, o consumo de vinho, por exemplo, aumentou 25% em 2020. Então, se colocarmos nessa conta os demais tipos de bebidas, incluindo as não alcoólicas, esse número cresce.
Por isso mesmo, vale a pena investir em adegas de bebidas – e mais do que isso: é fundamental investir em divulgação, tanto online quanto off-line.
Confira algumas dicas práticas para ter sucesso e aumentar as suas vendas!
O Google Meu Negócio é disponibilizado gratuitamente pelo Google para que as empresas físicas apareçam nos resultados da pesquisa.
Ao digitar o nome da sua adega ou, ainda, “adegas de bebidas próximo a mim”, por exemplo, o card da sua loja aparece no resultado com todas as informações importantes:
Em quais redes sociais a maioria dos seus clientes está? As adegas de bebidas também podem criar perfis nessas plataformas. Afinal, essa é uma das estratégias de marketing que te aproxima dos clientes.
Nas redes sociais, poste conteúdos relevantes e que sejam do interesse dos seus clientes. É o caso de divulgar lançamentos, promoções, dar dicas de consumo junto com alimentos etc.
Estimule a participação dos seguidores e sempre responda aos comentários e às mensagens enviadas no inbox. Isso faz com que você construa autoridade no segmento.
Apenas um lembrete: fique atento à legislação e também às regras das redes sociais na hora de divulgar as bebidas alcóolicas, ok?
As adegas de bebidas também precisam investir na divulgação local. E nada melhor do que as ações promocionais para atrair mais clientes e aumentar as vendas.
Existem muitas ações que podem ser realizadas, mas vamos citar as principais:
Em todas essas ações, invista em divulgação tanto na internet quanto de forma local – coloque um banner roll up na entrada da adega, por exemplo.
Se o seu município já liberou os eventos presenciais, vale a pena investir neles para divulgar a sua adega de bebidas.
Quer um exemplo? Que tal planejar um pequeno curso de vinhos ou de cervejas para iniciantes para seus clientes e demais interessados?
Mesmo que a sua adega seja pequena, é possível reunir uma pequena quantidade de participantes. E à medida que os resultados forem positivos, você pode crescer e até alugar um espaço para esse evento.
Além disso, adegas de bebidas também costumam fazer outros eventos, como as tradicionais degustações com workshops, a formação de confrarias, além de também patrocinar eventos de outros segmentos.
Faça parcerias com os comerciantes da sua cidade e, juntos, pensem em eventos que tragam público comprador em todos os estabelecimentos.
Por fim, ainda falando de divulgação local para adegas de bebidas, invista em wind flag banners na fachada do local.
Esses banners conseguem causar um bom impacto visual por terem o formato de uma bandeira e, ainda, carregam a identidade visual da sua adega.
Quanto mais a sua marca for exposta, mais ela ficará fixa na mente do público – e ele se lembrará do seu negócio quando precisar comprar alguma bebida.
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