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Você já pensou em montar uma confeitaria delivery como renda extra – e possível renda principal no futuro?

Pois saiba que mesmo em tempos de pandemia, o setor está à todo vapor. Afinal, o próprio comportamento do consumidor mudou, aumentando a demanda por doces com entrega a domicílio, seja para festas particulares, para eventos ou para consumo no dia a dia.  

Muitos brasileiros, por diferentes motivos, migraram de trabalho e decidiram abrir pequenas confeitarias, movimentando a nossa economia.

Dados da Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria (Abip), apontam que o setor em geral conseguiu faturar mais de R$ 91 bilhões em 2020, impulsionados, principalmente, pelos produtos de fabricação própria.

Portanto, mãos à obra! Confira dicas práticas para você montar ainda neste ano a sua confeitaria delivery.

1. Pense no cardápio da sua confeitaria delivery

Antes de tudo, pense em quais doces e bolos você venderá em sua confeitaria delivery. Essa escolha deve ser feita pensando tanto em suas habilidades quanto na análise do mercado de doces da sua região.

  • Quais doces mais vendem?
  • Quais doces vendem menos por falta de quem ofereça?
  • Você vai se especializar em um só tipo de doce ou vai diversificar?
  • Será que existe um tipo de doce que ainda não é vendido em sua região?

Para você ter uma ideia, faça uma pesquisa também pela internet. Afinal, existem muitas opções, como, por exemplo:

  • Bolos de diferentes tipos e tamanhos;
  • Bolo de pote;
  • Tortas;
  • Pudins;
  • Bombons;
  • Biscoitos;
  • Palha italiana;
  • Brownies.

2. Pense em sua estrutura de trabalho

Uma confeitaria delivery geralmente começa de forma pequena, na própria casa do empreendedor. Por isso, analise bem qual será a estrutura necessária em termos de:

  • Cozinha;
  • Utensílios de preparo;
  • Eletrodomésticos (incluindo de refrigeração);
  • Embalagens;
  • Veículos e compartimentos de entrega;
  • Ferramentas de gestão de clientes (como um CRM);
  • Computadores e dispositivos móveis para receber as encomendas e realizar o atendimento aos clientes;
  • Custos fixos e esporádicos.  

3. Analise as opções de encomenda em sua confeitaria delivery

Como os seus clientes farão as encomendas? Aqui é hora de pensar na comunicação e no atendimento.

Em termos de confeitaria delivery, existem muitas opções e as escolhas mais apropriadas dependerão da sua capacidade de atendimento.

Exemplos:

  • Aplicativos de entrega (como iFood e Uber Eats);
  • Aplicativos de mensagem (como WhatsApp Business);
  • Por redes sociais;
  • Por telefone.

E não se esqueça de planejar as áreas de entrega para definir um tempo limite para os clientes receberem seus pedidos.

4. Defina a sua equipe de trabalho

No início, a sua confeitaria delivery será mais enxuta em termos de colaboradores, mas, ainda assim, é importante pensar numa estrutura mínima para criar uma boa experiência do cliente.

  • Se você for a pessoa responsável por fazer os doces, precisará de ajudantes? 
  • Quem fará o atendimento dos pedidos e as cobranças?
  • Você mesmo fará as entregas ou contratará motoboys?
  • Quem fará a administração da confeitaria delivery?

5. Comece formalizando a sua confeitaria delivery

Uma boa notícia é que você pode começar a sua confeitaria delivery sendo Microempreendedor Individual (MEI). 

Esse tipo de empresa permite que você tenha um limite anual de faturamento de R$ 81 mil e possa contratar um funcionário em regime CLT. 

Os impostos desse tipo de comércio não são altos e você terá direito a seis benefícios: 

  • auxílio-doença;
  • salário-maternidade;
  • auxílio-reclusão;
  • pensão por morte;
  • aposentadoria por invalidez;
  • aposentadoria por idade. 

6. Estrutura a divulgação da sua confeitaria delivery

Como “a propaganda é a alma do negócio”, é preciso investir em marketing e divulgação de forma contínua. 

Dessa forma, você atrai clientes e também fideliza quem já comprou de você por meio de ações promocionais.

Uma confeitaria delivery pode ser divulgada de duas maneiras:

  • De forma on-line: utilize Google Meu Negócio, rede de pesquisa do Google, aplicativos de mensagem e redes sociais (como o Instagram e o Facebook);
  • De forma off-line: por meio de publicidade local, incluindo carro de som, banners em pontos estratégicos e outros meios de comunicação que sejam fortes em sua região. 

E por falar em banner, saiba que é possível atrair clientes para sua confeitaria delivery utilizando banners roll up personalizados. Confira mais detalhes sobre eles agora mesmo!

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Luis Silvestre é sócio-fundador e CEO da RVB Balões e Infláveis empresa com 22 anos e líder de mercado na fabricação de infláveis promocionais. No Balonismo é tetracampeão brasileiro e presidente da Federação Paulista de Balonismo. Em 2017, com sua esposa Livia Silvestre e sócia Amanda Ferreira fundaram a GoBanners Comunicação Visual, empresa focada na produção de Wind Flag Banners.

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