Renda Extra? Aprenda como montar uma confeitaria delivery
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23 de agosto de 2021
Você já pensou em montar uma confeitaria delivery como renda extra – e possível renda principal no futuro?
Pois saiba que mesmo em tempos de pandemia, o setor está à todo vapor. Afinal, o próprio comportamento do consumidor mudou, aumentando a demanda por doces com entrega a domicílio, seja para festas particulares, para eventos ou para consumo no dia a dia.
Muitos brasileiros, por diferentes motivos, migraram de trabalho e decidiram abrir pequenas confeitarias, movimentando a nossa economia.
Dados da Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria (Abip), apontam que o setor em geral conseguiu faturar mais de R$ 91 bilhões em 2020, impulsionados, principalmente, pelos produtos de fabricação própria.
Portanto, mãos à obra! Confira dicas práticas para você montar ainda neste ano a sua confeitaria delivery.
1. Pense no cardápio da sua confeitaria delivery
Antes de tudo, pense em quais doces e bolos você venderá em sua confeitaria delivery. Essa escolha deve ser feita pensando tanto em suas habilidades quanto na análise do mercado de doces da sua região.
- Quais doces mais vendem?
- Quais doces vendem menos por falta de quem ofereça?
- Você vai se especializar em um só tipo de doce ou vai diversificar?
- Será que existe um tipo de doce que ainda não é vendido em sua região?
Para você ter uma ideia, faça uma pesquisa também pela internet. Afinal, existem muitas opções, como, por exemplo:
- Bolos de diferentes tipos e tamanhos;
- Bolo de pote;
- Tortas;
- Pudins;
- Bombons;
- Biscoitos;
- Palha italiana;
- Brownies.
2. Pense em sua estrutura de trabalho
Uma confeitaria delivery geralmente começa de forma pequena, na própria casa do empreendedor. Por isso, analise bem qual será a estrutura necessária em termos de:
- Cozinha;
- Utensílios de preparo;
- Eletrodomésticos (incluindo de refrigeração);
- Embalagens;
- Veículos e compartimentos de entrega;
- Ferramentas de gestão de clientes (como um CRM);
- Computadores e dispositivos móveis para receber as encomendas e realizar o atendimento aos clientes;
- Custos fixos e esporádicos.
3. Analise as opções de encomenda em sua confeitaria delivery
Como os seus clientes farão as encomendas? Aqui é hora de pensar na comunicação e no atendimento.
Em termos de confeitaria delivery, existem muitas opções e as escolhas mais apropriadas dependerão da sua capacidade de atendimento.
Exemplos:
- Aplicativos de entrega (como iFood e Uber Eats);
- Aplicativos de mensagem (como WhatsApp Business);
- Por redes sociais;
- Por telefone.
E não se esqueça de planejar as áreas de entrega para definir um tempo limite para os clientes receberem seus pedidos.
4. Defina a sua equipe de trabalho
No início, a sua confeitaria delivery será mais enxuta em termos de colaboradores, mas, ainda assim, é importante pensar numa estrutura mínima para criar uma boa experiência do cliente.
- Se você for a pessoa responsável por fazer os doces, precisará de ajudantes?
- Quem fará o atendimento dos pedidos e as cobranças?
- Você mesmo fará as entregas ou contratará motoboys?
- Quem fará a administração da confeitaria delivery?
5. Comece formalizando a sua confeitaria delivery
Uma boa notícia é que você pode começar a sua confeitaria delivery sendo Microempreendedor Individual (MEI).
Esse tipo de empresa permite que você tenha um limite anual de faturamento de R$ 81 mil e possa contratar um funcionário em regime CLT.
Os impostos desse tipo de comércio não são altos e você terá direito a seis benefícios:
- auxílio-doença;
- salário-maternidade;
- auxílio-reclusão;
- pensão por morte;
- aposentadoria por invalidez;
- aposentadoria por idade.
6. Estrutura a divulgação da sua confeitaria delivery
Como “a propaganda é a alma do negócio”, é preciso investir em marketing e divulgação de forma contínua.
Dessa forma, você atrai clientes e também fideliza quem já comprou de você por meio de ações promocionais.
Uma confeitaria delivery pode ser divulgada de duas maneiras:
- De forma on-line: utilize Google Meu Negócio, rede de pesquisa do Google, aplicativos de mensagem e redes sociais (como o Instagram e o Facebook);
- De forma off-line: por meio de publicidade local, incluindo carro de som, banners em pontos estratégicos e outros meios de comunicação que sejam fortes em sua região.
E por falar em banner, saiba que é possível atrair clientes para sua confeitaria delivery utilizando banners roll up personalizados. Confira mais detalhes sobre eles agora mesmo!