Estratégias de marketing para Copa do Mundo 2022
gobanners
15 de setembro de 2022
O ano está passando rápido, não é mesmo? Por isso, está na hora de colocar em prática estratégias de marketing para Copa do Mundo 2022, que neste ano vai ser realizada de 20 de novembro a 18 de dezembro no Qatar (Oriente Médio).
E como a Copa do Mundo gera sentimentos positivos de alegria, expectativa e esperança, as lojas costumam oferecer ótimas condições e ofertas para atrair esse público – mesmo que o negócio tenha um nicho diferente.
Por isso, separamos a seguir dicas de estratégias de marketing para Copa do Mundo, tanto nos meios online quanto offline. Vamos lá!
Estratégias de marketing online para Copa do Mundo
Confira três dicas de marketing para Copa do Mundo que você pode fazer no ambiente virtual do seu negócio:
1. Mude a identidade visual da sua marca no site e nas redes sociais
É hora de o verde e amarelo tomarem conta da identidade visual da sua marca. Essa é uma maneira de criar uma proximidade com o público, já que todos estão na mesma torcida.
Por isso, invista em:
- adaptar o seu logotipo à Copa do Mundo, preferencialmente modificando as cores;
- se a sua marca tem um mascote, ele também pode vestir as cores da nossa bandeira;
- o seu site também pode ter um background especial como uma das estratégias de marketing para Copa do Mundo;
- no caso de e-commerces, vale a pena criar uma área específica com alguns produtos selecionados para a copa, além de promoções especiais.
Saiba mais: Como melhorar a comunicação visual com banners.
2. Publique conteúdo sobre o tema nas redes sociais
Também faz parte das estratégias de marketing para Copa do Mundo publicar conteúdos referentes ao tema.
Nas redes sociais do seu negócio, vale a pena caprichar nas postagens de bastidores – a sua equipe assistindo aos jogos, por exemplo – além de criar memes divertidos, atualização dos jogos, curiosidades sobre futebol, sobre o país sede dos jogos, etc.
Tudo isso gera um sentimento de pertencimento ao cliente. Pergunte o que eles estão achando dos jogos, peça palpites no resultado dos jogos da nossa seleção e interaja com todos.
3. Envie descontos para os clientes pelos canais digitais
Outra dica prática que faz parte das estratégias de marketing para Copa do Mundo é o envio de cupons de desconto para seus clientes, a fim de fidelizá-los.
Pegue a sua lista de clientes e, com base nos canais digitais que eles mais acessam, envie descontos personalizados por:
- aplicativos de mensagem (como WhatsApp Business);
- e-mail;
- SMS.
Também coloque os anúncios das promoções em banners no site e também patrocine anúncios nas redes sociais.
Estratégias de marketing offline para Copa do Mundo
Confira a seguir três dicas de marketing para Copa do Mundo que você pode fazer no ambiente offline do seu negócio:
1. Capriche na identidade visual da sua loja e invista em uniformes temáticos para a equipe
É hora de contribuir para colorir as ruas de verde e amarelo. Por isso, também mude a identidade visual da sua loja nesse período.
Também vale a pena investir em camisas personalizadas para os colaboradores da empresa, isso também faz a diferença no sentimento de união.
Na entrada da loja, já que Copa do Mundo tem a ver com bandeira, a nossa dica é incluir Wind Flag Banner personalizado, pois ele tem tudo a ver com a temática. O banner, produzido em tecido de bandeira, produz um efeito giratório sob ação do vento, atraindo a atenção de quem passa.
2. Crie ações promocionais temáticas
É hora de usar a criatividade para criar ações promocionais como uma das estratégia de marketing para Copa do Mundo.
Eis alguns exemplos:
- O Brasil ganhou um jogo? Ofereça um desconto extra no dia seguinte;
- Monte kits personalizados para a Copa. Mesmo que você não venda nada do nicho, vale a pena investir em itens extras e acessíveis, como bandeiras do Brasil, por ex.;
- Monte um programa de pontos personalizado com o tema da Copa para fidelizar os clientes;
- Ofereça brindes temáticos mediante compra.
3. Invista no Chute ao Gol inflável para atrair clientes
Quer uma dica que vai trazer a alegria dos seus clientes em tempos de Copa do Mundo? Invista em um Chute ao Gol Inflável.
Trata-se de um inflável no formato de uma trave de futebol para que os clientes chutem a bola direto no gol, que conta com diferentes tipos de premiações ou cupons de desconto na compra. Legal, né?
O chute ao gol é totalmente personalizável com as cores da sua marca, além de ser produzido de modo que a bola não escape da área certa.
Para saber como adquirir o seu chute ao gol inflável, acesse este link para solicitar o seu orçamento com a equipe RVB, a nossa parceira aqui da GoBanners.
Dica bônus: Crie sua publicidade dentro das regras da FIFA
É sempre importante ficar atento na hora de criar as suas estratégias de marketing para
Copa do Mundo.
A FIFA (Fédération International de Football Association), responsável pela competição, detém a exclusividade de palavras e ícones, proibindo que outras empresas adotem em suas publicidades.
Eis o que está proibido de ser utilizado pela empresas:
- Os termos por escrito: Copa do Mundo; Copa do Mundo 2022; Copa 2022; Copa do Qatar; Qatar 2022.
- As seguintes imagens: mascote oficial da Copa; pôster oficial da Copa; emblema oficial da Copa; troféu oficial; tabela oficial de jogos; identidade visual oficial das competições.
Além disso, fique atento às regras da CBF (Confederação Brasileira de Futebol). Não inclua em seus anúncios imagens dos jogadores da seleção, pois elas estão sob os direitos autorais da confederação e também dos direitos de imagens dos próprios jogadores.
Gostou das dicas? A GoBanner pode ajudar você a criar a identidade visual perfeita para a sua marca fazer muitos gols durante a Copa do Mundo. Solicite o seu orçamento dos nossos produtos!