Você já parou para pensar na importância do marketing para revenda de gás e água? Alguns empreendedores podem achar que por se tratarem de produtos essenciais, não é necessário investir em divulgação.
Mas é justamente o contrário! Se estamos falando de um item essencial, é porque existe uma demanda recorrente, certo? E se existe uma demanda recorrente, existe concorrência acirrada disputando por clientes.
No caso do segmento de gás e água mineral, ocorre o mesmo. Existem muitos pequenos negócios desse nicho em cidades pequenas, médias ou grandes centros. Por isso, não importa o tamanho da sua concorrência e da sua revendedora – é preciso agir!
Continue lendo para conferir 5 dicas estratégicas de marketing para revenda, tanto on-line quanto off-line!
O Google Meu Negócio é uma ótima plataforma de marketing para revenda no meio digital.
Ele é gratuito e foi desenvolvido especificamente para negócios físicos que desejam ter mais visibilidade na web.
Na prática, ao digitar no campo de pesquisa do Google o nome da sua loja de gás e água – ou ainda, palavras-chave relacionadas – a página mostra um card com todas as informações sobre seu estabelecimento, tais como:
Uma vantagem interessante é que você passa a ter acesso a dados bem importantes e que ajudam você a criar mais estratégias de marketing para revenda.
Por exemplo: o número de pessoas que acessaram a sua página, as críticas e sugestões, quais palavras-chave as pessoas digitaram para aparecer o seu card…Todos esses dados valem ouro!
Você também consegue aplicar estratégias de marketing para revenda de água e gás no WhatsApp Business, aplicativo de mensagens que pertence ao Facebook.
O aplicativo pode ser utilizado para atender aos clientes que desejam comprar os produtos, além de divulgar promoções e novidades.
Mas por que aderir ao aplicativo profissional? Não dá no mesmo disponibilizar o WhatsApp tradicional? Não, é bem diferente.
Em primeiro lugar, quando você criar uma conta comercial no WhatsApp Business, a sua revendedora ganha mais profissionalismo. Aliás, você nem precisa ter um número de celular, pois o seu fixo pode ser o utilizado na plataforma.
Além disso, o atendimento também fica mais profissional. Você pode criar mensagens automáticas – informando, por exemplo, o horário de atendimento – e pode oferecer o pagamento pela própria plataforma (via WhatsApp Pay).
Além disso, você também consegue dividir os contatos em diferentes perfis, o que ajuda na divulgação de ofertas personalizadas.
Neste post aqui tem mais dicas para você aumentar as vendas pelo WhatsApp Business.
O programa de pontos continua sendo uma boa estratégia de marketing para revenda de qualquer produto e serviço, incluindo no setor de água e gás. Trata-se de uma maneira de fidelizar os clientes que você já conquistou.
Na prática, pense no tipo de premiação que os seus clientes podem ganhar ao atingirem determinada quantidade de pontos. Algumas ideias:
A distribuição de brindes por parte de revendedoras de gás e água tem um motivo estratégico: fixar a marca na mente do consumidor, fazendo com que ele se lembre da sua empresa quando precisar dos produtos.
É justamente por isso que os brindes precisam ser úteis. A sua marca precisa estar lá no dia a dia das pessoas.
Exemplos de brindes úteis são:
Em todos os brindes, é essencial que haja um espaço para divulgar o logotipo, o telefone e o WhatsApp de contato.
A quinta dica de marketing para revenda de água e gás é investir em ferramentas de divulgação na entrada do estabelecimento.
Nesse caso, o wind flag é o material que tem o melhor custo-benefício, pois cumpre bem o papel de causar impacto visual, atraindo clientes, sem que você precise investir muito.
O wind flag é um banner em formato de gota ou pena invertida, confeccionado em tecido de bandeira (100% poliéster).
Ele pode ser colocado na calçada da distribuidora como forma de sinalizar o estabelecimento e informar sobre alguma promoção especial, por exemplo.
No próximo post, entenda melhor sobre como utilizar o wind flag banner em suas estratégias de marketing para revenda de gás e água.