GoBanners | Wind Flag Banners Personalizados
  • Início
  • Produtos
      • Wind Flag Banner para comunicação visual

        Wind Flag Banner

      • Banner Roll Up Para Comunicação Visual

        Banner Roll-UP

      • Cavalete

        Cavalete

      • Produto Boneco Interativo

        Boneco Interativo

      • Tripé Para Comunicação Visual Gobanners

        Banner Tripé

      • Mochila Pirulito

        Mochila Pirulito

      • Backdrop Para Eventos Gobanners

        Backdrop

  • Sobre nós
  • Galeria
  • Cases
  • Depoimentos
  • Blog
  • Solicitar orçamento
  • Orçamentos
Wind Flag Banners Leia em 7 minutos

Marketing sensorial: por que é essencial investir nesta estratégia para sua loja?

Amanda Ferreira

Amanda Ferreira

23 de outubro de 2024

Marketing sensorial para loja

Conquistar e fidelizar clientes vai muito além de oferecer produtos de qualidade. Nesse sentido, o chamado marketing sensorial tem ganhado destaque por ser uma estratégia que envolve todos os sentidos do consumidor, proporcionando uma experiência completa e diferenciada. 

Este tipo de marketing tem o poder de transformar uma simples visita à loja em uma experiência marcante, criando uma conexão emocional e sensorial entre a marca e o cliente. 

Mas o que exatamente é marketing sensorial e por que sua loja precisa investir nessa estratégia? As respostas estão neste post!

O que é marketing sensorial?

O marketing sensorial é uma estratégia que utiliza estímulos sensoriais – visão, audição, olfato, tato e paladar – para criar experiências mais envolventes e emocionantes para os clientes. 

Marketing sensorial no ponto de venda

Ele tem como objetivo influenciar o comportamento do consumidor de forma subconsciente, criando associações positivas com a marca, produto ou serviço.

Quando bem aplicado, o marketing sensorial permite que os consumidores interajam com uma marca de maneira mais intensa, e, muitas vezes, emocional. 

Em vez de focar apenas na venda, essa estratégia promove uma imersão sensorial que valoriza o que está sendo oferecido e torna a experiência de compra mais prazerosa.

Um exemplo: A Melissa é uma marca que usa o marketing sensorial de forma exemplar. Além do design icônico de seus sapatos feitos de plástico, ela é conhecida pelo aroma característico de chiclete que envolve os produtos. 

Aliás, o cheirinho da Melissa é tão marcante que recentemente a marca de cosméticos O Boticário criou uma linha de produtos inspirada no aroma dos calçados da marca.

Esse detalhe não só diferencia a marca, como cria uma associação emocional imediata com seus clientes.

Leia também | Como conquistar clientes na loja física em plena era digital?

Por que a loja precisa investir no marketing sensorial?

Investir em marketing sensorial é um passo importante para lojas que desejam se destacar no mercado e criar uma base de clientes leais. Vamos destacar alguns motivos pelos quais sua loja deve considerar essa estratégia.

1. Criação de uma experiência única

Uma loja que aposta no marketing sensorial oferece aos clientes uma experiência de compra diferenciada. 

Enquanto lojas tradicionais dependem apenas de fatores como preço e produto, aquelas que utilizam estímulos sensoriais conseguem criar um ambiente que envolve e engaja o consumidor de maneira mais profunda. Isso torna a visita à loja marcante, aumentando a probabilidade de o cliente voltar.

2. Aumento da percepção de valor

Os estímulos sensoriais podem influenciar a forma como os consumidores percebem o valor dos produtos. 

Uma iluminação adequada, por exemplo, pode destacar melhor os itens em exposição, fazendo com que pareçam mais atraentes e de maior qualidade. O uso de um aroma agradável na loja pode também aumentar o tempo de permanência dos clientes no local, elevando a chance de conversão em vendas.

Leia também | Como divulgar a marca de maneira inteligente em eventos?

3. Conexão emocional com a marca

Quando os sentidos são estimulados de maneira positiva, os clientes criam uma ligação emocional mais forte com a marca. 

Eles não estão apenas comprando um produto, mas vivenciando uma experiência que gera lembranças agradáveis. Isso não só aumenta a fidelização, mas também faz com que os clientes se tornem embaixadores da marca, recomendando-a para amigos e familiares.

A rede de cafés Dunkin’ Donuts, por exemplo, lançou em 2012 uma campanha de marketing sensorial na Coreia do Sul, onde difusores de aroma do café eram ativados quando um jingle da marca era reproduzido no ônibus e cartazes da marca estavam em cada parada:

Esse tipo de abordagem associou o cheiro do café com a música, resultando em um aumento nas vendas.

4. Aumento nas vendas

Lojas que utilizam estratégias de marketing sensorial bem planejadas frequentemente registram um aumento nas vendas. 

Isso porque o cliente se sente mais à vontade, valorizando mais os produtos e a experiência como um todo. Um ambiente sensorialmente agradável pode ser o diferencial que leva o consumidor a optar pela sua loja em vez da concorrência.

5. Diferenciação da concorrência

No varejo, oferecer um ambiente agradável e sensorialmente estimulante pode ser o diferencial que separa uma loja de suas concorrentes. 

Enquanto muitas empresas competem apenas em preço e variedade de produtos, aquelas que apostam no marketing sensorial criam uma identidade única e reconhecível, o que é um trunfo importante no processo de decisão de compra dos consumidores.

Dicas de estratégias de marketing sensorial para lojas

Agora que entendemos o que é marketing sensorial e seus benefícios, vamos explorar como você pode aplicar essa estratégia na sua loja com exemplos práticos.

1. Estímulo visual: iluminação e cores

A visão é o sentido mais estimulado no ambiente de uma loja. A forma como os produtos são iluminados pode impactar diretamente na percepção de valor que o cliente tem deles. 

Marketing sensorial iluminac?a?o loja

Uma iluminação suave em áreas de relaxamento e luzes mais fortes em seções de promoção, por exemplo, podem guiar o cliente pelo espaço e destacar determinados itens.

Além disso, a escolha de cores no design da loja e das vitrines também influencia a resposta emocional dos clientes. Cores quentes, como vermelho e amarelo, são associadas a urgência e energia, enquanto tons frios, como azul e verde, trazem tranquilidade e confiança.

Leia também | O que é Trade Marketing?

2. Estímulo olfativo: aromas personalizados

O uso de fragrâncias no ambiente pode ter um impacto enorme na experiência do cliente. 

Um aroma agradável e suave pode deixar o ambiente mais acolhedor e confortável, aumentando o tempo que o cliente passa na loja.

Marketing sensorial com difusor de aromas incentivando o olfato

Cada loja pode usar aromas que estejam alinhados com sua identidade. 

Um spa, por exemplo, pode utilizar cheiros calmantes, como lavanda ou eucalipto, enquanto uma loja de roupas pode escolher fragrâncias mais energéticas e leves.

3. Estímulo auditivo: música ambiente

A música certa no ambiente da loja pode influenciar diretamente o humor e comportamento do consumidor. 

Um ritmo mais acelerado pode incentivar compras rápidas, enquanto uma trilha sonora mais calma e relaxante pode fazer com que o cliente se sinta mais à vontade para explorar os produtos com tranquilidade. É importante alinhar o estilo da música com o posicionamento da marca e o perfil do público.

4. Estímulo tátil: valorização dos produtos

Oferecer a oportunidade de os clientes tocarem os produtos é uma forma de criar uma conexão maior com o que está sendo oferecido. 

O tato é um sentido extremamente importante para a percepção de valor. Permitir que o consumidor interaja fisicamente com o produto, sinta sua textura e avalie sua qualidade, pode ser decisivo no momento de compra.

5. Estímulo gustativo: provar para conquistar

Em lojas de alimentos ou até mesmo de outros segmentos, oferecer pequenas degustações pode ser uma estratégia poderosa. 

Marketing sensorial com degustac?a?o de produtos estimulando o paladar.

No entanto, é possível ir além do tradicional cafezinho. Por exemplo, oferecer chás diferenciados ou refrescos pode reforçar o posicionamento da marca e tornar a experiência ainda mais agradável e memorável.

E então? Gostou das dicas? Para complementar o assunto, existe outro recurso que também faz parte das estratégias de marketing sensorial: a comunicação visual. Aliás, este pode ser o primeiro passo para você adotar esse tipo de marketing em seu negócio. 

No próximo post, saiba o que é Comunicação Visual e como melhorar as vendas com banners. 

Compartilhe:
Amanda Ferreira da GoBanners

Amanda Ferreira

Postagens Relacionadas
Wind Flag Banners

Banner de promoção: como utilizá-lo nas principais datas do varejo

  Confira todos os detalhes neste post! Quais as vantagens dos banners de...

Wind Flag Banners

Banners para drive-thru: otimizando experiência do cliente

Imagine um cliente chegando ao seu drive-thru. Antes mesmo de fazer o pedido, ele já...

Como atrair mais clientes

Marketing para adegas de bebidas: como divulgar minha loja

O mercado de adegas de bebidas segue em expansão no Brasil, atraindo consumidores que...

Ver todas as postagens
GoBanners | Wind Flag Banners Personalizados

Sobre nós

A GoBanners é uma empresa de comunicação visual inovadora que fabrica Wind Flag Banners e materiais para ações de Marketing e Vendas.

Contato

  • vendas@gobanners.com.br
  • +55 (11) 98686-0287

Produtos

  • Wind Flag Banner
  • Banner Roll-UP
  • Cavalete
  • Boneco Interativo
  • Banner Tripé
  • Mochila Pirulito
  • Backdrop

Navegue

  • Página Inicial
  • Sobre nós
  • Depoimentos
  • Galeria
  • Cases
  • Blog
Somos nota máxima no Google

GoBanners | Wind Flag Banners Personalizados © 2025 - Política de Privacidade

    Desenvolvido pela