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Marketing Leia em 5 minutos

Planejamento de marketing para pequenas empresas: por onde começar?

Amanda Ferreira

Amanda Ferreira

5 de junho de 2025

Planejamento De Marketing Para Empresas Por Onde Comec?ar

Você já parou para pensar sobre a importância do planejamento de marketing para pequenas empresas?

Pois precisa pensar. Quando a gente para e coloca no papel um plano bem estruturado, fica bem mais fácil conduzir as ações e fazer os ajustes necessários quando for preciso.

Portanto, saiba por onde começar a traçar um caminho a seguir do seu atual momento rumo a escalada do seu negócio. 

O que é um planejamento de marketing?

O planejamento de marketing – também chamado de plano de marketing – nada mais é do que um documento que direciona todos os investimentos e esforços de marketing da empresa. 

Portanto, o planejamento de marketing para pequenas empresas é um plano de gestão, que guiará todas as ações de marketing com determinados objetivos.

Planejamento De Marketing, Defina Quais Os Objetivos E Kpis

São muitas as vantagens de elaborar esse documento, as quais podemos destacar:

  • a empresa passa a conhecer melhor seu mercado e seus concorrentes;
  • a empresa passa a conhecer melhor o seu cliente e as características de seus potenciais clientes;
  • os orçamentos de marketing ficam melhor distribuídos, evitando gastos desnecessários;
  • as ações ficam mais eficientes e a equipe mais produtiva, pois sabe exatamente o que deve ser feito;
  • os resultados das ações podem ser medidos, o que facilita ajustes necessários e o fortalecimento do que está dando certo.

Leia também | 10 ações de marketing offline para complementar o marketing digital da sua empresa

Por onde começar o planejamento de marketing para pequenas empresas?

6 Passos Para Iniciar Um Planejamento De Marketing Para Pequenas Empresas

Faça uma análise do mercado e da sua empresa, entendendo:

  • Quais são os pontos fortes da empresa?
  • Quais são os pontos fracos da empresa?
  • Quais são as oportunidades (internas e externas)?
  • Quais são as ameaças (internas e externas)?
  • Quais são os seus principais concorrentes e quais ações de marketing eles fazem?
  • Quais foram as últimas ações de marketing que a sua empresa fez e quais resultados alcançados?
  • Onde estão seus clientes? Em quais canais eles estão?

1. Defina os objetivos e as metas do planejamento de marketing

Mesmo que você faça apenas uma única ação de marketing ou várias delas ao longo do ano, é preciso definir os objetivos.

Eles podem ser vários, tais como:

  • conquistar mais clientes;
  • promover determinado produto;
  • aumentar o faturamento da empresa;
  • aumentar o engajamento da marca nas redes sociais;
  • atrair mais clientes para a loja física.

A partir da definição dos objetivos do planejamento de marketing para pequenas empresas, trace todas as metas que deverão ser alcançadas – com seus números e prazos. 

Leia também | Marketing sensorial: por que é essencial investir nesta estratégia para sua loja?

2. Levante a persona alvo das ações

No marketing, a persona é a representação fictícia do seu cliente ideal com base em características e informações reais que você coletou por meio de pesquisa.

Essa etapa é fundamental para você saber exatamente quais tipos de ações de marketing e quais canais de comunicação devem direcionar seus esforços para atingir seu potencial cliente (que no marketing, chamamos de lead). 

Template Perfil de Consumidor

Template Perfil de Consumidor

Portanto, além das questões mais simples, como dados demográficos, idade, estado civil, profissão, média salarial, etc., também levante informações como hobbies, canais de comunicação que seus clientes utilizam, seus desejos, anseios, medos e dúvidas (relacionados ao seu mercado de atuação).

3. Defina as ações de marketing

Existem várias ações de marketing que podem ser feitas para você atingir seus objetivos. Crie estratégias tanto no ambiente digital quanto em locais físicos para atrair mais pessoas e aumentar a visibilidade da sua marca.

Por exemplo: ao mesmo tempo em que você pode criar uma campanha com o uso de hashtags nas redes sociais, pode fazer ações de trade marketing em locais estratégicos e participar de eventos.

Não se esqueça de criar um cronograma de ações, com as datas, os materiais e a equipe responsável.

4. Defina o orçamento 

Após definir as estratégias, o próximo passo do planejamento de marketing para pequenas empresas é definir o orçamento e fazer o levantamento dos investimentos e dos materiais a serem adquiridos. 

Nessa hora, vale a pena pensar em ferramentas que podem ser reutilizadas em diversos 

tipos de ações, como é o caso dos diversos tipos de banners e também de infláveis promocionais. 

5. Defina as métricas de monitoramento e avaliação

Por fim, defina os indicadores de desempenho (KPIs) para monitorar e avaliar se as ações estão sendo um sucesso ou se algo precisa ser ajustado.

Escolha métricas fáceis de serem mensuradas e que vão de encontro ao cumprimento dos objetivos estabelecidos no planejamento de marketing para pequenas empresas.

Vamos complementar este assunto? Uma das estratégias de marketing é o patrocínio de 

eventos para aumentar a visibilidade da marca.

Saiba agora como a sua empresa, como patrocinadora de um evento, pode divulgar sua marca com Wind Flag Banners.

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Amanda Ferreira da GoBanners

Amanda Ferreira

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