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Utilizar banner para campanha eleitoral é uma tradição em épocas de campanha. É justamente por isso que é preciso se destacar dos demais concorrentes para atrair a atenção dos leitores.

Separamos algumas dicas interessantes em relação ao layout que o seu banner precisa ter para cumprir essa missão:

1. Escolha diferentes formatos de banner para campanha eleitoral

Existem diferentes formatos de banner que você pode utilizar na campanha eleitoral. Os principais são:

  • Wind flag banner: é um banner no formato de bandeira ideal para se trabalhar na identidade visual da campanha política de forma mais objetiva (nome e número do candidato, partido, etc);
  • Banner roll up: é um banner no formato mais tradicional, porém com mais espaço para informações;
  • Mini flag banner: bandeirinhas menores ideais para determinados eventos na campanha política.

Já que para a campanha política você precisará de vários banners, o ideal é diversificar os formatos de acordo com os locais em que eles serão colocados. 

No entanto, é preciso tomar cuidado quanto à dimensão do banner escolhido. Segundo a atualização das regras do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ele não pode ultrapassar o tamanho de 4 metros quadrados. 

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2. Pense na identidade visual de cada banner

No marketing político, a identidade visual do banner para campanha eleitoral é muito importante. 

E por identidade visual estamos falando das cores, da imagem e do tipo de fonte que deixará o layout mais “a cara do candidato e do partido”. 

Lembre-se de não poluir visualmente o banner, além de seguir as normas do TSE, como por exemplo:

  • Nome do candidato como será mostrado na urna eletrônica;
  • Destaque ao número do candidato;
  • Nome do Vice, no caso de eleições do Poder Executivo (governador, prefeito e presidente);
  • Seguir as especificações quanto ao tamanho da fonte usada para o nome do candidato;
  • Destacar o partido, seja por meio do logotipo ou do nome. 

3. Coloque as informações exigidas por lei

Além das normas que citamos acima, as demais informações exigidas pelo TSE também precisam constar no banner para campanha eleitoral – é por isso que o layout precisa ser o mais enxuto possível.

Uma dessas regras é quanto a identificação de quem solicitou o material e do contratado para a realização – ou seja, coloque no banner o CNPJ ou CPF do doador, candidato ou partido que contratou o serviço, além do CPF ou CNPJ do prestador do serviço. 

Também inclua no banner de forma discreta a tiragem de impressão dos banners, ou seja, o volume de banners que foram contratados. 

4. Inclua um QR Code e outras informações de contato no layout

Como o banner para campanha eleitoral precisa ser o mais simples possível, para que o eleitor não se confunda, uma dica interessante é acrescentar um QR Code ou o site oficial do candidato.

Dessa forma, o eleitor pode apontar a câmera do celular e ser encaminhado a outras informações que estejam no site, como as propostas de campanha. Isso também atrai a atenção, principalmente se o candidato tiver esse perfil mais moderno e quer conquistar o eleitorado mais jovem e antenado com as mídias digitais. 

5. Coloque o banner para campanha eleitoral em lugares estratégicos

Por fim, espalhe cada banner para campanha eleitoral nos locais estratégicos por onde passam os eleitores.

De acordo com o formato de cada um, os banners podem ser colocados de forma bem criativa, conforme já mostramos aqui neste post

Gostou das dicas? Não se esqueça de sempre verificar possíveis mudanças na hora de divulgar seu banner para campanha eleitoral segundo as regras do TSE.


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