Pensando em facilitar a sua rotina no varejo, neste artigo vamos te ajudar a montar um calendário promocional com as datas comemorativas mais importantes.
Isso é essencial para você conseguir se planejar com antecedência e criar ações que atraiam mais clientes e aumente o seu faturamento.
Confira!
As datas a seguir são do ano de 2021 – por isso, lembre-se que alguns dias podem sofrer alterações nos anos seguintes.
Consulte este calendário promocional sempre que precisar aqui em nosso blog, combinado?
O calendário promocional é uma ótima maneira de deixar documentado todas as datas comemorativas do ano.
Na prática, abra uma planilha com as datas e inclua todo o planejamento das ações que serão realizadas no período – lembre-se que as ações precisam ser divulgadas com antecedência.
No mais, seguem algumas dicas importantes para você incluir no calendário promocional:
Sempre que você abrir um novo calendário promocional, é importante rever os resultados das ações do ano anterior.
O que foi feito? Quais os pontos positivos e negativos? O que pode ser mudado?
Você não precisa inventar novamente a roda, mas essa análise é importante para que você entenda o que pode ser ajustado neste ano. Também avalie cases de sucesso de outras empresas e veja se você pode adaptar as estratégias à sua realidade.
Se estamos falando de ações promocionais, estamos falando de descontos e boas ofertas para os clientes, certo? Mas isso não pode significar prejuízo para o seu negócio. Você também precisa lucrar.
Nesse caso, reserve um tempo com antecedência para planejar os preços dos produtos para que eles sejam realmente atraentes. Se não der para abaixar muito o valor, você pode pensar em outras estratégias, como a distribuição de brindes, melhores condições de frete, etc.
Quando a gente pensa em estoque já se lembra da Black Friday. Nessa época, muitos consumidores reclamam de problemas com a falta de produtos suficientes no estoque das lojas.
Isso não pode acontecer em seu negócio, principalmente em época de calendário promocional. Já aproveite para negociar valores e prazos de entrega com os fornecedores e certifique-se de que não haverá atrasos.
O calendário promocional que criamos logo abaixo apresenta as principais datas comemorativas do comércio. Mas você também pode incluir outras datas de acordo com o seu nicho de mercado e outras comemorações.
Por exemplo:
As métricas são importantes para você saber se os objetivos traçados foram atingidos ou não.
É importante estabelecer poucas métricas e as que são fáceis de serem monitoradas. Exemplos:
Sempre quando realizar novas vendas (no calendário promocional ou fora dele), é importante atualizar o cadastro de clientes ou abrir novos cadastros.
A partir disso, você pode enviar ofertas e promoções personalizadas de acordo com as preferências de compra de cada pessoa. Isso ajuda na fidelização.
E como estamos falando de organização, no próximo post você vai aprender por onde começar a realizar o seu planejamento de marketing, inclusive se o seu estabelecimento for de pequeno porte. Até mais!