Como atrair mais clientes: 7 formas para aumentar o fluxo de lojas físicas
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16 de fevereiro de 2019
Nunca é demais relembrar maneiras de como atrair mais clientes para a sua loja física. Afinal de contas, o comportamento do consumidor vai mudando conforme ocorrem mudanças na sociedade – um bom exemplo foi a chegada das lojas virtuais, que se tornaram fortes concorrentes das lojas físicas.
É preciso, portanto, arregaçar as mangas e fidelizar o seu público para que a sua marca seja a preferida em seu nicho de atuação. Mas, calma. Existem ótimas dicas que você pode colocar em prática hoje mesmo para aprender a como atrair mais clientes – e sobre elas falaremos nesse post!
1. Conheça bem o seu cliente
Promova pesquisas entre os seus clientes em troca de brindes ou descontos especiais para que você possa conhecer melhor para quem está vendendo, e, assim, conseguir atrai-los de forma mais assertiva.
Além das perguntas básicas, como idade, profissão, renda, estado civil, etc., também pergunte sobre seus interesses, hobbies, sonhos, medos e desejos de compra e de vida – com isso, as suas propagandas terão mais retorno conhecendo melhor as necessidades deles. Mantenha esse cadastro de clientes bem atualizado.
2. Invista em uma fachada e em uma vitrine atraente
Uma vitrine bem montada e bem iluminada é uma ferramenta essencial para atrair mais clientes para a sua loja física. Tenha sempre produtos chamativos e que traduzem um resumo dos desejos de seu público (que você identificou na pesquisa, lembra?). Se você tem dificuldades em organizar uma, vale a pena investir em cursos para aprender – aliás, o Sebrae oferece esse tipo de qualificação.
E quanto à fachada de modo geral, mantenha a calçada sempre limpa e livre para a circulação dos clientes, bem como tenha uma placa com a identidade visual da sua loja, para que facilite a identificação e a fixação da sua marca na mente dos clientes.
3. Capriche nas promoções e nas estratégias de fidelização
Essa é uma das formas mais comuns de como atrair mais clientes para a loja física, não é mesmo? Então, trate de inovar nesse departamento também! Afinal de contas, as promoções ajudam a aumentar o ticket médio da loja e a fidelizar os clientes.
Você pode fazendo promoções de lançamento de produtos, pode montar kits, criar um sistema de cartão fidelidade de pontuação, promover coffee break no lançamento de novos produtos, dar brindes e promover até sorteios entre os clientes. Lembre-se que é preciso sempre que todas essas ações criem um senso de urgência no consumidor, de modo que ele precisa “correr” para aproveitar a promoção antes que ela acabe.
4. Faça ações em datas comemorativas
Uma das melhores maneiras de aprender a como atrair mais clientes para a sua loja física é se rendendo às datas comemorativas, tanto as tradicionais (como Dias das Mães, Dia dos Namorados, Natal, etc.) quanto as que pouca gente se lembra – aliás, essas podem até render ótimas estratégias de marketing para o seu negócio.
Para te ajudar nessa tarefa, uma dica é baixar gratuitamente o Calendário de Datas Comemorativas que todos os anos a Serasa Experian libera em seu site – a versão de 2019 está neste link aqui.
5. Não se esqueça das redes sociais
Lembre-se que os seus clientes também então interagindo nas redes sociais, e, ainda, tendo contato com inúmeras páginas de lojas concorrentes.
Então, esteja presente você também e capriche nas postagens. Aproveite as funcionalidades que estão em alta e faça stories e lives mostrando novidades, tirando dúvidas, lançando promoções e interagindo com seus clientes. Quanto mais “em tempo real”, melhor. E não deixe de fazer as postagens tradicionais de imagens, vídeos e o que for de interesse do seu público.
Para se organizar melhor, tire um dia para planejar as postagens da semana, quinzena, ou até do mês; assim você vai ficar mais livre para interagir nos stories e nas lives com o público.
6. Cuide bem do pós-venda para aprender a como atrair mais clientes
O encantamento dos clientes é uma das fases mais importantes do marketing digital, mas que também deve fazer parte da estratégia do marketing tradicional.
O processo de pós-venda já se inicia antes mesmo da venda ser concluída – e nas lojas físicas, um atendimento excelente (acima da média) é fundamental para esse processo. É o seu atendimento e o de seus vendedores que podem garantir que o cliente vai retornar.
Outra dica é diversificar esse atendimento, que também pode ser por e-mail, telefone, WhatsApp e até nas mensagens nas redes sociais. Se o seu cliente ou potencial cliente quer falar com a sua loja, responda sempre, mesmo que seja para um feedback negativo.
E quanto ao pós-venda, cuide para que continue tendo vínculo. Divulgue e-mail marketing, envie mensagens e priorize os seus clientes nas promoções e ofertas da sua loja.
Aqui cabe uma atenção especial: não se esqueça que a partir de fevereiro de 2020, entra em vigor no Brasil a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), e entre as principais medidas, está o dever da sua loja em proteger os dados dos clientes – eles devem consentir o cadastro e saber exatamente o que a sua empresa fará com eles, bem como devem autorizar o recebimento das mensagens, independentemente de suas origens.
7. Leve a sua loja física a outros lugares com Wind Flag Banners
Por fim e igualmente importante: para atrair mais clientes para a sua loja, leve-a a outros locais. Isso mesmo!
Participe de feiras e eventos do setor, crie ações promocionais em pontos de venda (PDVs), patrocine outros eventos em troca de divulgar o seu negócio – como é o caso dos eventos esportivos, que costumam dar um bom retorno, entre outras ações.
E para que a sua marca fique bem visível e se destaque das demais, utilize Wind Flag Banners. Sucesso no exterior, esses tipos de produtos já estão caindo nas graças de grandes, médias e pequenas empresas aqui no Brasil por terem um excelente custo-benefício.Quer saber mais? Então saiba onde e por que utilizar Wind Flag Banners em suas ações promocionais. Até a próxima!