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Atrair mais clientes para loja de roupas é um investimento que precisa fazer parte da rotina desse segmento. Afinal, a concorrência é grande, tanto on-line quanto off-line.

No entanto, sempre repetimos aqui no blog: se tem concorrência, tem demanda! Então, mãos à obra!

Confira dicas de marketing que você pode colocar em prática ainda hoje.

Antes de tudo, crie a persona da sua loja de roupas

Você quer atrair o cliente que tenha mais chances de comprar em sua loja, certo? 

Pois então você precisa conhecer as principais características desse cliente para saber como atraí-lo escolhendo a estratégia certa, a linguagem e os meios de divulgação da sua loja de roupas.

Bom, na prática, para montar a sua persona – que é um personagem fictício, mas baseado em respostas reais –, tenha um CRM e colete os dados de seus clientes. Também fique atento às reclamações, desejos, dores, rotinas e tudo o que torne a sua propaganda mais próxima desse cliente em potencial.

Pense assim: é mais fácil vender para mulheres de 24 a 49 anos, moradoras de São Paulo, classe econômica C, ou para a Laura, de 33 anos, casada, com um filho pequeno e que trabalha como empreendedora no ramo da confeitaria e, que, portanto, precisa de roupas bonitas, duráveis e confortáveis?

Você tem mais dados reais montando a sua persona. Fica muito mais simples pensar em como atraí-la.

Leia também: Por onde começar o planejamento de marketing para pequenas empresas? 

Foque no Instagram para atrair mais clientes

Atualmente, o Instagram é a rede social ideal para você divulgar a sua loja de roupas, já que o foco é a imagem.

Por isso, capriche nas fotos e nos vídeos dos seus produtos e interaja com seus clientes. A meta é criar relacionamento para fidelizá-los.

Faça lives mostrando as novidades, dê dicas de estilo, faça enquetes, abra caixinhas de perguntas, tire dúvidas, poste os seus clientes usando as roupas (com a devida autorização deles).

Ah, e uma dica importante: se os seguidores perguntarem o preço das roupas, responda ali mesmo nos comentários. Nada de responder por direct! Isso pode gerar muita desistência e fazer você perder clientes. 

Invista em diferentes canais on-line

Falamos em focar no Instagram, mas isso não significa que você só pode ter um perfil da loja de roupas ali.

Não se esqueça de que as regras dessas plataformas vivem mudando, então, é sempre melhor diversificar os canais de atendimento.

Além das redes sociais, também esteja nos aplicativos de mensagens (como Telegram e WhatsApp Business), além de um site próprio da sua loja de roupas. Isso mostra autoridade e gera mais confiança na hora de comprar. 

Treine os vendedores para um atendimento empático

O atendimento empático faz toda a diferença na hora de atrair e fidelizar mais clientes na loja de roupas.

Seja um atendimento via WhatsApp ou presencial, vendedores e vendedoras precisam saber que existem clientes que podem estar inseguros na hora da compra. 

Seja por autoestima baixa, dificuldade na hora de decidir a numeração, a cor ideal ou outra dúvida, é muito importante oferecer um atendimento que acolha. Além disso, colete todos os dados sobre esses clientes e passe a oferecer atendimento personalizado – envie novidades de roupas que eles gostam, dê descontos para próxima compra, etc. 

Portanto, treine periodicamente a sua equipe!

Invista em melhorar a experiência de compras em sua loja de roupas

Experiência de comprar é um termo muito utilizado no marketing e que significa proporcionar aos clientes um momento memorável ao entrarem em sua loja de roupas.

Desde a fachada até o fechamento da venda, eles precisam se sentir à vontade de estarem ali.

Na prática, além do atendimento empático, pense em outros itens para deixar o ambiente melhor. Exemplos:

  • Som ambiente;
  • Aroma ambiente;
  • Vitrine temática;
  • Cantinho do café para os clientes;
  • Poltronas confortáveis para os acompanhantes e clientes aguardarem;
  • Estacionamento fácil;
  • Fachada de impacto visual (considere investir em wind banners).

Gostou das dicas para sua loja de roupas? No próximo post, vamos continuar falando sobre o assunto! Conheça 6 dicas de ações promocionais que você pode fazer para aumentar as vendas.

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Luis Silvestre é sócio-fundador e CEO da RVB Balões e Infláveis empresa com 22 anos e líder de mercado na fabricação de infláveis promocionais. No Balonismo é tetracampeão brasileiro e presidente da Federação Paulista de Balonismo. Em 2017, com sua esposa Livia Silvestre e sócia Amanda Ferreira fundaram a GoBanners Comunicação Visual, empresa focada na produção de Wind Flag Banners.

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