Eventos corporativos: conheça as tendências para encontros de sucesso
gobanners
19 de julho de 2022
Os eventos corporativos voltaram com força no pós-pandemia e, agora, estão repaginados, modernos e com os ambientes online e off-line totalmente integrados.
E o melhor disso é que a tecnologia tem proporcionado que empresas pequenas também entrem nessa onda de eventos e comecem a investir nessa estratégia de captação de mais clientes, reforço da marca e aumento do faturamento.
Por isso, antecipe-se e conheça as principais tendências dos eventos corporativos que você já pode planejar e organizar para promover o seu negócio!
1. Eventos híbridos
Os eventos híbridos são uma forte tendência de eventos corporativos que tomaram força no pós-pandemia.
Trata-se de eventos realizados no ambiente físico e virtual simultaneamente. Ou seja: existe o espaço físico para receber os participantes presenciais e tudo é transmitido ao vivo para os participantes online, que podem estar de qualquer lugar do mundo.
Essa é uma excelente maneira de reforçar a sua marca e atrair mais clientes sem abrir mão de toda a experiência de conexão com o presencial.
Exemplos de eventos que podem ser híbridos são:
- Treinamentos e cursos;
- Workshops;
- Seminários;
- Simpósios;
- Exposições;
- Congressos, etc.
2. Anywhere office é uma forte tendência que pode ser aproveitada em eventos corporativos
A tendência chamada de anywhere office (escritório em qualquer lugar) tem a ver com as viagens corporativas – mas o setor de eventos também pode aproveitá-la.
Trata-se de um profissional que realiza viagens de lazer, mas que também opta por trabalhar no local turístico. Ou seja, ele leva o trabalho junto com ele, dividindo o seu roteiro de viagem entre o descanso, o passeio e o trabalho.
Nesse caso, os eventos corporativos podem surfar nessa onda para criarem pequenos eventos – como workshops, por exemplo – nesses destinos turísticos. A ideia é que o viajante vá para se atualizar profissionalmente, e, de quebra, também aproveite a viagem com um roteiro turístico personalizado.
Nesse sentido, vale a pena fazer parcerias com agências de turismo para montar esse roteiro personalizado para eventos corporativos.
Leia também: O que é marketing emocional e como investir nessa estratégia de comunicação.
3. Uso de aplicativos e plataformas
Outra tendência em eventos corporativos é o investimento em aplicativos e plataformas para fazer o gerenciamento deles.
O aplicativo pode ser utilizado tanto pela empresa organizadora quanto pelos participantes, cujas funcionalidades podem ser:
- venda de ingressos;
- política do evento;
- levantamento de fornecedores;
- checklist das demandas da organização;
- programação;
- mapas do evento;
- opções de estadia e alimentação;
- notificações push sobre o evento;
- transmissão do evento.
4. Webinars
Os webinars são eventos corporativos realizados totalmente online e que já são tendência há algum tempo, principalmente durante a pandemia.
Trata-se de seminários em vídeo, que podem ser feitos ao vivo ou gravados e disponibilizados para os participantes.
A interação durante o webinário ao vivo é importante, sendo feita por meio de um chat, onde o palestrante vai tirando as dúvidas e conversando com os participantes.
Para criar eventos corporativos no formato de webinars, é preciso investir em uma plataforma que ofereça as funcionalidades necessárias – como o Youtube Live, por exemplo.
Além do seminário, também é possível investir em webinars para outras finalidades, tais como:
- demonstrações e lançamentos de produtos;
- tira-dúvidas ao vivo;
- temas mais amplos;
- temas mais específicos e de nível mais avançado;
- pequenos cursos de capacitação.
5. Lançamentos online
Nos últimos anos, a tendência dos lançamentos online mostrou a força das redes sociais na hora de promover eventos corporativos.
Sabe aquela série de lives gratuitas nas redes sociais e que, ao final delas, oferece-se um produto ou serviço pago? Essa é uma boa estratégia de eventos corporativos para atrair mais clientes.
A ideia é estimular o público-alvo oferecendo bons conteúdos gratuitamente por meio dos vídeos ao vivo – e, em seguida, é possível oferecer diversas opções pagas ligadas aos eventos corporativos, tais como treinamentos e cursos.
Como promover seus eventos corporativos?
Para que os eventos corporativos sejam um sucesso, é preciso investir em muita propaganda, tanto no ambiente físico quanto no digital.
Confira algumas dicas:
Ferramentas de divulgação online
- E-mail;
- Landing page (página única para captura de leads ou já com o botão de compra do ingresso);
- Aplicativos de mensagens, como WhatsApp e Telegram;
- Posts orgânicos nas redes sociais;
- Anúncios pagos nas redes sociais e nos canais do Google (sites, plataforma de busca, YouTube, Gmail, etc.);
Ferramentas de divulgação off-line
- Mochila pirulito nas ruas;
- Veículos de comunicação (revistas e jornais locais, carro de som, rádio e televisão);
- Infláveis promocionais;
- Banners de diferentes formatos e tamanhos.
E por falar em banners, definitivamente eles não podem faltar na divulgação dos seus eventos corporativos e nem no local durante a programação. Confira no próximo post os principais modelos disponíveis e suas vantagens.