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Quais são as tendências de comunicação visual para 2024?

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26 de fevereiro de 2024

Tendências da comunicação visual para 2024

Toda empresa que deseja atrair, impactar, engajar e encantar o público precisa ficar por dentro das tendências de comunicação visual – tanto para 2024 quanto para os próximos anos.

Afinal, estamos em plena era do visual: vídeos, reels, fotos, identidade visual caprichada, vitrine atraente, iluminação planejada no PDV…Todos esses exemplos são estratégias que atraem os consumidores e ajudam a aumentar as vendas.

Por isso, vamos reunir as 10 principais tendências para você ficar de olho e já colocar em prática o quanto antes em seu negócio. Vamos lá!

Por que unir a comunicação visual online e offline?

Antes de falarmos sobre as tendências de comunicação visual, precisamos reforçar um fato: o consumidor de hoje é omnichannel, ou seja, ele transita entre diferentes canais de comunicação, como online, offline e mobile, durante sua jornada de compra.

As empresas que desejam alcançar esse público precisam estar presentes em todos esses canais e garantir que sua comunicação seja consistente e integrada.

A união da comunicação visual online e offline oferece diversos benefícios, como:

  • Aumento do alcance da marca: ao estar presente em diversos canais, a marca aumenta sua visibilidade e alcança um público mais amplo.
  • Reforço da mensagem: a repetição da mensagem em diferentes canais reforça o branding e aumenta o reconhecimento da marca.
  • Experiência do cliente mais integrada: O cliente tem uma experiência mais fluida e consistente ao interagir com a marca em diferentes canais.
  • Maior engajamento: a combinação de diferentes canais de comunicação pode aumentar o engajamento do público com a marca.

Leia também | Eventos corporativos: conheça as tendências para encontros de sucesso

10 tendências de comunicação visual para 2024

Agora que você já sabe a importância de investir tanto na comunicação visual offline quanto online – focando sempre na integração entre os dois ambientes, confira 10 tendências de comunicação visual para os próximos anos:

1. Vídeos curtos nas redes sociais

A popularidade dos vídeos curtos, como os do TikTok e Instagram Reels, continuará crescendo em 2024.

Por isso, as empresas devem investir na criação de vídeos curtos e envolventes para atrair a atenção do público nas redes sociais.

2. Uso da Inteligência Artificial (IA) na geração de imagens

A Inteligência Artificial (IA) está revolucionando a forma como as imagens são criadas.

Na prática, as empresas podem usar softwares de IA para gerar imagens personalizadas, realistas e de alta qualidade para seus materiais de comunicação – contornando, assim, a dificuldade de encontrar imagens com direitos autorais que permitam a publicação.

3. Banners físicos interativos com QR Code

Os banners físicos tradicionais (como o banner roll up) continuam em alta, mas estão se tornando interativos com a integração de QR Codes.

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Dessa forma, os consumidores podem escanear o QR Code para obter mais informações sobre o produto ou serviço anunciado.

4. Mochila pirulito no comércio de rua e eventos

No comércio de rua de cidades de todos os tamanhos, ainda existe a estratégia de distribuição de folders por parte de promotores de vendas.

Nesse caso, uma das tendências de comunicação visual é o uso da Mochila Pirulito, que facilita o trabalho dos promotores. Trata-se de uma mochila confortável com um suporte para exibição de materiais promocionais em formato de pirulito – ideal para interações diretas com o público.

A mochila pirulito pode ser utilizada em diferentes locais e estratégias, incluindo campanhas políticas, eventos, feiras, exposições e ações de panfletagem pelas ruas.

5. Uso da Realidade Aumentada (RA) e Realidade Virtual (RV)

A realidade aumentada e a realidade virtual são tecnologias inovadoras que permitem criar experiências imersivas para o público.

Como uma das tendências de comunicação visual, a RA sobrepõe elementos digitais ao mundo real, enquanto a RV cria um ambiente virtual totalmente simulado.

Dois exemplos de uso das duas tecnologias são:

  • Marketing: empresas podem utilizar RA e RV para criar experiências interativas com seus produtos, como permitir que os clientes visualizem móveis em sua casa antes de comprá-los ou experimentar roupas e maquiagens virtualmente.
  • Eventos: RA e RV podem ser utilizadas para criar experiências ??em eventos, como permitir que os participantes interajam com personagens virtuais ou participem de jogos interativos.

6. Reforço da identidade visual da marca em todos os materiais

A identidade visual da marca é fundamental para o reconhecimento e o posicionamento da empresa no mercado.

Por isso, as empresas devem reforçar sua identidade visual em todos os materiais de comunicação, desde os anúncios, canais digitais, canais offline até os produtos e suas embalagens.

7. Boneco interativo como estratégia de engajamento

O boneco interativo é uma forma divertida e inovadora de interagir com o público, aumentando o engajamento offline.

O boneco pode ser usado para distribuir brindes, tirar fotos com os clientes ou promover produtos e serviços na fachada da loja ou em outros eventos.

8. Inovação na iluminação dos ambientes do PDV

A iluminação é um elemento importante para a comunicação visual no PDV, sendo uma das tendências de comunicação visual.

As empresas podem usar a iluminação para destacar produtos, criar um ambiente mais agradável, setorizar as áreas da loja e influenciar o comportamento do consumidor.

9. Investimento em infláveis promocionais com formatos diferentes

Os infláveis promocionais são uma forma eficiente de chamar a atenção do público offline.

As empresas podem investir em infláveis com formatos diferentes para se destacar da concorrência e, ainda, serem o braço direito de estratégias e ações promocionais.

10. Wind Flag Banners nas fachadas do PDV e eventos em geral

Wind Flag Banner compondo o ponto de venda da Óticas Bellani com ofertas personalizadas e preços em destaque
Wind Flag Banner divulgando produtos de centro automotivo no estacionamento da empresa
Diversos Wind Flag Banners guiando a visão dos clientes da Óticas Carol

O Wind Flag Banner é um tipo de banner leve e resistente que é ideal para uso externo. Seu uso já é uma tendência de comunicação visual das grandes cidades – e já está se expandindo para os municípios do interior.

As empresas podem usar Wind Flag Banners nas fachadas do PDV e em eventos para divulgar seus produtos e serviços. Essas ferramentas são fáceis de serem montadas, desmontadas e transportadas para todos os lugares. Aliás, essa é uma das ferramentas de comunicação visual que tem o melhor custo-benefício.

Nesse caso, confira no próximo post a resposta para a seguinte dúvida: Por que apostar em Wind Flag Banners para vender mais? Confira!

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Luis Silvestre é sócio-fundador e CEO da RVB Balões e Infláveis empresa com 22 anos e líder de mercado na fabricação de infláveis promocionais. No Balonismo é tetracampeão brasileiro e presidente da Federação Paulista de Balonismo. Em 2017, com sua esposa Livia Silvestre e sócia Amanda Ferreira fundaram a GoBanners Comunicação Visual, empresa focada na produção de Wind Flag Banners.

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