Coronavírus: por que se proteger e o que fazer de agora em diante?
gobanners
26 de março de 2020
Estamos diante de uma situação bem incomum no mundo: a pandemia de coronavírus (COVID-19), um vírus de rápido contágio que tem alterado a rotina de pessoas de centenas de países, inclusive a nossa aqui no Brasil.
E como informação nunca é demais, agora é o momento de ficarmos atentos para cumprirmos todas as medidas de prevenção à disseminação da doença.
Nesse sentido, como se prevenir corretamente? O que é exatamente o coronavírus e o que ele provoca em nosso organismo? O que será do mercado de trabalho e da nossa rotina daqui para frente?
Vamos conversar sobre isso no artigo de hoje.
O que é o Coronavírus?
Os primeiros registros dessa família de vírus ocorreram em 1937, mas foi apenas nos anos 1960 que ele foi batizado de coronavírus – por conta da semelhança a uma coroa quando visualizado por microscópio.
O mais recente tipo de coronavírus – batizado de COVID-19 – surgiu oficialmente na cidade de Wuhan, na China, em dezembro de 2019 e menos de três meses depois atingiu centenas de países.
Os sintomas são parecidos aos de uma gripe – como tosse, febre, dor na garganta, etc. – mas ela também pode evoluir para sintomas respiratórios, como falta de ar leve até complicações mais graves, como pneumonia.
Vale lembrar que o grupo de risco está mais suscetível a ter os sintomas mais severos da doença, como os idosos, pessoas com doenças crônicas e com imunidade comprometida. Na maioria dos casos, segundo informações da Organização Mundial de Saúde (OMS), os sintomas são leves ou pessoas que contraíram o vírus podem até não apresentar sintomas.
Por que é tão importante seguir as recomendações oficiais de prevenção e combate ao coronavírus?
Mesmo sendo um vírus considerado de baixa letalidade, é preciso seguir todas as recomendações dos órgãos oficiais por, pelo menos, quatro motivos:
- O coronavírus é altamente contagioso: um simples aperto de mãos em uma pessoa infectada ou colocar a mão em superfícies contaminadas pode provocar a doença.
- Grupo de risco: se uma pessoa jovem e assintomática for contaminada e transmitir a uma pessoa do grupo de risco, esse segundo contaminado pode ter sérias complicações, que podem levar a óbito em situações extremas.
- Sistema de saúde: quanto mais pessoas ficarem doentes ao mesmo tempo, mais leitos de UTI precisarão ser disponibilizados nos sistemas público e privado de saúde. Não é à toa que países como a Itália entraram em colapso no sistema de saúde.
- Vacinas e medicamentos: embora pesquisadores de todo mundo estejam trabalhando nisso, até o momento, ainda não existe um medicamento específico para tratar a COVID-19 e nem uma vacina de prevenção.
Por isso, é importante seguir todas as recomendações de higiene e de isolamento social. O objetivo é evitar picos de contaminação que causem o aumento na procura por atendimento médico mais do que a demanda consegue atender.
Veja abaixo o vídeo com a etiqueta correta de higienização do Ministério da Saúde:
O que fazer de agora em diante por conta da pandemia de coronavírus?
A primeira atitude a ser feita é seguir todas as recomendações de isolamento social, de higienização das mãos e também de tudo o que entrar em sua casa. Em primeiro lugar, precisamos cuidar da nossa saúde, e, consequentemente, da saúde das pessoas ao nosso redor.
Então, se você puder ficar em casa, fique. Caso tenha um negócio, libere todos os seus profissionais e crie um mecanismo de continuarem trabalhando cada um em suas casas. Felizmente temos a tecnologia que trabalha a nosso favor, não é mesmo?
Também pense em maneiras de continuar atendendo a seus clientes, mesmo de forma remota, e que não descumpra as regras de isolamento social.
Muitos empreendimentos que estão fechados para atendimento ao público estão trabalhando com delivery, principalmente o setor de alimentação e de comércio em geral. Neste momento, reforce suas estratégias de marketing digital.
Seja criativo nessas horas e pense em ações promocionais para seus clientes. E claro, mantenha contato com eles oferecendo força nesse momento.
Leia também: Como vender pelo WhatsApp Business.
Por fim, não entre em pânico. Crie uma rotina em casa e evite ficar o tempo todo acessando as notícias. Trabalhe, fique com a família, descanse, pratique atividade física, tenha momentos de lazer.
Para finalizar, saiba que toda a equipe da GoBanners já adotou as medidas preventivas para evitar a disseminação do coronavírus.
Continuamos com nossos canais de atendimento abertos para te auxiliar e responder às suas dúvidas. Se precisar de dicas de ações promocionais que podem ser feitas nesse período, conte com nossa ajuda por meio deste link de atendimento.
Vamos juntos enfrentar essa etapa, e, consequentemente, sairmos bem mais fortes dela.
Continuaremos por aqui! Siga-nos em nossas redes sociais, compartilhe este artigo e continue acessando nossos conteúdos do blog.
Cuide-se e até a próxima!
[insta-gallery id=”1″]