
Sim: é possível fazer marketing digital para pequenas empresas. Afinal, elas se elas têm o objetivo de crescer e se destacar no mercado, precisam ficar próximas de seus clientes e potenciais clientes no ambiente digital.
Hoje vamos começar do zero, explicando o conceito de marketing digital, suas vantagens e como começar a estruturar uma estratégia.
O que é marketing digital?
Não dá para ignorar o fato de que as pessoas estão cada vez mais no ambiente online. Elas consomem e produzem conteúdo, compram e vendem produtos e se socializam com outras pessoas.
E é aí que o marketing digital entra em cena. Trata-se de um conjunto de ações que empresas (ou pessoas) fazem no ambiente online para obter pelos menos três resultados:
- Criar um relacionamento com uma base de leads (potenciais clientes) para transformá-los em clientes;
- Fortalecer a identidade da marca nos meios digitais;
- Fechar negócios.
Na prática, existem várias estratégias de marketing digital para pequenas empresas, dentre as quais se destacam:
- Inbound Marketing: o uso da técnica do funil de vendas;
- Marketing de Conteúdo: o uso da técnica da jornada do cliente;
- SEO (Search Engine Optimization) : fazer com que a empresa seja facilmente encontrada nos motores de busca.
Leia também: Marketing Promocional: o que é e como ele pode ser aplicado?
Quais os benefícios do marketing digital para pequenas empresas?
O marketing digital é facilmente mensurável
Uma das vantagens do marketing digital para pequenas empresas é que os resultados das estratégias podem ser mensurados com o uso da tecnologia.
Isso torna a empresa mais estratégica e assertiva na hora de tomar decisões e avaliar se as ações têm dado resultados concretos ou se é preciso mudar alguma rota.
O marketing digital segmenta o seu público
A segmentação nada mais é do que fazer com que as suas ações de marketing atinjam o público que você precisa e que você sabe que tem interesse pelo produto/serviço que você vende.
Quando você segmenta o público, fica mais fácil entender seus interesses, separá-los de acordo com seus momentos de interesse em seu produto, e, assim, criar a comunicação perfeita para guiá-lo até a decisão de compra.
O marketing digital ajuda a construir autoridade
Quando a sua empresa se posiciona e constrói uma boa comunicação nas mídias digitais, aos poucos ela vai ganhando autoridade. E se combinados com um bom atendimento e bons produtos, você ganha credibilidade e aumenta o seu valor de marca.
Ganhando autoridade, você constrói uma audiência fiel e aumenta as suas chances de vender mais e até de inovar, já que você fica bem mais próximo das pessoas e ouve o feedback delas.
O marketing digital tem ótimo custo-benefício
É possível começar uma estratégia de marketing digital com orçamento baixo, se comparado a algumas mídias tradicionais.
Aliás, um bom marketing digital é aquele que investe tanto em marketing pago (por meio de patrocínios e anúncios pagos) quanto em marketing orgânico (por meio da criação e divulgação de conteúdo gratuito para seus leads).
Saiba mais: como vender pelo WhatsApp Business?
Mas aqui vale dizer: os resultados de todo esse investimento são percebidos a médio e longo prazo. Muitas empresas acreditam que eles vêm fácil e rápido, mas é preciso estratégia e paciência para colher os melhores resultados no futuro.
Como começar uma estratégia de marketing digital com pouco dinheiro?
Como dissemos acima, o marketing digital para pequenas empresas é possível com pouco dinheiro.
Nesse caso, comece estruturando as bases com estas dicas:
- Crie a persona ideal para a sua empresa (ou as personas ideais): a persona é a representação fictícia do seu cliente ideal com base em respostas reais que você obtém com pesquisa. É preciso conhecer os dados de seus clientes e também seus interesses, dores, desejos e expectativas. Assim fica mais fácil você criar a comunicação certeira para construir um relacionamento e montar sua base de leads.
- Invista em presença online: Google Meu Negócio, blog e redes sociais. Divulgue conteúdos de interesse de sua persona para ganhar engajamento e autoridade no mercado. Publique com constância.
- Estabeleça as métricas de avaliação dos resultados: número de visitas, tempo de permanência da página, ROI, bounce rate… Defina apenas métricas facilmente mensuráveis.
- Seja autêntico: pessoas gostam de pessoas. As grandes marcas já entenderam isso e estão investindo na criação de conteúdos cada vez mais humanizados. Por isso, encontre o tom de voz ideal para sua empresa e seja autêntico e humano na hora de se comunicar com seus leads e clientes.
- Tenha bons produtos e um bom atendimento: qualquer estratégia de marketing digital para pequenas empresas dá muito errado se a própria empresa atende mal e tem produtos ruins. Então, avalie sempre a satisfação dos seus clientes nesses quesitos.
E uma dica final: não é porque você vai ingressar a sua marca no ambiente digital que vai deixar de lado o marketing local. Aliás, até mesmo empresas 100% digitais realizam ações nas cidades para promoverem seus produtos – como no caso da Netflix, que fez uma ação nas ruas de Nova York para divulgar o filme “O Irlandês”:
Portanto, pense em ações promocionais locais e tenha criatividade para se destacar e levar seus clientes a seguirem sua marca no ambiente digital. Quer uma dica? Crie estratégias com Wind Flag Banners personalizados. Confira 4 boas razões para isso.
Acompanhe nosso Instagram @gobanners
[insta-gallery id=”1″]