Sabemos que organizar eventos é uma tarefa difícil e requer atenção aos mínimos detalhes. Mas, mesmo por um descuido, não expor a marca do seu patrocinador é um grave erro que você pode cometer ao promover qualquer evento.
Eis algumas dores de cabeça que você pode ter em relação a isso:
Problema 1: por não ter exposto a marca do seu patrocinador, ele não terá o devido retorno
Esse é o problema mais óbvio, não é mesmo? Afinal de contas, um dos principais motivos pelos quais as empresas investem dinheiro (ou produtos e serviços, no caso de permutas) é a exposição de suas marcas para o público do seu evento.
E se por algum motivo você não expor a marca do seu patrocinador, ele não terá o mínimo de retorno que pode se transformar em mais clientes para ele. Em outras palavras, ele não recebeu o mínimo que você prometeu entregar.
E isso vale também para a má exposição da marca do seu patrocinador, hein? Colocar ele lá no cantinho no dia do evento, sem nenhuma sinalização, também é algo que pode te trazer problemas.
Problema 2: A sua marca cairá em descrédito no mercado empresarial
Isso é sério. Imagine que você investiu horas do seu tempo e utilizou horas do tempo do seu patrocinador explicando o projeto, os custos, as contrapartidas e, na hora da divulgação em si, simplesmente não expôs a marca dele conforme o acordado.
Automaticamente você cairá em descrédito para essa empresa, e, dependendo do tamanho da participação dela no mercado e como influenciadora, a sua marca sofrerá uma boa desvalorização – o que te prejudica nas vendas, e, ainda, na criação de outros eventos.
Problema 3: Ele pode promover um marketing negativo (mesmo que sutil)
Já reparou como é comum determinadas campanhas de publicidade “alfinetarem” outras empresas? Pois isso pode acontecer com você, caso você não exponha a marca do seu patrocinador conforme fora previamente combinado.
E esse marketing negativo pode acabar se tornando uma boa dor de cabeça, ainda mais em tempos de redes sociais, onde as pessoas se agrupam e clientes fiéis de uma marca podem denegrir a sua imagem por conta disso.
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Problema 4: Ele poderá mover um processo contra você
Se houve a formalização do patrocínio, seja por contrato formal ou por mensagens acordadas entre vocês, e, por qualquer motivo, você descumprir o acordo de exposição, a marca patrocinadora poderá mover um processo contra você ou sua empresa.
Aliás, dependendo do caso, caberá processo inclusive com pedido de indenização por danos morais ou materiais, conforme o Código Civil. Então, fique atento.
Problema 5: Será mais difícil conseguir patrocinadores para os próximos eventos
Depois de todos os problemas anteriores, outra triste consequência da não exposição da marca do seu patrocinador é a dificuldade de realização de novos eventos.
Isso porque a sua empresa gerará desconfiança no mercado, o que pode impedir que se firmem novas e ótimas parcerias. E como a criação e/ou a participação em eventos é importante para a construção de uma marca sólida, isso certamente pesará contra você.
Fica a dica:
- Faça um contrato por escrito com os seus patrocinadores, informando os detalhes de como será a exposição da marca deles durante a divulgação e durante o próprio dia de evento.
- Mostre fotos ou maquetes de como será a exposição dessas marcas, sejam em camisas, brindes, Wind Flag Banners, cartazes, redes sociais, etc. Às vezes, por falta de comunicação e planejamento, determinada empresa pode criar a expectativa de que seu logotipo ou seu estande ficarão expostos de uma certa maneira, e esse desentendimento pode gerar uma boa dor de cabeça.
- Diversifique os meios de exposição da marca do seu patrocinador. Quanto mais a marca dele ser associado ao seu evento, melhor para ambos.
E por falar em diversificação, existe um meio de expor a marca do seu patrocinador que cabe em todos os tipos de eventos (e em seu bolso): o uso de Wind Flag Banners ou infláveis promocionais.
Nesse caso, confira 5 motivos para usar Wind Flag Banners em suas publicidades. Até a próxima!