Proteção Veicular: 10 dicas práticas para vender mais
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28 de setembro de 2024
O mercado de vendas de proteção veicular está crescendo no Brasil. A título de curiosidade, existem algumas diferenças desse serviço em relação ao tradicional seguro de veículo.
A proteção veicular é um seguro mais simples que costuma ser mais econômico em relação ao tradicional. Ele é oferecido por cooperativas e possui diferenças em relação a vários termos do contrato, como garantias, direitos e deveres.
Nesse caso, as dicas de marketing são fundamentais para atrair o público-alvo que deseja adquirir esse tipo de seguro por meio da divulgação de todas as vantagens do serviço.
Vamos lá!
1. Crie uma página no Perfil da Empresa no Google (antigo Google Meu Negócio)
Toda empresa física precisa estar no Perfil da Empresa no Google (antigo Google Meu Negócio), uma plataforma gratuita do Google para divulgar esse tipo de empreendimento.
Quando a pessoa digita no campo de buscas do Google o nome da sua empresa ou determinada palavra-chave (como, por exemplo, “empresa de proteção de veículo em SP”), o seu negócio aparece nos resultados, com todas as informações importantes.
Nessa página, você pode incluir dados essenciais para que as pessoas entrem em contato de forma prática e rápida, tais como:
- endereço (com mapa de localização);
- dias e horários de atendimento;
- site, telefone e outras formas de contato;
- promoções;
- perguntas e respostas;
- fotos da empresa;
- avaliações de clientes.
2. Não venda o produto, mas a solução
No marketing, nós trabalhamos com propagandas e informações que vão direto às dores, necessidades e desejos dos clientes.
A princípio, ninguém quer comprar um seguro de proteção veicular. As pessoas costumam pensar nisso quando acontece algum problema – como o carro dar defeito, ser roubado ou se envolver em algum acidente.
É por isso que você precisa focar na dor e necessidade ao vender a proteção veicular. Quais poderiam ser os focos? Exemplos:
- tranquilidade para toda a família;
- segurança e rapidez, caso o veículo dê defeito no meio de uma estrada;
- menos dores de cabeça, pois se o veículo for roubado, o valor para a compra de um novo é liberado rapidamente;
- sem gastos altos inesperados, pois em caso de acidentes, ocorre a cobertura das despesas com o conserto do veículo.
O potencial cliente foi atraído por essas informações? Aí chegou a hora de você expor os diferenciais do seu seguro de proteção veicular, fazer uma boa oferta e fechar negócio!
Leia também | Confira dicas extras para vender mais em seu negócio de proteção veicular.
3. Divulgue informações relevantes sobre proteção veicular em vários canais
As pessoas em geral recebem centenas de anúncios o tempo inteiro. Será que a gente se lembra de todos eles? Provavelmente não.
O diferencial das estratégias de marketing nos tempos atuais é ir na contramão e oferecer informações de qualidade aos consumidores.
Exemplos de banners para redes sociais de proteção veicular
No caso da proteção veicular, existe uma infinidade de informações interessantes que você pode oferecer. Exemplos:
- dicas de cuidado com os veículos;
- informações básicas de mecânica (como verificar o óleo, a água, o estado dos pneus, etc.);
- passo a passo do que fazer em caso de acidentes, roubos ou quando o veículo para de funcionar no meio da rua;
- tipos de seguro existentes;
- vantagens de contratar proteção veicular;
- depoimentos de clientes que precisaram acionar o seguro.
Defina uma periodicidade e divulgue essas informações de vários canais, como redes
sociais, e-mails, aplicativos de mensagem, etc.
4. Invista em uma tenda inflável como ponto de venda móvel
A tenda inflável é um ótimo produto de marketing para atrair mais vendas. Além de ser simples e fácil de montar e desmontar, ela se torna ideal para você vender mais fora do seu estabelecimento.
O produto é 100% personalizável com a identidade visual do seu negócio e você pode levar a tenda inflável para diversos locais a fim de vender o seguro. Exemplos:
- stand em eventos;
- outros PDVs, como shoppings centers;
- ruas e praças;
- em empresas parceiras, como concessionárias.
5. Ofereça descontos e promoções para novos clientes
As promoções são sempre uma ótima estratégia para atrair novos clientes. Considere criar ofertas especiais, como desconto para o primeiro mês ou um valor reduzido no pacote anual de proteção veicular.
Divulgue essas promoções nas redes sociais, e-mails e em pontos de contato com os clientes, sempre destacando o custo-benefício de sua proteção veicular comparada ao seguro tradicional.
Além disso, promova campanhas de indicação, oferecendo descontos para quem trouxer novos clientes. O boca a boca é uma das estratégias mais eficazes para gerar confiança.
Leia também | Como conquistar clientes na loja física em plena era digital?
6. Invista em anúncios segmentados online
A segmentação de anúncios no Google e nas redes sociais é uma maneira poderosa de alcançar um público que já está interessado em proteção veicular.
Use ferramentas como o Google Ads e o Meta Ads (proprietária das redes sociais Facebook e Instagram) para direcionar seus anúncios a pessoas que pesquisaram termos como “proteção veicular”, “seguro de carro barato”, ou “proteção para carros contra roubo”.
Anúncios segmentados ajudam a garantir que o seu orçamento de marketing seja gasto com eficiência, impactando diretamente o público certo.
7. Ofereça planos flexíveis e adaptados às necessidades do cliente
Nem todos os clientes têm as mesmas necessidades ou condições financeiras. Por isso, oferecer planos variados – como pacotes básicos e avançados de proteção veicular – pode ser uma forma de atender diferentes perfis de consumidores.
Um plano mais simples, com coberturas essenciais, pode atrair aqueles que desejam economizar, enquanto um plano mais completo pode ser a escolha de quem busca mais segurança e comodidade.
8. Use depoimentos e provas sociais
Depoimentos de clientes satisfeitos são uma das formas mais eficazes de gerar confiança.
Colete e compartilhe histórias de clientes que acionaram a proteção veicular em situações críticas, como acidentes ou roubos, e que foram rapidamente atendidos. Isso cria credibilidade e demonstra o valor do serviço na prática.
Além disso, avalie solicitar a gravação de vídeos curtos dos clientes falando sobre a experiência com sua empresa.
9. Participe de feiras e eventos automotivos
A presença em eventos que reúnem o público-alvo, como feiras automotivas e exposições de veículos, é uma excelente oportunidade de promover sua proteção veicular.
Use esses eventos para fazer demonstrações ao vivo, distribuir materiais de marketing e coletar informações de contato de potenciais clientes interessados. E claro, leve a tenda inflável e o banner para marcar presença de forma visual e impactante.
E por falar em banner:
10. Coloque banners em seu estabelecimento de proteção veicular
Os banners ajudam tanto na sinalização, nos anúncios quanto na publicação de informações importantes sobre o seu negócio de proteção veicular.
Daremos alguns exemplos de banners:
Wind flag na fachada
Os banners com esse formato são ótimos para sinalização e reforço da marca na mente do consumidor.
Experimente colocá-los na fachada do seu estabelecimento, principalmente se o letreiro fica em um lugar muito alto. Nesse caso, os wind flags ajudam a sinalizar a sua empresa para quem passa pela calçada.
Banner roll up
O banner roll up já possui um espaço apropriado para você incluir várias informações sobre os seguros de proteção veicular.
Aproveite para colocar na entrada do seu escritório e anunciar promoções especiais, anúncios mais detalhados e dados interessantes sobre o seguro.
Mochila pirulito
A mochila pirulito é uma novidade aqui da GoBanners, sendo ideal para anúncios de rua e em outros locais.
Ele pode ser suporte para as tradicionais entregas de folhetos, por atrair a atenção das pessoas, que saberão do que se trata o seu negócio.
Gostou das dicas de marketing para vender mais seguros de proteção veicular?
No próximo post, confira como investir em comunicação visual para atrair mais clientes!