Várias cidades brasileiras já estão tomando medidas de abertura do comércio, com regras específicas para serem seguidas.
De qualquer modo, ainda é preciso reforçar as medidas de segurança para evitar a disseminação do novo coronavírus e novas ondas de contágio em massa.
Por isso, no artigo de hoje separamos algumas dicas práticas para você preparar o seu estabelecimento para uma abertura que seja segura para você, seus funcionários e clientes.
Vamos lá:
Não se esqueça de seguir as recomendações sanitárias para evitar a aglomeração de pessoas dentro do seu estabelecimento.
Na prática, esse controle deve ser feito em duas etapas. A primeira é o controle de entrada e saída dos clientes. Dependendo do tamanho do seu comércio, você pode colocar um funcionário na porta controlando o acesso de clientes, ou, ainda, uma fita de isolamento na entrada, que é fechada quando o local estiver com a capacidade lotada e reaberta em seguida.
E dentro do estabelecimento, também coloque adesivos no chão para delimitar a distância entre um cliente e outro, principalmente na fila do caixa.
Em todas essas opções, uma boa dica é colocar um banner roll up explicando as novas regras.
Também faz parte das dicas de segurança para a abertura do comércio a ventilação dos ambientes.
O ideal é investir em ventiladores e deixar portas e janelas abertas, evitando que o vírus permaneça circulando no ambiente, conforme apontou um recente estudo.
É claro que nem todos os estabelecimentos possuem janelas e portas que podem permanecer abertas, sendo que a climatização é feita por aparelhos de ar-condicionado.
Nesses casos, devem ser reforçados os serviços de limpeza e manutenção nesses equipamentos.
Saiba mais: Qual será o futuro do varejo pós-pandemia? Confira dicas.
Esta dica é fundamental para a abertura do comércio. Reforçar as medidas de higienização do estabelecimento ajuda muito na prevenção, já que ele recebe clientes vindos de várias regiões.
Nesse caso, é preciso prestar atenção a pisos, prateleiras, objetos (como máquinas de cartão) e os próprios produtos. Não se esqueça das maçanetas das portas, telefones, interruptores e outros locais que são tocados pelas pessoas.
Outra dica: quanto às cestinhas e aos carrinhos de compras, considere investir em um mini túnel de desinfecção para que a higienização ocorra mais rapidamente.
Quanto a produtos que não podem ser higienizados, como é o caso de roupas, a dica é se informar junto ao seu município para saber qual é o procedimento. Em alguns locais, por exemplo, ainda está proibido que clientes experimentem roupas e calçados na loja.
Outra medida que já se vê após a abertura do comércio é a instalação das divisórias de proteção no balcão de atendimento ao cliente.
Na prática, trata-se de uma divisória de acrílico transparente que cria uma barreira de proteção entre funcionário e cliente, mas sem que se perca a comunicação entre eles. Essa divisória também é fácil de ser higienizada entre um atendimento e outro.
Neste post aqui a gente explica como funciona e como adquirir essas divisórias antivirais.
Por fim, o túnel de desinfecção é um ótimo produto para reforçar a segurança do seu estabelecimento.
Na prática, ele é colocado na entrada e toda pessoa que entrar recebe uma pulverização bem suave de um produto sanitizante, o que ajuda na higienização de partes do corpo expostas, como cabelos, mãos, roupas, calçados e também dos objetos que ela carrega.
Na modalidade inflável, o túnel de desinfecção é acessível financeiramente a todos os estabelecimentos, além de representar outros benefícios, como a facilidade de instalar e desinstalar sem a necessidade de uma equipe especializada.
Bom, estas foram as dicas de hoje.
Porém, vale lembrar que todas as demais dicas de segurança recomendadas pelos órgãos sanitários precisam ser seguidas, como a higienização das mãos com álcool gel ou água e sabão, além do uso de máscaras.
Agora vamos continuar falando sobre o túnel de desinfecção? Saiba como ele funciona e como você pode adquirir um túnel inflável para seu estabelecimento.