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Provavelmente você já tenha se perguntado sobre o futuro do mundo pós-pandemia de coronavírus, o que inclui aqui o futuro do varejo.

Afinal, qual será o comportamento de consumo quando não precisarmos mais tomar todas as atuais medidas restritivas que foram impostas a nós para conter a rápida disseminação da doença?

Bom, não existe uma única resposta. Vários especialistas já estão discutindo esse tema e sobre ele conversaremos aqui também. No final, daremos algumas dicas para você preparar o seu empreendimento para o futuro do varejo pós-pandemia. 

O futuro do varejo pós-pandemia

De fato, a pandemia de Covid-19 provocou um grande impacto nas empresas de forma geral. Afinal, tudo aconteceu de forma rápida e vários negócios precisaram se adaptar da noite para o dia, já que a maioria dos estabelecimentos precisou fechar as portas como medida de isolamento social. 

Nesse tempo, podemos perceber que um item já importante em nossas rotinas tornou-se ainda mais essencial – até mesmo prioritário para o momento presente do varejo: a tecnologia.

O setor varejista – principalmente de produtos não essenciais – precisou migrar do ambiente físico para o digital para não perder o contato com seus clientes.

A partir daí, as vendas passaram a ser feitas via internet, seja por e-commerce, por WhatsApp Business ou pelas redes sociais. Além disso, o sistema de entrega foi reforçado pelo delivery.

Mas e quanto ao futuro do varejo após esse período passar? 

Bom, enquanto alguns especialistas afirmam que o comportamento de consumo vai mudar – afinal, a crise econômica pode se estender durante mais tempo aqui em nosso país, fazendo com que as pessoas comprem menos –, por outro lado também podemos perceber um outro lado da moeda.

Em várias cidades, quando as medidas de fechamento do comércio foram sendo flexibilizadas, o que vimos em muitos casos foram shoppings, lojas e comércios de rua lotados de pessoas. É claro que não dá para comparar os resultados de vendas atuais com os de uma época sem pandemia, mas essa é a realidade que estamos vendo.

Por isso, mesmo com incertezas, podemos dizer que o futuro do varejo pós-pandemia precisará encontrar um equilíbrio. Isto é: 

  • lojas funcionando normalmente para quem quer frequentá-las, com todas as medidas de prevenção sendo tomadas de acordo com a realidade pós-pandemia;
  • disponibilização de vendas on-line com entrega em domicílio para quem estiver adaptado a essa forma de comprar. 

Ou seja, o varejo precisará ser on-line e off-line

A seguir, portanto, separamos algumas dicas para te ajudar a se adaptar ao futuro do varejo pós-pandemia.

Leia também: Marketing e criatividade: como criar ações com pouco recurso

Dicas para o varejo de adaptar aos tempos pós-pandemia

Reforce o delivery

A entrega em domicílio foi uma das principais estratégias do comércio durante a pandemia. 

E quanto ao futuro do varejo, a tendência é que o delivery continue em alta – principalmente nos primeiros meses, já que muitas pessoas ainda podem se sentir inseguras de voltarem a frequentar alguns estabelecimentos. 

Por isso, crie uma estratégia consistente de delivery para o seu negócio. Neste post aqui temos dicas importantes. 

Não pare de publicar conteúdo nas redes sociais 

Se a pandemia afastou as pessoas presencialmente, ela também as uniu nos meios digitais. 

Por isso, se durante a crise você postava conteúdo em seus perfis nas redes sociais para estimular a interação, continue assim após esse período. Lembre-se que antes mesmo do novo coronavírus surgir, as pessoas já passavam parte de seus dias nas redes sociais interagindo.

Venda pelo WhatsApp Business

O WhatsApp Business ganhou um excelente reforço: o WhatsApp Pay, no qual as pessoas podem comprar produtos e pagar ali mesmo no aplicativo, sem intermediários.

Então, aproveite e libere essa facilidade para seus clientes, caso eles prefiram continuar comprando de forma online. 

Saiba aqui como vender pelo WhatsApp Business

Reforce as ações promocionais para fidelizar os clientes

Até agora as dicas foram centradas no on-line. Mas e quanto à loja física? 

Para continuar atraindo clientes durante o futuro do varejo pós-pandemia, nada melhor do que as tradicionais ações promocionais com o objetivo de fidelizar os clientes.

Degustação de produtos, distribuição de brindes, cartão fidelidade, sorteios… Seja criativo! Neste post aqui temos mais dicas de como fidelizar clientes na loja

Prepare seu estabelecimento físico para receber os clientes

O futuro do varejo pós-pandemia ainda é incerto, principalmente porque até o momento o mundo está em busca de uma vacina e de medicamentos para combater a Covid-19. 

Por isso, é bom adaptar o quanto antes o seu estabelecimento para esses novos tempos, já que as medidas de prevenção provavelmente precisarão ser utilizadas durante um tempo. 

E uma das medidas que vários países já têm tomado – inclusive aqui no Brasil – é a utilização de divisórias transparentes que proporcionam um atendimento olho no olho, mas sem deixar de lado as medidas de proteção.
Portanto, confira aqui mais detalhes sobre a divisória antiviral, que certamente é um reforço extra para o futuro do varejo pós-pandemia.

CTA Divisórias de Proteção
Luis Silvestre
Luis Silvestre
Luis Silvestre é proprietário e fundador da RVB Balões e Infláveis empresa com 20 anos e líder de mercado na fabricação de infláveis promocionais. No Balonismo é tetracampeão brasileiro e presidente da Federação Paulista de Balonismo. Em 2017, com sua esposa Livia Silvestre e sócia Amanda Ferreira fundaram a GoBanners Comunicação Visual, empresa focada na produção de Wind Banners e Banners Roll Up.

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