Para que as campanhas de vacinação tenham sucesso – ou seja, que alcancem o número estimado de pessoas imunizadas, é necessário arregaçar as mangas e investir em uma forte comunicação.
A vacinação contra a gripe H1N1, também chamada de gripe suína provocada pelo vírus influenza, ocorre todos os anos e tem como foco na rede pública de saúde:
E mais do que nunca, precisamos reforçar a importância da vacinação como importante medida de prevenção contra esse tipo de gripe.
Por isso, separamos a seguir algumas dicas importantes para você trabalhar a comunicação das campanhas de vacinação – esteja você atuando na rede pública ou privada de saúde.
É sempre importante estar presente nas redes sociais, pois é ali que o seu público-alvo das campanhas de vacinação está.
Por isso, o primeiro passo é entender qual é o perfil desse público da vacinação da gripe H1N1, em quais redes sociais ele está e, então, criar estratégias de comunicação para atingi-lo.
Na prática, além de investir em campanhas patrocinadas (pagas), é fundamental investir em educação desse público.
Isso significa criar um calendário editorial de postagens para divulgar todas as informações importantes sobre a vacinação contra a gripe H1N1. Exemplos:
Não se esqueça de segmentar o público nas configurações. Dessa forma, tanto os anúncios quanto as demais postagens alcançarão as pessoas certas.
E outra dica importante: responda aos comentários, dúvidas e sugestões dos seguidores. Isso é importante para estreitar a comunicação com o seu público-alvo.
Ainda falando na comunicação digital, também pode ser interessante o investimento em anúncios no Google e em seus canais parceiros.
Quando as campanhas de anúncios são bem segmentadas, elas aparecerão apenas para quem realmente precisa ser atingido por eles, aumentando as chances de sucesso durante as campanhas de vacinação.
Na prática, você pode investir em anúncios na rede de pesquisa, na rede de display, no YouTube, no Gmail e nos demais canais parceiros do Google.
O torpedo SMS continua sendo uma forma de se comunicar com o público. O objetivo é enviar lembretes periódicos aos cadastrados sobre a campanha de vacinação.
O texto precisa ser curto e bem objetivo, informando as datas, o que levar e, se possível, um link que leva a pessoa a outra página para mais informações (como a lista dos locais de vacinação, por exemplo).
Também considere os aplicativos de mensagens, como WhatsApp e Telegram, para enviar esses lembretes objetivos aos cadastrados.
Para a comunicação off-line, é importante dispor de ferramentas que apresentem um bom custo-benefício para a comunicação poder se espalhar pela região.
Nesse caso, a dica é o investimento em banners em seus diversos formatos. Eles são materiais simples, mas com alto poder de comunicação e impacto visual.
Por terem a mobilidade como característica, os banners podem ser fixados em pontos estratégicos da cidade para orientar a população sobre as campanhas de vacinação. Além disso, eles podem ser até mesmo reutilizados nas campanhas dos próximos anos.
No próximo post, você vai conferir 5 dicas para personalizar os seus banners independentemente dos tipos de campanhas de marketing.