Gestão de marca: dicas para fortalecer a marca em tempos de crise
gobanners
30 de abril de 2020
Estamos vivendo um momento sensível e inédito no mercado. Por conta da pandemia de Covid-19 e as medidas de isolamento social, muitas empresas se viram perdidas em relação a se manterem no mercado. Por isso, precisamos falar sobre gestão de marca.
A gestão de marca – conhecida no mundo do marketing como “branding” – é uma estratégia que deve estar no centro de atenção de toda empresa, seja em tempos de crise e também de abundância.
Uma marca forte e bem posicionada gera identificação no público, encantamento de clientes, maior engajamento e até vendas. Aliás, em tempos de crise, em que as pessoas estão mais tempo dentro de casa, elas estão ainda mais atentas ao posicionamento das marcas – o menor deslize pode colocar tudo a perder.
Portanto, seguem algumas dicas importantes para a gestão de marca do seu negócio:
Repense o propósito da sua marca
A marca é um ativo importante das empresas e ela precisa reagir aos acontecimentos. E o propósito de marca diz muito sobre como o negócio lida com as questões que surgem no cotidiano.
E não pense que apenas grandes empreendimentos precisam de um propósito de marca. Os pequenos negócios também.
O pet shop do bairro precisa se posicionar em meio à crise como uma empresa preocupada com a saúde dos pets e também de seus donos – então, quais medidas estão sendo tomadas? Como a sua marca está ajudando no combate à doença? As pessoas precisam saber. Em tempos de incertezas, o propósito da sua marca é como uma bússola de orientação para o mercado e a sociedade como um todo.
Saiba mais: A importância do branding para as marcas durante o isolamento social.
Aproxime-se dos seus clientes com uma linguagem humanizada
Podemos perceber que em tempos de crise, as empresas estão refinando suas linguagens para se aproximar mais de seus clientes. Isso é uma ótima dica de gestão de marca.
Portanto, reveja as formas de comunicação da sua empresa – desde o atendimento ao cliente passando pelos e-mails enviados, pelos anúncios publicados e pelas postagens nas redes sociais.
A linguagem das empresas, principalmente em tempos de crise, precisa ser direta, acessível, transparente e com empatia. Ou seja, uma comunicação que se aproxima do cliente (como se vocês estivessem conversando pessoalmente) e faça com que ele se sinta acolhido pelo seu negócio. Como uma marca bem posicionada, coloque-se à disposição para orientar e ajudar os clientes a resolverem suas dificuldades.
Revise as campanhas de marketing e os contratos com parceiros
A gestão de marca em tempos de crise também diz respeito a tomar todos os cuidados para que seu posicionamento não seja mal interpretado pelo público.
Assim como as empresas não podem perder seu “jeito de ser”, ou seja, seu estilo que as destaque no mercado, você também precisa encontrar parceiros de negócios que estejam alinhados ao seu posicionamento.
Como exemplo, recentemente temos um caso triste de uma influenciadora bastante conhecida que quebrou a quarentena ao promover uma festa em casa, e, por isso, várias marcas associadas ao seu nome foram cobradas por um posicionamento.
Por isso, é importante rever os contratos e as parcerias que a sua marca tem. Nesses tempos, é fundamental que todos estejam alinhados ao mesmo posicionamento: o de realmente tomar medidas preventivas, de seguir as recomendações de saúde e não medir esforços para o bem-estar dos clientes.
Aproveite e revise as campanhas de marketing e publicidade que estejam rodando nas mídias offline e online. Elas também precisam estar em sintonia com estes tempos de adaptação.
Auxilie sua equipe a adaptar-se à nova realidade
A gestão de marca também diz respeito a como você lidera sua equipe. Não adianta colocar todos em home office e exigir que as câmeras permaneçam ligadas 8 horas por dia, como se todos ainda estivessem no escritório – sim, isso infelizmente anda acontecendo por aí.
Lembre-se: os seus funcionários também são excelentes propagadores da marca. Se eles sentem-se valorizados, valorizarão a sua empresa e farão questão de defendê-la de possíveis crises de imagem.
Por isso, saiba oferecer suporte ao seu time em tempos de crise. Oriente-os sobre como deverão trabalhar, repense as metas, ouça as ideias deles. Seja empático nessas horas: eles têm família, sendo muitos pertencentes ao grupo de risco. Assim como você, eles também passam por momentos de ansiedade.
Então, para posicionar a sua marca internamente e externamente, sejam um time de verdade!
Uma boa gestão de marca também preserva a saúde dos seus clientes e funcionários
Por fim, outra dica importante de gestão de marca em tempos de crise é tomar todas as medidas de segurança e prevenção contra a disseminação do Covid-19.
Caso a sua empresa esteja fechada, com todos trabalhando em home office, assegure-se de que todos estejam tomando as medidas de saúde e ajude caso haja funcionários necessitados. Se ela estiver trabalhando no esquema de delivery, fornece todos os produtos de prevenção para os funcionários, como máscaras e álcool em gel 70% para a higienização das mãos e objetos.
Além disso, caso a sua empresa já esteja funcionando de forma local, reforce as proteção dos clientes e funcionários. Nesse ponto, além de tomar as medidas já citadas, também existe outro produto que reforça a prevenção e proporciona um atendimento ao cliente mais seguro.
Esse produto se chama “divisória antiviral”, mas também é conhecido popularmente como “proteção para supermercado”. Entenda agora como essa divisória funciona e como adquiri-la.
Juntos, vamos vencer este desafio!