No post anterior sobre o tema, vimos que dá para continuar fazendo marketing offline sem abrir mão do marketing online. Aliás, unir essas duas estratégias é até recomendado, principalmente se você trabalha com negócios locais.
Nesse caso, saiba que essa união será possível e eficiente a partir de duas bases importantes: um bom planejamento e um bom alinhamento entre as equipes de marketing e vendas.
Confira detalhes no artigo de hoje!
Simplesmente porque os seus clientes circulam nesses dois mundos.
A transformação digital certamente tem modificado os hábitos de consumo e de comportamento das pessoas.
Com isso, nasceram novas formas e estratégias de marketing online, que são voltadas especificamente para atrair esse público e fazer com que as marcas interajam mais de perto com ele, seja nas redes sociais ou em outros canais de mídias digitais. No marketing online, constrói-se um relacionamento mais estreito.
Enquanto isso, essas mesmas pessoas continuam interagindo no ambiente offline. Elas saem, fazem compras, vão à academia, à farmácia, ao pet shop, ao mercado. E empresas que não se preocupam tanto em criar estratégias de atrair esses clientes a entrar em suas lojas, logo serão esquecidas – já que o concorrente pode estar na porta ao lado.
Além disso, é importante lembrar que nem sempre o perfil de público do seu estabelecimento utiliza bem os recursos digitais – tanto por questão de idade quanto por outras questões socioeconômicas. E se esse público é o seu potencial cliente, você precisa reforçar as suas estratégias offline.
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Bom, depois que entendemos que é importante continuarmos investindo em marketing offline sem abrir mão do marketing online, vamos falar sobre alguns pontos que você precisa considerar.
Antes de tudo, vale lembrar que o objetivo do marketing é sempre o de preparar o seu público para que ele se sinta atraído pela sua oferta. Após isso, a equipe de vendas entra em ação. Ou seja, esses dois times precisam entrar em campo conhecendo exatamente suas funções no jogo.
Vamos às dicas:
Todo o seu planejamento de marketing precisa ser pensado de forma integrada, caso queira alinhar as estratégias online e offline.
Na prática, crie um objetivo principal e a partir dele, elabore as metas e ações a serem realizadas nos dois ambiente.
Um exemplo simples: o seu objetivo principal é o de dobrar as vendas em 12 meses.
A partir daí, pense no que pode ser feito no marketing online e offline para atingir esse objetivo. As metas podem ser quebradas em diversas ações, tais como:
A lista de estratégias não para. Dá para usar a criatividade para atrair a atenção do público nesses dois ambientes.
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No marketing, a persona é a representação fictícia do seu cliente ideal. Sem ela, fica difícil colher resultados positivos no marketing online e no offline, além de consequências negativas, como o desperdício de verba, já que não há uma segmentação clara.
Conhecer a fundo o seu cliente – seus aspectos socioeconômicos, interesses, hobbies, desejos de compra, hábitos de consumo, necessidades, etc. – é fundamental para que você saiba exatamente como cativá-lo.
Afinal, se o seu potencial cliente está em peso no Instagram, não faz sentido você gerar conteúdo no Twitter. Se o seu público ouve a rádio da cidade, a sua empresa precisa estar lá. Se ele ama corrida de rua, a sua marca pode criar um evento esportivo anual ou patrocinar um que já exista.
Então, pesquise. Não importa se vai demorar mais um tempo para analisar tudo e montar os perfis de suas personas. Aliás, você pode até terceirizar essa tarefa para alguma empresa especializada. Entender o seu público é estratégico e fará a diferença em todas as suas ações promocionais.
As redes sociais são espécies de termômetro para as marcas. Nelas, os consumidores sentem-se mais à vontade para exporem dúvidas, fazerem reclamações, elogiarem serviços, etc.
Então, é preciso que a sua marca esteja presente nas redes sociais em que o seu público esteja. E mais do que isso: elas são canais poderosos de interação e de vendas – ao dar atenção ao seus clientes, eles se sentem pertencentes à comunidade que você criou e isso se refletirá em suas vendas.
Por isso, não tenha medo de responder a críticas (sempre de forma respeitosa), de agradecer elogios, de esclarecer dúvidas e de criar conteúdo que engaje o seu público. Certamente isso se refletirá em seu estabelecimento offline.
A dica é utilizar no PDV uma ferramenta de mídia que seja atraente e com a identidade visual da marca. Com isso, você trabalha em uma campanha offline, mas que também estimule a participação do seu público nas redes sociais, valorizando a sua marca.
A ferramenta de mídia pode ser utilizada para a criação de fotos para as redes sociais e também pode gerar incentivo para que seus clientes publiquem fotos do seu PDV mostrando a ferramenta – com isso ele pode ganhar um desconto, um brinde ou outro estímulo para voltar a comprar de você.
Mas de que ferramenta estamos falando? Dos wind banners personalizados.
Confira a seguir 4 boas razões para utilizá-lo em sua ação promocional.