Marketing para estética: por que é importante e como começar?
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12 de agosto de 2024
O tema deste artigo, marketing para estética, é voltado para todos os negócios que atuam nessa área – o que inclui clínicas e salões de beleza que reúnem uma série de serviços de beleza e saúde.
São negócios físicos que, portanto, precisam atrair clientes para seus estabelecimentos, mas sem deixar de lado o relacionamento com eles também nas mídias digitais. Afinal, o nicho da beleza é um dos que mais se destacam no mercado.
E quando falamos em marketing para estética, isso significa a criação de um planejamento estratégico para atrair clientes, reforçar a marca e vender mais.
Por isso, preparamos algumas dicas importantes para você começar a colocar o marketing em prática em seu negócio de estética!
O que é marketing para estética?
Marketing para estética é o conjunto de estratégias e ações voltadas para promover e divulgar serviços e produtos de beleza, bem-estar e cuidados pessoais.
O objetivo é atrair e fidelizar clientes, destacando os diferenciais e benefícios oferecidos pelo negócio.
Além disso, o marketing para estética deve focar na construção de uma reputação positiva, valorizando depoimentos de clientes satisfeitos e feedbacks.
A inovação constante e o acompanhamento das tendências do mercado de beleza são essenciais para manter a competitividade e conquistar um público cada vez mais exigente.
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10 dicas de como começar o marketing para estética
1. Defina a persona do seu negócio
A base de toda estratégia de marketing para estética é a definição do perfil de clientes que você tem e quer continuar atraindo.
Persona é a representação fictícia do seu cliente ideal, cujas informações você levanta por meio de pesquisas entre os seus clientes ou pesquisas que você faz de outras maneiras, caso ainda não tenha clientes.
Nessa pesquisa, você passa a conhecer melhor quem são eles, suas reais necessidades e como o seu negócio pode ajudá-los a resolver certas demandas.
Essas informações valem ouro, pois a partir daí você consegue direcionar melhor as suas estratégias e a falar mais a linguagem dessas pessoas, gerando identificação.
2. Construa uma base com os dados dos seus clientes e potenciais clientes
Uma boa dica para começar a investir em marketing para estética é otimizar o cadastro de clientes em um só lugar.
Nesse caso, um software de CRM pode ajudar, pois nesse sistema você consegue cadastrar todas as informações importantes sobre seus clientes, sobre estoque de produtos, metas de serviços e produtos vendidos, etc.
Outra vantagem de ter uma lista de clientes é que você consegue segmentá-los de acordo com interesses de serviços que eles gostam de fazer em seu estabelecimento.
Assim, sempre que tiver promoções, bônus, novidades e dicas relacionadas a esse serviço, você envia diretamente para os clientes que têm esse perfil – aliás, dá para criar uma lista segmentada de clientes até por WhatsApp Business.
3. Aposte em e-mail marketing segmentado
O e-mail marketing segmentado é uma poderosa ferramenta para manter contato regular com seus clientes e potenciais clientes.
Envie newsletters com dicas de beleza, cuidados com a pele, novidades de produtos e promoções exclusivas.
Personalize as mensagens de acordo com os interesses e comportamentos de cada segmento de clientes, aumentando as chances de engajamento e conversão.
4. Invista em marketing de conteúdo
O marketing de conteúdo é essencial para criar um relacionamento sólido com seus clientes.
Na prática, publique artigos, vídeos e posts nas redes sociais com dicas de cuidados estéticos, tutoriais de beleza, histórias de sucesso de clientes e outros conteúdos relevantes.
Isso ajuda a posicionar sua marca como uma autoridade no setor de estética e a atrair um público fiel.
5. Proporcione experiências memoráveis
O marketing para estética pode gerar grandes resultados com o marketing de experiência.
Crie um ambiente acolhedor e personalizado em seu estabelecimento, ofereça atendimento de qualidade e surpreenda seus clientes com pequenos mimos e cuidados extras. Uma experiência positiva aumenta a fidelização e gera indicações espontâneas.
6. Aproveite a inteligência artificial
A inteligência artificial (IA) pode ser uma aliada poderosa no marketing para estética.
Utilize chatbots para atendimento instantâneo nas redes sociais e no site, automatize o envio de e-mails personalizados e analise dados de comportamento dos clientes para prever tendências e necessidades. A IA ajuda a otimizar processos e a oferecer um atendimento mais eficiente e personalizado.
7. Realize ações promocionais dentro do estabelecimento
Não podemos esquecer de investir em marketing para estética no próprio estabelecimento.
Algumas dicas são:
- Distribuição de brindes (por exemplo, kits de cuidados com a pele no verão e no inverno).
- Pequenos eventos de demonstração de produtos e procedimentos.
- Ações de fidelização, como um programa de pontos que se acumulam e os clientes trocam por outros serviços ou produtos.
- Dias especiais de beleza próximo a datas comemorativas (como Dia das Mães, Dia dos Namorados, Aniversário de clientes, Casamento, etc.).
- Ações solidárias de beleza na comunidade.
- Cupons de desconto.
São muitas ações que podem ser feitas! Basta se planejar com antecedência, e, claro, investir em divulgação.
Nesse caso de ações promocionais realizadas no próprio estabelecimento, vale a pena investir em ferramentas de mídia que podem ser colocadas na entrada para atrair a atenção das pessoas.
8. Publique conteúdo de valor nas redes sociais
O investimento em marketing para estética também passa pela publicação de conteúdo.
O objetivo é criar um relacionamento com seus clientes e potenciais clientes, fortalecendo a sua marca e aumentando as vendas.
Na prática, não é publicar apenas promoções e os serviços que você oferece.
É também postar dicas, falar sobre cuidados com a saúde e a beleza, sobre cuidados com a aparência, sobre a importância de melhorar a autoestima.
É se conectar de verdade com as dores e desejos dos seus clientes.
Por isso, mãos à obra! Crie perfis do seu negócio nas redes em que seus clientes estão (principalmente o Instagram e TikTok) e comece a postar conteúdo com consistência.
Abra caixinhas de perguntas, tire dúvidas, poste depoimentos e reflexões, estimulando a participação das pessoas.
Dica Extra: Hoje em dia um ponto a ser abordado é que estética não é somente sobre rejuvenescimento, é muito além disso, estamos falando também sobre prevenção.
Por isso, é importante criar conteúdo evidenciando ainda mais que não há idade para procurar um esteticista.
Esse tipo de autocuidado pode e deve ser feito o quanto antes, desde a juventude, por exemplo.
9. Parcerias com influenciadores e blogueiros de beleza
Parcerias com influenciadores e blogueiros de beleza podem dar um grande impulso à sua estratégia de marketing para estética.
Esses profissionais têm uma audiência fiel e engajada que confia em suas recomendações.
Identifique influenciadores que se alinhem com os valores da sua marca e proponha colaborações, como posts patrocinados, resenhas de produtos ou participações em eventos.
10. Analise e ajuste suas estratégias regularmente
O marketing para estética é um processo dinâmico que requer constante análise e ajustes.
Monitore os resultados de suas ações, avalie o retorno sobre investimento (ROI) e esteja preparado para adaptar suas estratégias conforme necessário.
Ferramentas de análise de dados e métricas de marketing são essenciais para identificar o que está funcionando e o que precisa ser melhorado.
E então, o que achou? São muitas ações que podem ser feitas!
Basta se planejar com antecedência, e, claro, investir em divulgação.
No próximo post, vamos continuar falando sobre o assunto: entenda como aumentar a fidelização dos clientes em sua clínica de estética!