Marketing Promocional: o que é e como ele pode ser aplicado?
gobanners
23 de fevereiro de 2019
No mundo dos negócios, seja ele qual for, é essencial que os empreendedores continuem estudando e se qualificando para que não sejam deixados para trás diante de tantas informações e novidades do mercado. E um dos conceitos que é necessário dominar é o do Marketing Promocional. Trata-se de um assunto simples e também estratégico para as empresas.
Portanto, separe alguns minutinhos para entender o que é e como colocá-lo em prática para que você conquiste cada vez mais clientes, fortalecendo a sua marca.
O que é Marketing Promocional?
Marketing Promocional é o conjunto de ações que têm o objetivo de gerar valor para a marca, ao incentivar a compra de produtos e serviços, e, ainda, tornar a experiência de compra a melhor possível para que o cliente se torne fiel a marca.
Portanto, se você busca se relacionar melhor com seus clientes, de modo que eles fiquem realmente encantados pela sua empresa, você precisa do Marketing Promocional. Isso porque esse conceito vai muito além de apenas oferecer ofertas e descontos para vender mais: a sua empresa precisa entregar uma experiência memorável aos consumidores – e esse trabalho é feito antes, durante e depois da compra ser feita.
Ok, falamos que o Marketing Promocional é um conjunto de ações; mas que ações são essas? Tratam-se de ferramentas que envolvem toda a comunicação com os clientes, tais como:
- Promoção de vendas: a criação de estratégias para atrair mais clientes (exemplos: descontos, cupons, brindes, etc.);
- Propaganda: a divulgação da empresa e de seus produtos em diversos canais, como internet, veículos impressos, rádio, televisão, panfletagem, cartazes, infláveis promocionais, etc.;
- Venda pessoal: ações que divulgam a empresa em feiras, eventos, seminários, apresentações de vendas, etc.; de forma a chamar a atenção do público e colocar um determinado produto em evidência (é muito utilizado em épocas de lançamentos);
- Marketing direto: ações em que a empresa usa meios de comunicação para falar diretamente com o público, como
mala direta, brindes, e-mail marketing, telemarketing e redes sociais. - Relações públicas: envolvem ações de trabalho de assessoria de imprensa para divulgar comunicados da empresa.
Como colocar o Marketing Promocional em prática?
A seguir separamos algumas estratégias de Marketing Promocional que são mais utilizadas e costumam gerar bons retornos às empresas. Vamos focar hoje em ações de promoção de vendas.
1. Construa a persona da empresa
Antes de colocar em prática as ações de Marketing Promocional, uma importante tarefa é definir a persona da empresa, que é diferente de público-alvo.
Enquanto no público-alvo a descrição é mais genérica, a persona é a representação fictícia do seu cliente ideal (ou de seus clientes ideais, já que você pode ter mais de uma persona).
Para construir a sua persona, você precisa promover pesquisas entre os seus clientes. É necessário extrair deles dados como idade, profissão, estado civil, rotina, motivações, desafios, preocupações, objetivos, sonhos, etc.
Quer um exemplo de público-alvo? Vamos imaginar que você tem uma loja de roupas. O seu público, talvez, seria esse:
Mulheres, 30-35 anos, classe C, moradoras de São Paulo.
Agora, quer um exemplo de persona, cujas informações você consegue levantar por meio de pesquisa?
Marina, 35 anos, moradora da zona leste de São Paulo, casada, mãe de dois filhos, bancária. Tem o dia bem corrido entre suas funções e reuniões de alinhamento de metas na agência. Nos finais de semana, ela se esforça para passar um tempo maior com a família.
Marina gosta de se vestir bem, embora nem sempre tenha condições de consumir roupas de marca, já que os filhos estão em escola particular (fazem Ensino Médio). O seu maior objetivo é construir um bom patrimônio para a família e formar os filhos na faculdade. Ela se preocupa muito com a falta de tempo, pois se sente culpada por não ser tão presente na rotina familiar.
Marina gosta de acompanhar as notícias e novidades da moda, e consome a maioria das informações nas redes sociais (Instagram e Facebook) e também no noticiário local da TV. Ela ama novidades da moda, mas só compra o que a faz se sentir confortável para a sua rotina.
Não fica bem mais fácil montar estratégias de promoções e ações de marketing para a Marina? Não vai ficar muito mais claro o tipo de linguagem, o tipo de conteúdo e os tipos de canais que você poderá trabalhar essas ações para alcançá-la?
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2. Crie ofertas diversificadas
Desde que não tragam prejuízos financeiros para a sua empresa, é importante que você sempre tenha ofertas para oferecer aos clientes – até mesmo para manter o estoque dos produtos em dia.
Faça liquidações, promova reembolsos, distribua cupons de desconto para clientes e novos clientes, bem como realize sorteios e concursos para atrair e estreitar relacionamentos. Esse é um grande caminho da fidelização no Marketing Promocional.
3. Promova ações de incentivo
Outra estratégia de Marketing Promocional é a criação de incentivos de atração de fidelização de clientes.
Programas de pontos, premiações por relacionamento duradouro e distribuição de brindes são as principais ações para manter os clientes já conquistados e fidelizar os recém-chegados.
4. Crie ações em PDVs para divulgar seus produtos
Uma estratégia eficiente do Marketing Promocional é a criação de campanhas de divulgação dos seus produtos e serviços por meio dos Pontos de Venda (PDVs).
Os PDVs têm o objetivo de divulgar determinados produtos ou serviços fora da sua loja física. É muito comum vermos aqueles banners demarcando PDVs em supermercado, lojas, shoppings, feiras, eventos e praças públicas, e, neles, os promotores de vendas realizam degustações, testes, distribuem brindes e materiais de divulgação. O objetivo é fixar a marca na mente das pessoas, atraindo novos clientes e também fidelizando os que já consumiram a marca. E por falar em PDV, confira 6 dicas de ações promocionais que você pode realizar e seus benefícios.
Até a próxima!