Conhecer alguns modelos de e-mail para enviar aos clientes pode te ajudar de várias maneiras.
Além de otimizar o seu tempo, já que o conteúdo estrutural fica salvo, você consegue personalizá-lo mais rapidamente sem sair da linguagem da marca, aumentando as chances de concretizar uma venda, recuperar um cliente ou estreitar o relacionamento.
Lembre-se que os conteúdos de cada um dos modelos de e-mail a seguir são apenas sugestões, que você pode adequar de acordo com o seu negócio e o perfil de linguagem que a sua empresa utiliza para falar com os clientes.
1. E-mail de abordagem
Geralmente o e-mail de abordagem é enviado depois que você levantou uma lista de contatos que podem se interessar pelos seus produtos / serviços. Ele é, portanto, o primeiro contato com a pessoa.
Sugestão de conteúdo:
Olá, (nome)! Tudo bem?
Meu nome é (seu nome) e faço parte do time de vendas da empresa X (nome da empresa).
Estou entrando em contato porque (faça uma descrição breve sobre o produto e a empresa).
Acredito que podemos te ajudar de verdade.
Podemos agendar um dia e horário para uma ligação? Se sim, qual seria a melhor hora?
Qualquer dúvida, estou à disposição!
Atenciosamente,
(Nome do vendedor e assinatura de e-mail).
Dica: Use no final do e-mail a frase “Qualquer dúvida, estou à disposição” pois deixará o cliente confortável em pedir novas informações. Alguns tem duvida se ” à disposição” tem crase, tem sim!
2. E-mail de follow-up
“Follow-up” significa “dar continuidade a algo que já foi iniciado”.
Este é um dos modelos de e-mail enviados para lembrar ao seu cliente ou potencial cliente de uma reunião ou um próximo contato previamente agendado.
Nesse caso, ele precisa ser muito simples e objetivo. Se o cliente não retornar o e-mail, alinhe com a sua equipe o que pode ser feito para não perdê-lo.
Sugestão de conteúdo:
Olá, (nome)! Tudo bem?
Este e-mail é apenas para lembrá-lo sobre o dia e horário que marcamos para conversarmos sobre (especifique o assunto da reunião, bem como o dia e horário).
Posso confirmar?
Qualquer dúvida, estou à disposição!
Atenciosamente,
(Nome do vendedor e assinatura de e-mail).
Dica: Sempre termine um e-mail de follow-up com pergunta, para dar continuidade ao negócio que foi iniciado. Lembre que em VENDAS essa continuidade é que leva ao FECHAMENTO.
3. E-mail com a proposta de negócio
O potencial cliente está interessado em receber a sua proposta? Ótima notícia!
Nesse caso, o corpo do e-mail deve ser bem objetivo – e não se esqueça de anexar a proposta de venda.
Olá, (nome)! Tudo bem?
Conforme combinado em nossa última conversa, estou enviando uma proposta sobre o produto que você demonstrou interesse.
Na proposta, que está em anexo, você encontrará todos os detalhes sobre o funcionamento do produto, bem como os valores e as condições especiais de pagamento que oferecemos a você.
Caso tenha alguma dúvida, por favor, não hesite em dizer!
Aguardo retorno.
Atenciosamente,
(Nome do vendedor e assinatura de e-mail).
4. E-mail de fechamento de negócio
Este é um dos modelos de e-mail utilizados para se certificar se o potencial cliente já tomou alguma decisão em relação à compra.
Se o potencial cliente não responder ao e-mail, defina quanto tempo você poderá aguardar por ele antes de mover o contato para a lista de “clientes perdidos”.
Sugestão de conteúdo:
Olá, (nome)! Tudo bem?
Estou entrando em contato a respeito das nossas últimas conversas e gostaria de saber se você já tem uma decisão sobre a proposta.
Se ainda tiver mais alguma dúvida, não hesite em entrar em contato, estou aqui para te ajudar!
Aguardo sua resposta.
Atenciosamente,
(Nome do vendedor e assinatura de e-mail).
5. E-mail para clientes que não retornaram o contato
Este é um dos modelos de e-mail que ninguém quer enviar, mas, infelizmente, é até comum de acontecer.
Se o contato não respondeu aos seus e-mails enviados, é importante que a empresa tente ao menos mais uma vez para se certificar que realmente é um contato perdido – aliás, pode ser que ele nem tenha visto o e-mail enviado.
Sugestão de conteúdo:
“Olá, (nome)! Tudo bem?
O nosso último contato foi no dia X/X e ainda não tive a oportunidade de saber a sua decisão sobre (resuma a negociação).
Por isso, estou entrando em contato para saber se restou alguma dúvida durante as nossas conversas e se eu posso ajudar em algo a mais.
Aguardo seu retorno!
Atenciosamente.”
(Nome do vendedor e assinatura de e-mail).
Dicas extras para utilizar nos modelos de e-mails
- Sempre finalize o texto levando o contato a realizar alguma ação (retornar o e-mail, confirmar alguns dados, perguntar a opinião, perguntar se ficou com alguma dúvida, etc.). O objetivo é manter o contato bilateral.
- Evite utilizar várias ações no mesmo e-mail. Foque em apenas uma ação. Dessa forma, o contato não ficará perdido entre tantas perguntas e a chance de responder será maior.
- Seja bem específico, não deixe margem para dúvidas.
- Adapte o texto de acordo com a linguagem da empresa. Se a empresa tem uma linguagem mais formal, utilize-a em suas mensagens. Mas se ela for mais informal, não faz sentido dar um tom muito sério na conversa.
E então, o que achou desses modelos de e-mail? Você já utiliza alguns deles? Conte para a gente a sua experiência sobre esse tema!
Aproveite e conheça os modelos de banners mais usados nos Pontos de Vendas (PDV) para você também estreitar a sua relação com seus contatos de forma presencial. Até a próxima!