Marketing para lojas de roupas: 5 formas de reforçar a sua marca
27 de outubro de 2020
Datas-promocionais-como-o-varejo-deve-se-preparar
Como se preparar para as melhores datas promocionais?
17 de novembro de 2020

Dicas de como aumentar as vendas existem aos montes pela internet, não é mesmo? Mas é sempre bom a gente dar uma olhada em novas atualizações, pois o mercado muda constantemente.

E ele mudou. A pandemia de Covid-19 resultou em uma intensa transformação na forma como compramos e vendemos hoje em dia. O e-commerce, por exemplo, conquistou 5,7 milhões de novos consumidores, de acordo com uma pesquisa divulgada pelo site da Folha de S. Paulo. 

Todas as medidas de distanciamento social e fechamento do comércio fizeram com que os empreendedores se reinventassem para construir ou reforçar o relacionamento online com seus clientes. Mas também não podemos deixar de lado as boas práticas nos estabelecimentos físicos. 

Por isso, a seguir separamos algumas boas práticas de como vender bem já pensando nessa nova realidade: a convergência entre o digital e a loja física.

Vamos lá?

1. Colete dados sobre o seu público

Provavelmente você já tenha lido muito sobre essa dica de como aumentar as vendas, mas é preciso reforçar.

Colete todos os dados que você puder sobre o seu cliente. Isso é essencial para que você venda melhor, baseado na realidade em que ele vive. Afinal, a melhor propaganda é aquela que fala a “linguagem do cliente”, que gere identificação nele.

Por isso, crie um questionário para que o cliente ou potencial cliente responda em troca de um brinde interessante da sua loja. 

Pergunte sobre seus interesses, hábitos de consumo, sonhos, medos – tudo em relação ao produto ou serviço que você vende. Dessa forma, você vai entendendo melhor como a sua empresa pode resolver esse problema ou suprir o desejo desse grupo de pessoas.

Na prática, invista em um bom CRM para armazenar esses dados e alimentá-lo sempre que novas informações surgirem. E inclua essas informações no planejamento de marketing da sua empresa

2. Crie ações promocionais com base no perfil do seu público

Não adianta criar diversas estratégias promocionais sem conhecer o perfil dos seus clientes. 

Desde uma simples oferta de desconto até uma estratégia de fidelização deve ser pensada com base nas características de quem já compra em seu estabelecimento. 

Para saber como aumentar as vendas, existem diferentes ações que podem ser colocadas em prática, tanto em datas especiais do comércio quanto em épocas de pouco movimento para atrair compradores.

Exemplos de ações promocionais são:

  • sorteios;
  • concursos;
  • cartão de fidelidade ou programa de pontos;
  • degustações;
  • demonstrações;
  • brindes;
  • eventos online e presencial;
  • trade marketing em pontos de venda;
  • temporada de descontos e liquidações.

3. Diversifique os canais de vendas

Outra dica importante de como aumentar as vendas nesses tempos de pós-pandemia é algo que muitas empresas precisaram fazer: diversificar os canais de atendimento.

Mesmo que um dia tudo volte à “normalidade”, é importante que as lojas físicas continuem oferecendo um atendimento aos clientes também de forma online. 

O WhatsApp Business, por exemplo, é um ótimo exemplo de canal, assim como as redes sociais e também o e-mail, dependendo do perfil do seu cliente. 

De maneira geral, a ideia é a de reforçar a sua marca tanto nos meios físicos quanto nos meios digitais.

4. Aprimore o delivery e as condições de pagamento

Esse período de pandemia reforçou o mercado de delivery nas lojas físicas, incluindo em estabelecimentos que antes nem ofereciam esse serviço aos clientes.

Por isso, outra dica de como aumentar as vendas é continuar oferecendo essa modalidade aos clientes, mesmo que o seu estabelecimento já tenha voltado a atender em horário normal.

Essa é uma forma de ampliar a sua carteira de clientes, já que consegue atender inclusive as pessoas que moram em bairros mais distantes – e com o auxílio da internet, onde as pessoas podem fazer os pedidos e você entregar os produtos pessoalmente, os resultados costumam ser bem favoráveis. 

Além disso, também diversifique as formas de pagamento. Na pandemia, muitas empresas começaram a incluir também os meios digitais para receberem pelas vendas. Pode valer a pena em seu estabelecimento.

5. Utilizar wind banners na loja física também é uma dica de como aumentar as vendas

Por fim, outra boa prática de como aumentar as vendas é o investimento no apelo visual da sua loja física.

Por mais que o novo consumidor tenha gostado da experiência de comprar on-line, o fato é que muitos preferem ir às lojas. Então, o seu estabelecimento precisa estar pronto para atraí-lo.

Os wind banners são ótimas ferramentas para a fachada da sua loja, já que podem ser 100% personalizados com a identidade visual da sua marca.

Além disso, eles podem ser utilizados durante ações promocionais, atraindo mais clientes para a sua loja em temporadas de promoção, por exemplo.
Quer saber mais sobre os wind banners? Então no próximo post, confira todos os motivos de utilizá-los em seu ponto de venda para suas ações de marketing.

cta comprar wind banner

Luis Silvestre
Luis Silvestre
Luis Silvestre é proprietário e fundador da RVB Balões e Infláveis empresa com 20 anos e líder de mercado na fabricação de infláveis promocionais. No Balonismo é tetracampeão brasileiro e presidente da Federação Paulista de Balonismo. Em 2017, com sua esposa Livia Silvestre e sócia Amanda Ferreira fundaram a GoBanners Comunicação Visual, empresa focada na produção de Wind Banners e Banners Roll Up.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: