Calendário promocional: antecipe-se para as datas comemorativas
gobanners
14 de janeiro de 2021
Pensando em facilitar a sua rotina no varejo, neste artigo vamos te ajudar a montar um calendário promocional com as datas comemorativas mais importantes.
Isso é essencial para você conseguir se planejar com antecedência e criar ações que atraiam mais clientes e aumente o seu faturamento.
Confira!
As principais datas comemorativas do calendário promocional do varejo
As datas a seguir são do ano de 2021 – por isso, lembre-se que alguns dias podem sofrer alterações nos anos seguintes.
Janeiro
- 30 de janeiro: Dia da Saudade. Aproveite para criar ações para recuperar clientes inativos.
- Temporada de liquidações e queimas de estoque.
Fevereiro
- 16 de fevereiro: Carnaval.
- Volta às aulas.
Março
- 8 de março: Dia Internacional da Mulher.
- 15 de março: Dia do Consumidor.
Abril
- 04 de abril: Páscoa.
- 23 de abril: Dia Mundial do Livro.
- Final de abril: Dia do Frete Grátis.
Maio
- 01 de maio: Dia do Trabalho.
- 09 de maio: Dia das Mães.
- 25 de maio: Dia do Orgulho Nerd.
Junho
- 12 de junho: Dia dos Namorados.
Julho
- 13 de julho: Dia do Rock.
- 30 de julho: Dia do Amigo.
Agosto
- 08 de agosto: Dia dos Pais.
- 15 de agosto: Dia da Informática.
Setembro
- 15 de setembro: Dia do Cliente.
Outubro
- 04 de outubro: Dia Mundial dos Animais. Se você tem pet shop, aproveite para criar ações promocionais e campanhas de adoção.
- 12 de outubro: Dia das Crianças.
- 31 de outubro: Halloween.
Novembro
- 11 de novembro: Dia dos Solteiros.
- 26 de novembro: Black Friday.
- 29 de novembro: Cyber Monday.
Dezembro
- 25 de dezembro: Natal.
Consulte este calendário promocional sempre que precisar aqui em nosso blog, combinado?
Dicas de planejamento do calendário promocional
O calendário promocional é uma ótima maneira de deixar documentado todas as datas comemorativas do ano.
Na prática, abra uma planilha com as datas e inclua todo o planejamento das ações que serão realizadas no período – lembre-se que as ações precisam ser divulgadas com antecedência.
No mais, seguem algumas dicas importantes para você incluir no calendário promocional:
Avalie as ações promocionais do ano anterior
Sempre que você abrir um novo calendário promocional, é importante rever os resultados das ações do ano anterior.
O que foi feito? Quais os pontos positivos e negativos? O que pode ser mudado?
Você não precisa inventar novamente a roda, mas essa análise é importante para que você entenda o que pode ser ajustado neste ano. Também avalie cases de sucesso de outras empresas e veja se você pode adaptar as estratégias à sua realidade.
Planeje os preços com antecedência
Se estamos falando de ações promocionais, estamos falando de descontos e boas ofertas para os clientes, certo? Mas isso não pode significar prejuízo para o seu negócio. Você também precisa lucrar.
Nesse caso, reserve um tempo com antecedência para planejar os preços dos produtos para que eles sejam realmente atraentes. Se não der para abaixar muito o valor, você pode pensar em outras estratégias, como a distribuição de brindes, melhores condições de frete, etc.
Prepare o estoque e negocie com antecedência com os fornecedores
Quando a gente pensa em estoque já se lembra da Black Friday. Nessa época, muitos consumidores reclamam de problemas com a falta de produtos suficientes no estoque das lojas.
Isso não pode acontecer em seu negócio, principalmente em época de calendário promocional. Já aproveite para negociar valores e prazos de entrega com os fornecedores e certifique-se de que não haverá atrasos.
Inclua outras datas personalizadas em seu calendário promocional
O calendário promocional que criamos logo abaixo apresenta as principais datas comemorativas do comércio. Mas você também pode incluir outras datas de acordo com o seu nicho de mercado e outras comemorações.
Por exemplo:
- o aniversário da sua empresa;
- um dia especial de liquidação;
- um evento que você realiza;
- datas comemorativas relacionadas ao seu segmento.
Estabeleça métricas para acompanhar os resultados
As métricas são importantes para você saber se os objetivos traçados foram atingidos ou não.
É importante estabelecer poucas métricas e as que são fáceis de serem monitoradas. Exemplos:
- Ticket Médio (Total de Receita / Quantidade de vendas);
- CAC (Custo de Aquisição de Cliente = Custo total associado à aquisição de novos clientes / Quantidade de novos clientes);
- Taxa de conversão (Total de Vendas / Oportunidades geradas).
Atualize o cadastro de clientes
Sempre quando realizar novas vendas (no calendário promocional ou fora dele), é importante atualizar o cadastro de clientes ou abrir novos cadastros.
A partir disso, você pode enviar ofertas e promoções personalizadas de acordo com as preferências de compra de cada pessoa. Isso ajuda na fidelização.
E como estamos falando de organização, no próximo post você vai aprender por onde começar a realizar o seu planejamento de marketing, inclusive se o seu estabelecimento for de pequeno porte. Até mais!