Marketing de experiência: como promover a sua marca em eventos?
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25 de fevereiro de 2024
O marketing de experiência é uma estratégia cada vez mais utilizada em eventos. No entanto, muita gente ainda pensa que se trata de ações que demandam um investimento muito alto.
Mas não é bem assim! É possível ser criativo, causar impacto e promover a marca durante eventos sem altos investimentos.
Neste post, vamos te mostrar uma ferramenta simples e que pode causar um alto impacto positivo em eventos que a sua empresa cria ou patrocina. Estamos falando da Mochila Pirulito.
Confira os detalhes sobre a mochila pirulito, como ela pode ser usada no marketing de experiência em eventos e exemplos de uso.
O que é marketing de experiência em eventos?
O marketing de experiência em eventos é uma abordagem estratégica que visa criar experiências memoráveis e significativas para os participantes de um evento.
Em vez de apenas fornecer informações sobre produtos ou serviços, o foco está em envolver emocionalmente o público-alvo, criando momentos únicos e impactantes que geram uma conexão positiva com a marca ou organização.
Essa estratégia envolve a criação de experiências sensoriais, interativas e envolventes que vão além do tradicional “discurso de vendas” e procuram realmente envolver os sentidos e as emoções das pessoas.
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Por que investir em marketing de experiência durante eventos?
Ao promover ou patrocinar um evento, a sua marca pode colher diversas vantagens ao investir em marketing de experiência.
Algumas dessas vantagens são:
- aumento do engajamento do público;
- diferenciação da marca de seus concorrentes durante o evento;
- conexões emocionais com os participantes;
- aumento do marketing boca a boca;
- geração de mídia espontânea;
- lembrança da marca na memórias dos participantes;
- oportunidades de geração de leads (potenciais clientes) e vendas.
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Como promover a marca em eventos utilizando o marketing de experiência?
Depois de entendermos a importância e os benefícios do marketing de experiência para destacar a empresa em eventos, eis a dúvida: como fazer isso de modo criativo e sem altos investimentos?
A GoBanners tem uma dica imperdível: a Mochila Pirulito
A Mochila Pirulito é um expositor itinerante personalizado, prático e eficiente para estratégias de marketing de experiência em eventos e outras ações promocionais em diferentes locais.
Trata-se de uma mochila com um suporte para exibição de materiais promocionais em formato de pirulito. É uma estratégia simples e que pode ser combinada com diferentes ações para os promotores interagirem com o público durante o evento.
Eis um exemplo simples:
Uma marca de suplementos e alimentos do mercado fitness decide promover o lançamento de uma barra de proteína durante um evento esportivo que patrocina.
Nesse caso, os promotores de vendas percorrem o evento com a mochila pirulito – de um lado do expositor, está o layout da marca e, do outro lado, um QR Code que gera desconto para a próxima compra dos produtos da marca.
Enquanto isso, o promotor oferece a degustação da barra de proteína e, caso o participante goste, basta gerar o cupom de desconto no QR Code e fazer a compra de mais barras de proteína ali mesmo. Ao finalizar a venda, o promotor anota os dados do novo cliente para trabalhar posteriormente em outras estratégias de vendas.
Simples, não é mesmo?
E não pense que marcas menores fazem uso desse tipo de marketing de experiência. Vejamos um case de sucesso de uma grande marca conhecida pelo país.
Case de sucesso: marketing de experiência da Neutrogena
Em 2023, a Neutrogena, patrocinadora do festival de música Primavera Sound, em São Paulo, chamou a atenção dos participantes do evento de forma simples e criativa.
Promotores de vendas circulavam pelo local com mochilas personalizadas para aplicar protetor solar nos participantes – o objetivo era promover o protetor solar Neutrogena Sun Fresh.
Crédito: Gabi de Bella/ Reprodução G1
Enquanto isso, no stand da marca, outras ações aconteciam, como avaliação da pele, espaço para descanso, distribuição de brindes e outras ações. Segundo estimativas da própria marca, cerca de 10 mil pessoas passaram pelo stand durante os dias do festival.
A estratégia viralizou, gerou mídia espontânea e deixou a marca na memória dos participantes. É um exemplo simples de marketing de experiência feito de forma criativa e com o uso de uma mochila expositora.
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Como a mochila pirulito pode ser utilizada em eventos?
Confira alguns exemplos de como a mochila pirulito pode ser usada as ações de marketing de experiência de diferentes segmentos de mercado:
- Automóveis: focado em lançamentos e exposições, a mochila pirulito ajuda a destacar novidades e reforçam a identidade da marca e diferenciais de produtos.
- Corridas/Esportes: em eventos esportivos, a mochila pirulito pode servir de orientação e promoção – além de degustações e brindes.
- Alimentícios e Bebidas: a mochila pirulito em festivais gastronômicos atrai atenção para produtos, oferecendo experiências sensoriais.
- Tecnologia e Inovação: ideal para destacar produtos de ponta e inovações em feiras de tecnologia, além de oferecer descontos e experiências tecnológicas.
- Moda e Beleza: em eventos de moda, a mochila pirulito pode ser usada para exibir tendências, lançamentos de produtos e amostras grátis.
- Turismo e Viagens: em feiras de turismo, a mochila pirulito ajuda a promover destinos e ofertas especiais.
Viu como uma simples mochila pode tornar a sua marca inesquecível em eventos?
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