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Marketing online e offline: como alinhar as estratégias
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Em certas situações na vida, podemos ter a tendência de sermos 8 ou 80. Marketing offline ou Marketing online. Mas não é assim que o marketing deveria ser entendido.

Quando usamos o argumento de que o seu público está no ambiente digital para explicar a importância do marketing online, isso não quer dizer que ele não esteja mais no ambiente offline. De maneira nenhuma.

O marketing offline continua sendo utilizado pelas empresas simplesmente porque ele dá resultados. Não vai dizer que aquela liquidação total da sua loja preferida não atrai sua atenção? Ou aquele evento esportivo promovido pela empresa X ao qual você participa todos os anos?

Conhecendo bem o perfil dos clientes e seus interesses no ambiente offline, é perfeitamente possível criar estratégias atraentes.

Então, que tal falarmos um pouco mais sobre este assunto?

O que é marketing offline?

Marketing offline é o tipo de marketing feito fora do ambiente virtual. Ou seja, é aquele marketing tradicional – mas que não deixa de ser criativo, dependendo da estratégia escolhida.

De maneira geral, nesse tipo de marketing, a empresa expõe a marca por meio de anúncios em mídias tradicionais e ações promocionais feitas nos estabelecimentos ou fora deles.

O marketing offline é muito utilizado por empresas locais, sejam elas de pequeno, médio ou grande porte. Afinal, propaganda de rua ainda existe e as marcas precisam ser lembradas pelo público. 

Saiba também: Marketing digital para pequenas empresas, é possível fazer?

Quais são as vantagens do marketing offline?

Podemos destacar algumas vantagens de se investir em marketing offline:

  • Reforço da marca na mente do consumidor local: imagine uma loja que não faz propaganda local ou nenhuma ação promocional? Será que ela realmente será  lembrada pelo consumidor?
  • Aumento do marketing boca a boca: quanto mais a empresa se destaca no meio offline na comunidade (de forma positiva, é claro), mais você pode conquistar clientes pelo querido (e importante) marketing boca a boca.
  • Credibilidade de mídias tradicionais: dependendo da região em que seu estabelecimento está, as mídias mais tradicionais (como o jornal do bairro, revista, rádio, TV, carro de som, etc.) têm credibilidade junto à população.
  • Aumento das vendas: existem muitas ações promocionais que podem ser feitas no marketing offline para o aumento das vendas (inclusive de vendas por impulso). Liquidações, degustação de produtos e participação em eventos são alguns exemplos de estratégias. 

Quais são os tipos de estratégias de marketing offline?

A seguir, separamos algumas estratégias de marketing offline que continuam dando bons resultados aos negócios.

Mas lembre-se: todas devem ser realizadas com base em um planejamento que leva em consideração o perfil do seu público. Como o marketing offline é mais difícil de mensurar os resultados (em comparação ao marketing digital), é preciso ter metas que possam ser medidas de alguma forma. 

Vamos aos exemplos de ações offline:

Parcerias

Quando você se une a outra empresa para, juntas, desenvolverem ações promocionais que tragam resultados para ambas.

Eventos

Participar ou promover eventos na região são excelentes maneiras de aumentar a visibilidade da marca. E você pode participar ou promover eventos de segmentos complementares ao seus, cujos públicos sejam iguais.

Anúncios offline

Mais uma vez pensando no comportamento do seu público no ambiente offline (que você pode descobrir por meio de pesquisa), você pode anunciar em diversos locais e de diversas maneiras, tais como:

Saiba mais: As vantagens de utilizar wind flag banner em ações offline.

Embalagens personalizadas

Embalagens com a identidade visual da marca ajudam a reforçá-la na mente do consumidor. Por exemplo: se o seu público é engajado ambientalmente, você pode desenvolver embalagens biodegradáveis ou que possam ser reaproveitadas e/ou recicladas. 

Ações promocionais no PDV

Negócios locais podem fazer diferentes ações para promoverem seus produtos e serviços  – tanto no próprio PDV quanto em outros PDVs parceiros. Alguns exemplos:

  • distribuição de brindes;
  • degustação de produtos;
  • demonstração de serviços;
  • ações de trade marketing;
  • sorteios;
  • programas de fidelização;
  • liquidações e promoções sazonais. 

E então? Gostou de saber que o marketing offline ainda funciona e pode gerar grandes resultados aos seu negócios?
Aproveite e conheça 3 exemplos de segmentos que se beneficiam com o uso de wind flag banners em seus PDVs – ferramentas essas que têm um ótimo custo-benefício para suas ações offline.


Luis Silvestre
Luis Silvestre
Luis Silvestre é proprietário e fundador da RVB Balões e Infláveis empresa com 20 anos e líder de mercado na fabricação de infláveis promocionais. No Balonismo é tetracampeão brasileiro e presidente da Federação Paulista de Balonismo. Em 2017, com sua esposa Livia Silvestre e sócia Amanda Ferreira fundaram a GoBanners Comunicação Visual, empresa focada na produção de Wind Banners e Banners Roll Up.

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