Calendário-promocional-principais-datas
Calendário promocional: antecipe-se para as datas comemorativas
14 de janeiro de 2021
Bandeira-para-frente-de-loja
Bandeira para frente de loja: invista em comunicação visual para atrair clientes
21 de janeiro de 2021

O início do ano é sempre uma nova oportunidade de investir em marketing para academias. É a hora em que as pessoas retornam do recesso e voltam à rotina das atividades.

No entanto, após um ano intenso causado pela pandemia, sabemos que as academias foram muito afetadas, já que precisaram permanecer boa parte do ano fechadas, além de terem o número de alunos reduzido na retomada.

Então, é hora de arregaçar as mangas! Existem estratégias simples e eficazes para você atrair mais alunos e voltar a faturar alto neste ano. Preparado? Vamos lá!

1. Pense em formatos híbridos de planos

Em ano de pandemia, vimos a ascensão de muitos profissionais de educação física na internet, por meio das aulas virtuais. 

Então, como estratégia de marketing para academias, o seu estabelecimento pode adotar diferentes formatos de planos:

  • Planos de aulas presenciais;
  • Planos de aulas virtuais;
  • Planos de aulas presenciais + virtuais.

Dessa maneira, você atinge tanto o público que gosta de frequentar a academia quanto aquele que ainda tem receio de retornar, mas precisa se exercitar em casa. 

Uma dica extra para os alunos das aulas virtuais é a academia vender kits de equipamentos para as aulas, como halteres, caneleiras, tapetes, bolas, elásticos, etc. Isso fará com que aumente o ticket médio de cada venda de plano

2. Invista em um blog para os alunos

O conhecimento continua sendo uma excelente estratégia de marketing para academias. A dica aqui é criar um blog para divulgar aos alunos e demais interessados.

Publique dicas, tire dúvidas, fale mais sobre as características de cada modalidade da academia, além de outros assuntos que os alunos possam se interessar. 

Para que ninguém perca os conteúdos, vale criar uma newsletter semanal com todos os links de tudo o que foi publicado na semana e enviar para o e-mail dos alunos e interessados. 

3. Monte grupos de WhatsApp ou Telegram

Os grupos de WhatsApp e Telegram estão em alta. Afinal, ali é um espaço de grande interação e proximidade entre as pessoas.

Na prática, vale a pena criar diferentes grupos de acordo com a modalidade dos alunos e passar a interagir com:

  • dicas de saúde;
  • tira dúvidas;
  • dicas de treinos;
  • dicas de bem-estar;
  • orientações e avisos em geral. 

Crie regras de participação para evitar que o grupo desvie do tema ou publique conteúdos impróprios.  

cta comprar wind banner

4. Não se esqueça das redes sociais

O marketing para academias também precisa das redes sociais para fortalecer a comunicação e o relacionamento entre os alunos, além de atrair mais interessados.

Publique fotos, vídeos, faça enquetes, stories dos bastidores, dicas de treinos, etc. E ao final de cada postagem, faça uma CTA (Call To Action) para que os seguidores realizem alguma ação, que pode ser, por exemplo:

  • arraste para cima;
  • matricule-se no link da bio;
  • comente o que você acha sobre o assunto;
  • salve essa dica para reler sempre que precisar;
  • marque seus amigos que precisam ler isso.

5. Crie ações promocionais de marketing para academias

As ações promocionais são excelentes estratégias de marketing para academias. Por meio delas, o público-alvo é atraído e estimulado a se matricular. 

Exemplos de ações promocionais para academia são:

  • distribuição de brindes mediante matrícula (bag impermeável, squeeze, toalha, etc.);
  • programa de pontos para fidelização dos alunos (eles podem ganhar brindes sempre que concluírem o cartão fidelidade);
  • desafios com premiação;
  • degustação e demonstração de produtos de parceiros;
  • ações de saúde com orientações (aferição da pressão, glicose, bioimpedância, etc.).

Lembre-se: o objetivo de cada ação é sempre atrair as pessoas e, ao final, fazer com que elas se matriculem nos treinos. 

6. Invista em banners na fachada para atrair mais alunos

Por fim, para atrair mais alunos, é essencial que o marketing para academias gere impacto visual, certo?

Afinal, estamos falando de um estabelecimento físico e que tem vários concorrentes. Por isso, é preciso caprichar na fachada da academia para chamar atenção de quem passa por ela.

Na prática, invista em wind banners para propaganda. Trata-se de uma ferramenta de mídia que apresenta um dos melhores custos-benefícios do mercado. 

Também chamados de fly banners, wind flags e bandeiras promocionais, os wind banners podem ser fixados tanto no solo quanto em outros espaços, como paredes, alambrados, grades ou até plantados em vasos como parte da decoração da fachada.
No próximo post, você vai conhecer em detalhes sobre o que é e quais são as vantagens dos wind banners para atrair mais alunos para sua academia. Até mais!

cta comprar wind banner

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: